Fazer as unhas, cortar o cabelo e colocar a skincare em dia: estas ações são facilmente classificadas como autocuidado. Porém, se você acredita que cuidar de si mesma se resume a procedimentos estéticos e afins, é preciso dizer que está enganada.
Apesar de ser um assunto muito discutido, poucas pessoas sabem o que é autocuidado. Aliás, você saberia explicar esse conceito? Se a resposta for negativa, não se preocupe, pois, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Vamos lá!
Sabe quando você escuta que deveria se cuidar mais? Calma, não precisa entender esse conselho como uma ofensa, já que ele não é direcionado à sua aparência física, mas a um sentido mais amplo. Vamos explicar melhor.
Autocuidado é tudo aquilo que você faz para si mesma, com o intuito de ter melhor qualidade de vida. Isso pode incluir desde ir à manicure até praticar atividades físicas e tirar um tempo para você. Ou seja, são todas as ações que te causam satisfação e que, ao mesmo tempo, cuidam de você: do corpo à mente.
Com isso, surge outro fato que poucas pessoas conhecem: há diferentes tipos de autocuidado. A seguir, confira alguns dos principais e os benefícios de cada um deles.
O autocuidado físico é um dos tipos mais comuns. Isso porque, quando seguimos o conselho de cuidarmos de nós, a ideia mais comum é reiniciar a academia, mudar a cor do cabelo, fazer procedimentos estéticos para realçar a beleza e mais diversas ações que refletem diretamente na nossa imagem.
Mas, além disso, o autocuidado físico mantém a nossa saúde em dia. Uma alimentação balanceada, o sono regulado e até a prática de algum hobby ajudam a afastar o estresse e possíveis doenças. Sabe o que mais pode ser feito para manter o autocuidado físico e a autoestima lá em cima? Veja:
Tudo aquilo que contribui para a sua saúde física e ajuda a desestressar é válido para manter uma rotina de autocuidado físico!
Uma coisa é certa: alimentar sentimentos ruins faz com que a gente se sinta mal, e isso reflete não apenas no nosso lado sentimental, mas também no físico. Por isso, é importante manter uma rotina de autocuidado emocional.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, o autocuidado emocional não afasta apenas a tristeza, o estresse e demais sentimentos ruins, mas faz com que você se conecte melhor aos seus sentimentos. Assim, você passa a ter mais clareza do que está sentindo em determinadas situações.
Olha só algumas coisas que você pode fazer como autocuidado emocional:
Assim como no autocuidado emocional, neste tipo, você exercita o equilíbrio dos seus sentimentos, mas com o diferencial de que o objetivo é alimentar as melhores emoções e te deixar ainda mais próximo da autoconfiança.
Para quem tem fé, essa também é a oportunidade de fortalecer a crença. Isso não quer dizer que você deva ir, obrigatoriamente, às missas todos os domingos, mas, quem sabe, retomar algumas atividades voltadas para a religiosidade das quais você sinta falta.
Algumas ações que podem fazer parte de sua rotina de autocuidado espiritual são:
Além desses tipos de autocuidado, há inúmeros outros. Para ter uma rotina de cuidados para sua vida, há apenas uma regra: fazer aquilo que te faz bem. Se você tentou meditar e não gostou, por exemplo, busque outra atividade que te proporcione um sentimento mais agradável.
Além de fazer com que você se conheça mais a fundo, o autocuidado tem o objetivo de despertar melhores sentimentos e sensações. Dessa forma, você ficará cada vez mais próxima do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.