Quem resiste a uma maquiagem cheia de brilho? Saber como fazer glitter biodegradável é uma ótima opção, seja para trazer um pontinho de luz ao look, seja para criar um delineado diferente ou para arrasar no visual. Melhor ainda é fazer isso de uma maneira sustentável, que não prejudique o meio ambiente.
Para garantir que a sua make com glitter biodegradável fique linda, que tal caprichar no skincare? Afinal, a pele é a base de toda a maquiagem: se ela está saudável, o resultado melhora. Uma dica é sempre ficar de olho nos lançamentos, como os da Biossance, para complementar a sua rotina.
Alguma vez na sua vida, você já deve ter mexido com glitter, talvez não em produtos de beleza, mas em algum projeto escolar ou uma fantasia. Porém, você sabe qual é a diferença entre o glitter comum encontrado em papelarias e a versão biodegradável?
Se você já se perguntou o que é glitter, a resposta é simples: são pequenos pedaços de plástico em diferentes colorações metálicas. Por cima, este composto parece inofensivo, mas ele vem gerando uma grande comoção por conta dos possíveis impactos no meio ambiente.
Para obter o glitter, é necessário cortar o plástico copolímero em pedaços muito finos, geralmente de 1 mm², e cobri-lo com algum material metálico, geralmente alumínio, para obter o resultado brilhoso. Devido ao tamanho, ele não pode ser aplicado na região dos olhos, porque pode facilmente se locomover e entrar em contato com eles ou causar alguma alergia.
Como o plástico é a principal matéria-prima, o glitter é um composto não biodegradável. Dessa forma, o descarte incorreto pode causar diversos problemas ambientais e também requer atenção.
Por exemplo, o glitter é muito utilizado durante épocas de carnaval e festas. Porém, ao chegar em casa, muitas pessoas o retiram do corpo tomando banho. Essa água é descartada e entra em contato com a fauna marinha. Com isso, os peixes pequenos podem confundir as partículas de glitter com comida e se intoxicar.
Já o bioglitter, conhecido também como glitter biodegradável, é uma alternativa ecológica para quem quer brilhar muito em diversas ocasiões. Com ele, além de garantir mais saúde para si, você cuida do meio ambiente.
Esse tipo de glitter ecológico pode ser produzido industrialmente com bases e materiais biodegradáveis. Por outro lado, você pode aprender como fazer glitter biodegradável na sua casa de maneira segura e prática.
Agora que você já sabe a importância de escolher um bioglitter, vamos aprender como fazer glitter biodegradável de uma maneira fácil e totalmente personalizável. Assim, você opta pelas cores que quer e até pelo tamanho das partículas
A primeira etapa de como fazer glitter biodegradável é separar todos os ingredientes necessários. Aqui está a listinha mágica, para garantir aquele brilho no seu look:
Comece misturando a gelatina incolor ou, se você preferir uma opção vegana, a gelatina vegetal com água. Então, acrescente o corante natural e mexa até criar uma textura de pasta.
Se quiser um glitter bem brilhante, você pode adicionar um pouco de pó de mica na mistura. Ele também é biodegradável, por ser um composto mineral encontrado na natureza. Espalhe a sua mistura em uma superfície de silicone ou em uma folha de acetato e espere ela secar, o que pode demorar de 36 a 48 horas.
Por último, quando a mistura estiver totalmente seca, triture-a com a ajuda de um liquidificador ou um processador. O tempo de trituração vai depender da textura desejada para o seu glitter biodegradável. Quanto mais tempo você bater, mais fino ele fica.
Alguns ingredientes do nosso dia a dia são bastante usados como corantes naturais. É possível brincar com as cores que a natureza oferece e garantir uma coloração única. Confira alguns modos de obter cores para o seu glitter:
Você já aprendeu como fazer glitter biodegradável, agora é hora de saber como aproveitá-lo. A primeira dica é fazer um teste de alergia antes de aplicá-lo na pele. Garanta que ela esteja limpa, utilizando um tônico previamente.
Não se preocupe em abusar do glitter biodegradável na hora de fazer aquela make: passe na pele, no colo, nas roupas e, depois, é só tirá-lo no banho. Fique tranquila, porque você vai curtir muito o visual sem prejudicar a sua saúde ou o meio ambiente.