Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

5 dicas de como ter uma boa noite de sono

23 junho, 2021

5 dicas de como ter uma boa noite de sono

Você sabia que a insônia e as noites maldormidas interferem diretamente em nossa qualidade de vida? Isso acontece porque essas situações alteram o humor e diminuem a capacidade de concentração. A boa notícia é que existem dicas práticas de como ter uma boa noite de sono.


A dica mais importante para quem quer saber como ter um sono tranquilo é mudar os hábitos. Apesar de ser um processo que exige bastante dedicação, ele traz diversos benefícios para seu bem-estar. Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois separamos as melhores sugestões para você. Acompanhe!

1) Estabeleça um horário para ir para cama

Antes de descobrir o que fazer para ter uma boa noite de sono, é importante saber que o indicado é separar entre oito e nove horas para o descanso. Esse tempo é suficiente para que você relaxe depois de um dia agitado no trabalho, nos cuidados de casa e dos filhos.


Portanto, se você costuma acordar bem cedo, o recomendado é ir para cama cedo também. Para obter melhores resultados na sua disposição e concentração, esses horários precisam ser respeitados nos finais de semana e feriados.


Inclusive, uma boa dica para dormir no horário certo é adicionar um alarme no celular indicando que chegou a hora do descanso. Para evitar que você durma mais do que o recomendado, coloque outro alarme e deixe o celular longe da cama. Assim, ao levantar para desligá-lo, você acabará despertando o sono.

2) Fique off-line e desligue as telas

Entre nossas dicas para dormir bem também está ficar um tempinho de pelo menos 30 minutos longe das telas. Isso inclui o celular, a televisão, o computador e qualquer outro aparelho eletrônico. Esse tempinho de detox das telas também é excelente para preparar nosso corpo e mente para o descanso.


Além disso, aparelhos com relógio também devem ser mantidos longe da cama ou até mesmo do quarto. Uma pessoa que sofre de insônia, por exemplo, pode acabar ficando frustrada ao ver o tempo passar enquanto não consegue dormir, o que pode dificultar o sono. 


Colocar um som calmante ou ritmado é outra dica de como ter um sono de qualidade. Algumas pessoas tendem a ter um sono melhor quando expostas a estímulos como esses. Se você nunca tentou nada parecido, vale a pena tentar. Para isso, deixe o aparelho bem baixinho, como um som ambiente. 

3) Leia antes de dormir

Como fazer a higiene do sono? A leitura é uma excelente alternativa para isso. Como a intenção aqui é pegar no sono, escolha livros mais leves e divertidos, que te ajudem a estimular a criatividade. Títulos mais complexos, sobre política e história, por exemplo, podem acabar promovendo tensão e estresse desnecessários para esse momento. 


como ter uma boa noite de sono

O ideal é que você só se deite na cama quando estiver indo dormir. Para a leitura, você pode sentar na cama e se acomodar com um travesseiro nas costas e na nuca, ou ir para o sofá. Além disso, conte com uma luz um pouco mais fraca, que te ajude a ler, mas não prejudique o sono. 


Ainda não tem o hábito de leitura e está em busca de títulos legais? Confira o conteúdo que fizemos para o Dia do Livro. Por lá, você encontra cinco dicas incríveis para ler durante a pandemia. 

4) Deixe o ambiente aconchegante

Criar um ambiente aconchegante é outra dica de como melhorar o sono. Aqui, é importante apagar todas as luzes e manter apenas a luz do abajur ligada, caso você goste de dormir à meia-luz. Nesses casos, aposte na versão amarela, pois, de acordo com a cromoterapia, ela ajuda no sono.


Como alternativa à luminária ou ao abajur, você pode apostar em uma vela. Para aumentar sua segurança, escolha aquelas versões que vêm dentro de um vidro e contem com uma base grossa. Dessa forma, você ganha mais segurança e confiança em mantê-las no quarto enquanto pratica a aromaterapia.


Outra dica, caso você opte pela vela, é apostar em versões com um cheirinho que te agrade. Invista nas versões produzidas com ingredientes bioativos derivados da soja, pois elas não soltam substâncias tóxicas e aumentam sua sensação de bem-estar. As opções feitas com óleos naturais também são indicadas. 

5) Pratique exercícios físicos regularmente

Praticar alguma atividade física contribui diretamente para a rotina de quem quer ter uma boa noite de sono. Isso porque ela te ajuda a gastar energia, aumentando a necessidade de descanso durante a noite. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia do exercício que você mais gosta.


O melhor de tudo é que você pode adicionar as atividades físicas à sua rotina sem precisar sair de casa. Entre as melhores sugestões para isso estão yoga, dança e pilates. Mas vale lembrar que é muito importante contar com o auxílio de um profissional para evitar qualquer tipo de lesão.

Dê uma olhadinha nos outros conteúdos da Biossance!

Uma outra dica para ter uma boa noite de sono é um momento de autocuidado. Afinal, nada melhor do que relaxar e cuidar da beleza ao mesmo tempo, não é mesmo? Para isso, você pode contar com o nosso sérum noturno com ácido lático e esqualano, que vai deixar a sua pele ainda mais radiante e tratada. 


Se você gostou das nossas dicas sobre como ter uma boa noite de sono, não deixe de acompanhar os demais conteúdos disponíveis, aqui, no blog da Biossance. São artigos completos relacionados a lifestyle, cuidados com a pele, sustentabilidade, empoderamento feminino e muito mais. Aproveite! 




×