A fonte da juventude é talvez um dos mitos mais famosos ― afinal, quem não quer ficar jovem para sempre? Apesar de ela ser apenas uma conspiração, existe um composto que ajuda a sua pele a manter os aspectos jovens. Estamos falando do bakuchiol.
Talvez seja a primeira vez que você está ouvindo sobre esse composto. Extraído de uma planta encontrada na Índia (Psoralea corylifolia), o bakuchiol possui ações antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam na saúde da sua pele. Quer saber mais sobre ele? Continue a leitura!
Então, o que é bakuchiol? Esse composto de origem vegetal estimula a produção do colágeno, o que ajuda a preservar a integridade da pele, reduzindo marcas de expressões e rugas.
Além disso, ele tem se provado como uma alternativa significativa que reduz danos da pele, como a hiperpigmentação, por isso pode ser usado como um medicamento natural. Muito legal, não é?
No rosto, o bakuchiol apresenta as mesmas propriedades do retinol, ou seja, estimula a renovação celular, combate manchas e desenvolve a densidade da pele. Contudo, o retinol pode trazer algumas reações à pele, como a descamação e a sensibilidade.
Também conhecido como vitamina A1, o retinol é um composto encontrado em alimentos e usado como suplemento dietético, porque ajuda a prevenir a deficiência da vitamina A, que pode resultar em xeroftalmia.
Quando aplicado na pele, ele se transforma em ácido retinoico, assumindo a forma de ativo. Assim, ele promove diversos benefícios à pele, por isso é muito utilizado em formulações de cosméticos.
Contudo, um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology apontou que o bakuchiol apresenta os mesmos resultados que o retinol, mas sem descamar, sensibilizar ou causar vermelhidão durante o uso.
Durante doze semanas, os 44 participantes optaram por usar 0,5% de creme de bakuchiol duas vezes ao dia ou 0,5% de retinol todas as noites. Os pesquisadores concluíram que os compostos atuavam de maneira similar, mas o bakuchiol também diminui descamação, sensação de picada, ardor e comichão.
Afinal, para que serve bakuchiol? Após o estudo realizado pelo British Journal of Dermatology e a comprovação da estimulação de colágeno e renovação celular, o uso do composto em cosméticos explodiu.
Assim, algumas marcas, como a Biossance, desenvolveram produtos com bakuchiol na fórmula. Na nossa loja online, você pode encontrar o Sérum Phyto-Retinol com Esqualano que ajuda a tratar e reduzir linhas de expressão e rugas.
Se diversas marcas estão usando o composto, de 2018 para cá, nas composições, quais são os principais benefícios de usar produtos com bakuchiol e como isso impacta a sua pele a longo prazo?
Assim como o retinol, o bakuchiol ajuda a deixar a pele mais firme e reduzir os sinais de envelhecimento que surgem ao longo do tempo. Isso porque ele atua estimulando a produção de colágeno, reduzindo linhas finas, controlando a oleosidade e diminuindo o aparecimento de acne.
Produtos que contém bakuchiol na composição também trazem um ótimo benefício: a renovação celular. Isso ajuda a melhorar o brilho, a textura, a firmeza e, inclusive, pode suavizar o aparecimento de poros dilatados.
Por se tratar de um ativo que tem propriedades antioxidantes, o composto reduz o efeito dos radicais livres, ou seja, das moléculas que oxidam e danificam as células. Dessa maneira, o bakuchiol serve para combater o envelhecimento da pele, funcionando como uma verdadeira fonte da juventude.
Por ser anti-inflamatório, antioxidante e antibacteriano, o bakuchiol está cada vez mais popular em produtos de cuidados com a pele ― afinal, quem não quer ter aparência jovem?
No site da Biossance, você pode encontrar produtos similares ao retinol, porém mais aceito em todos os tipos de pele. Além, é claro, de outros nutrientes que fazem tão bem para a pele!
Infelizmente, alguns compostos utilizados em fórmulas de cosméticos podem trazer consequências negativas para a nossa saúde, mas não é o caso do bakuchiol. O ativo se mostra uma ótima solução para pessoas que querem se livrar de marcas da idade ou acne.
Melhor ainda: os produtos podem ser usados em pessoas com qualquer tipo de pele, seja mista, seja oleosa ou seca. Aqui, trazemos a observação de que pessoas com pele sensível ou grávidas devem consultar um dermatologista antes de usar algum produto com o composto na fórmula.
O bakuchiol pode ser usado junto a vitamina C, ácidos em séruns ou cremes, já que não causa fotossensibilidade à pele. É claro que, se for utilizar pela manhã, não se esqueça de usar também um filtro solar para proteger a sua pele.