×

5 Ingredientes dos Produtos de Beleza que Você Deveria Evitar Completamente (e porque)

por Mollie Jensen 17 Abril, 2018

por Carley Klekas June 13, 2017

Existem alguns ingredientes contidos nos produtos de beleza que provavelmente você já ouviu que seria melhor evitar (como parabenos e ftalatos) mas, provavelmente você não sabe porquê. Alguns ingredientes soam positivos (como fragrâncias,) e alguns provavelmente são novos para você (…como o que é PEG?). Aqui estão os top 5 ingredienets que você deveria evitar e porque:

#1: Parabenos (EWG classificação 4-7)

  • Também conhecido como: metilparabeno, etilparabeno, butiparabeno, isopropilparaben, propylparabeno
  • Função: conservante, ingrediente de fragrância.
  • Preocupação potencial: destrutor hormonal, alergênico e toxicidade ambiental.

#2: Ftalatos (EWG classificação 10)

  • Também conhecido como: DEP (dietilftalato), DBP (dibutil ftalato), DMP (dimetil ftalato), e qualquer outro nome que a palavra tiver “ftalato”
  • Função: ingrediente de fragrância, plastificante (promove flexibilidade), solvente (dissolve outros ingredientes)
  • Preocupação potencial: destrutor hormonal, alergênico, toxicidade, carcinogênico (causa câncer)

#3: Fragrância (EWG classificação 8)

  • Também conhecido como: fragrância sintética ou simplesmente fragrância na lista de ingredientes.
  • Função: dar aroma ou mascarar odores.
  • Preocupação potencial: irritação, toxicidade, toxina ambiental

 

#4: Polietileno glicol (EWG classificação 3)

  • Também conhecido como:  PEG
  • Função: espessante, solvente (dissolves outros ingredientes), amaciante
  • Preocupação potencial: carcinogênico, contaminado com 1,4 Dioxano

#5: Formaldeído (EWG classificação 10)

  • Químicos liberadores de formaldeídeo: Formaldehyde releasing chemicals: DMDM hydantoin, diazolidinyl urea, sodium hydroxymethylglycinate,  imidazolidinyl urea, methenamine, quaternium-15
  • Função: conservante
  • Preocupação potencial: toxicidade, irritante

se perguntando O QUE ESTAS CLASSIFICAÇÕES EWG SIGNIFICAM?

O Environmental Working Group (EWG) é uma organização sem fins lucrativos que defende a saúde ambiental em diversos setores.  Eles estão ajudando a educar consumidores de beleza com seu banco de dados através do Skin Deep Database onde você pode buscar por produtos e ingredientes e avaliar como eles estão classificados em relação a toxicidade.  O ranking vai do seguro ao mais perigoso, sendo que 1 é o mais seguro e 10 o mais perigoso. Veja como os produtos Biossance são classificados. 

Eles tem um novo tipo de verificação chamada EWGVERIFIED(™) que exige que as marcas tenham suas fórmulas rastreadas pela segurança e transparência dos ingredientes. Todos os produtos Biossance são EWG VERIFIED(™).

POR QUE AS EMPRESAS AINDA USAM INGREDIENTES TÓXICOS?

Infelizmente, existem muitas razões pelas quais as empresas usam ingredientes perigosos.

Uma das razões principais é devido aos lucros. Estes ingredientes frequentemente são mais baratos, sendo assim, uma maneira mais econômica para fabricá-lo. Por exemplo, silicones proporcionam deslizamento e suavidade, então sua maquiagem ou hidratante vão espalhar e deslizar mais facilmente. Ou fragrâncias que proporcionam um aroma agradável ou mascaram odores de um produto que poderia ter um cheiro péssimo. Ou conservantes como parabenos que impedem que os produtos estraguem. Algumas vezes as alternativas não têm boa performance, ou não existe uma boa alternativa ainda. A indústria cosmética está em constante inovação, porém algumas alternativas mais saudáveis ainda não foram descobertas ou formuladas.

Outra razão importante, é que os efeitos desses ingredientes sobre a nossa saúde não foram avaliados quando eles apareceram no mercado. Isso é algo que nós simplesmente não fizemos nos anos 60. Naquela época, pessoas fumavam dentro de casa e usavam produtos químicos perigosos na casa toda. As considerações de saúde dos ingredientes não eram um fator a se considerar porque antes não sabíamos o que sabemos hoje.  

Felizmente, a indústria da beleza mudou drasticamente para melhor na última década. Esse jogo de recuperação está sendo impulsionado principalmente por empresas que atualizam seus próprios padrões, em vez de simplesmente seguir regulamentações impostas. Embora o novo Ato de Segurança de Produtos de Cuidados Pessoais possa nos ajudar a fazer algum progresso caso seja aprovado. De qualquer forma, agora é mais fácil encontrar produtos mais “limpos” e os consumidores estão se tornando mais educados em relação a esse assunto.

Quer saber como evitar esses ingredientes? Faça o download da nossa Ficha de Beleza Limpa e salve em seu telefone para ter uma referência na sua próxima compra.

 
Carley Klekas

Autora

Desenvolver diretrizes de ingredientes (como lista negra), integrar a sustentabilidade à marca, trabalhar com nossos incríveis parceiros sem fins lucrativos e liderar as comunicações externas é o que eu faço o dia todo - sou Carley, gerente de sustentabilidade e marketing da Biossance. Louca por Snowbord e viajante do mundo Amante da sustentabilidade. Eu estudei sustentabilidade no meu MBA. Meu trabalho na Biossance está no centro do que eu realmente me preocupo. Cosméticos “limpos” e saúde ambiental é minha paixão e eu sou uma mulher de sorte por trabalhar com isso todos os dias. Anteriormente eu estava na Bare Escentuals.

 

Mollie Jensen


Mollie Jensen
Mollie Jensen

Autor

Minha obsessão pelo mundo da beleza começou quando eu era bem novinha logo que sai da escola e me tornei maquiadora. Meu sonho de me tornar uma grande artista em Hollywood se desviou quando eu descobri a estética e fiquei fascinada pelo funcionamento da pele. Desde então, eu trabalhei com pacientes em pós-operatório na unidade de traumas por queimaduras, ajudando a cuidar da pele e recuperar as cicatrizes. Isto me levou à formulação de produtos e à aromaterapia, onde eu iniciei minha carreira em desenvolvimento de produto. Como consultora por muitos anos, eu trabalhei em várias startups, rapidamente eu me tornei uma pessoa chave para ajudar as marcas a lançarem e reposicionarem seus produtos, minhas especialidades eram em formulação de produtos, redação de direitos autorais e construção de personalidade de marca. Meu amor por beleza natural e sustentável me trouxe até a Biossance, onde felizmente estou como Gerente Senior de Marketing para Desenvolvimento de Produtos.



Ver artigo completo

Nós acreditamos que as árvores foram feitas somente para serem abraçadas!
Nós acreditamos que as árvores foram feitas somente para serem abraçadas!

por Ana Lia Vandoni 29 Novembro, 2018

Um pouco mais sobre o esqualano
Um pouco mais sobre o esqualano

por Ana Lia Vandoni 02 Outubro, 2018

A importância da proteção solar
A importância da proteção solar

por Ana Lia Vandoni 04 Setembro, 2018