Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

7 mulheres históricas que mudaram o mundo para melhor

16 março, 2021

Por muitos anos, muitos mesmo, ser mulher era sinônimo de não ter direitos. Elas não podiam trabalhar, estudar, votar e até mesmo se interessar por qualquer outro assunto que não estivesse relacionado aos cuidados da casa e dos filhos. Felizmente, com a ajuda de mulheres históricas, esse cenário vem mudando.

Ainda temos que percorrer um longo caminho para conquistar uma sociedade justa e igualitária, mas muita coisa já mudou graças ao esforço de mulheres que fizeram história. Quer saber mais sobre elas e as conquistas de cada uma? Separamos abaixo uma listinha inspiradora. Confira!

1) Marie Curie (1867 - 1934)

É quase impossível estudar física e química sem falar da Marie Curie, uma polonesa que ficou famosa por causa de suas pesquisas sobre radioatividade. A cientista foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris, e não é para menos, já que descobriu dois elementos da tabela periódica: polônio e rádio.

Os feitos dessa polonesa não param por aí! Marie também foi a primeira professora admitida pela Universidade de Paris, o que foi uma grande conquista na época, e foi a primeira pessoa a ganhar duas vezes o cobiçado Prêmio Nobel. Agora está explicado por que ela faz parte das mulheres históricas, não é?

2) Malala Yousafzai (1997)

Malala Yousafzai também está na nossa lista de mulheres importantes na história. Se por um lado Marie Curie foi a primeira pessoa a ser contemplada com dois Prêmios Nobel, por outro, a paquistanesa foi a mais jovem a recebê-lo — tendo apenas 17 anos na época.

O ativismo de Malala começou cedo: com apenas 11 anos de idade ela já escrevia relatos sobre a ocupação talibã. Sem contar que, aos 15 anos, levou três tiros na cabeça por causa de suas ações ativistas. A boa notícia é que, além de sobreviver, Malala segue defendendo o direito ao estudo.

3) Amelia Earhart (1897 - 1937)

Amelia Earhart também está entre os nomes de mulheres importantes. Considerada um grande símbolo da aviação, ela também foi a primeira a receber a Cruz do Voo Distinto, uma condecoração militar atribuída a atos heróicos. Ela obteve essa conquista após sobrevoar o Oceano Atlântico sozinha.

Ela também escreveu alguns livros sobre suas experiências na aviação, que posteriormente se tornaram essenciais na formação de mulheres que sonham em pilotar. A piloto desapareceu no Oceano Pacífico enquanto tentava realizar um voo ao redor do mundo.

mulheres que fizeram historia

4) Rosa Parks (1913 - 2005)

Entre as personalidades femininas que marcaram a história, o nome de Rosa Parks é sempre citado, especialmente quando falamos sobre segregação racial. Conhecida por ser pivô do boicote ao ônibus de Montgomery, ela foi presa após se negar a ceder seu assento para um homem branco.


Calma, vamos explicar melhor essa história! Na década de 1950, muitas cidades norte-americanas mantinham uma lei que dividia os assentos entre brancos e afrodescendentes. Cansada dessa situação, Rosa tomou essa atitude que repercutiu em um boicote de 381 dias ao transporte.

5) Leila Diniz (1945 - 1972)

Em plena ditadura militar, Leila Diniz foi uma grande defensora da emancipação feminina e do amor livre. Além disso, foi pioneira ao usar bíquini na praia durante sua gravidez, abrindo um caminho para que esse tabu fosse desmistificado.

O fato de Leila fazer parte das mulheres que marcaram história não é por acaso. Considerada uma das maiores musas da televisão brasileira, ela era a que mais quebrava o tabu na hora de falar sobre sexo. A brasileira morreu com 27 anos em um acidente aéreo, quando voltava de uma viagem à Austrália.

6) Maria da Penha (1945)

A famosa Lei Maria da Penha, que defende mulheres vítimas de violência doméstica existe no Brasil, existe por causa da luta de uma brasileira de mesmo nome. Depois de quase ser assassinada, em duas tentativas de seu ex-marido, Maria da Penha lutou por 20 anos para que o agressor e o estado fossem punidos.

Todo seu esforço não foi em vão, e a lei que leva seu nome entrou em vigor em 2006. Para além dessa conquista, ela passou a coordenar uma ONG que auxilia vítimas de violência doméstica, trabalhando no combate deste problema. Essa brasileira com certeza merece estar entre as mulheres históricas!

7) Valentina Tereshkova (1937)

Para finalizar nossa lista de mulheres de destaque no mundo, temos Valentina Tereshkova, a primeira astronauta que foi ao espaço. A russa se destacou entre as demais profissionais por ser uma excelente paraquedista, que era uma habilidade essencial para o voo com a nave Vostok VI.

Como resultado de seus feitos como astronauta, ela recebeu duas das maiores condecorações nacionais, o Herói da União Soviética e a Ordem de Lenin. Alguns anos após isso, Valentina ingressou na vida política.

Continue acompanhando a Biossance!

Ver quem foram essas mulheres históricas dá até um orgulho de saber que muitos dos direitos que temos hoje surgiram por causa dos esforços delas. Gostou de saber um pouquinho mais sobre esse assunto? Aqui, no blog da Biossance, temos diversos conteúdos feitos especialmente para você. Confira!

Cuidar de si com carinho é uma ótima forma de se empoderar para enfrentar as lutas de cada dia. Para isso, contar com produtos limpos, como os da Biossance, é fundamental. Aproveite nossos kits para manter a saúde e o aspecto da sua pele ainda mais bonito!


×