Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Banho quente faz mal para pele? Saiba tudo sobre o assunto!

16 dezembro, 2020

Provavelmente, você já ouviu falar que banho quente faz mal para pele. A gente sabe que a água quente é muito relaxante, porém, a temperatura elevada pode ocasionar alguns problemas a longo prazo. Mas o que fazer para que esse momento da sua rotina seja prazeroso e saudável?

Para ajudar você em seus cuidados com a pele, nós, da Biossance, separamos algumas sugestões de hábitos que podem fazer toda a diferença no seu cotidiano. Acompanhe nosso post para não perder nenhuma dica!

Efeitos da água quente na pele

A pele é formada por estruturas que precisam estar em equilíbrio. Quando alguma coisa atrapalha isso, ocorre uma alteração na barreira cutânea — uma espécie de “muro” que protege a derme de infecções, bactérias e desidratação.

Toda vez que tomamos um banho muito quente, acontece uma “quebra” nessa proteção, resultando em uma pele com visual desidratado. Para suprir a perda de hidratação, seu organismo aumenta a produção de óleo, deixando sua derme exposta à dilatação dos poros.

A água quente na pele pode piorar quadros de dermatites, pois as altas temperaturas agravam as alterações na barreira cutânea. Caso você tenha maior tendência à acne, vale ficar de olho nesses abusos, já que a água quente dilata os poros, aumentando, assim, a produção de sebo.

Temperatura ideal para o banho

Já deu para perceber o quanto o banho quente faz mal para a pele, não é? Mas calma, você não precisa mudar radicalmente para o banho frio, a água morna pode ser uma grande aliada no cuidado com a saúde da pele.

Se tomar banho com água quente faz mal, qual é a melhor temperatura? A melhor opção é a água com temperatura entre 29°C e 38°C, pois se assemelha à nossa temperatura corporal. Uma temperatura acima de 38°C já é considerada muito quente.

Vantagens de tomar banho com água fria

Agora, se você está disposta ou disposto a abrir mão da água quente, saiba que essa nova rotina de cuidados traz diversos benefícios. Entre eles está o efeito de vasoconstrição, que ajuda a amenizar as irritações das dermatites, a vermelhidão e outros tipos de sensibilidades.

Além disso, as baixas temperaturas ativam a circulação sanguínea, dando um viço natural à sua pele. Incrível, não é mesmo? O melhor de tudo é que essas não são as únicas vantagens dessa opção. A água gelada ajuda a amenizar o inchaço e gerar brilho à pele. Fora que é uma ótima forma para se refrescar no calor.

Você não precisa ficar na água fria por muito tempo

Você sabe que o banho quente faz mal para pele, mas tem dificuldade em adicionar a água fria na sua rotina? Calma, pois as duchas curtas podem ser ótimas soluções. Basta um jato rápido de, aproximadamente, dez segundos no fim da sua chuveirada que você já consegue notar os efeitos da água fria.

Agora, se você ainda não quer encarar a água fria, mas deseja ter uma pele saudável e brilhante, os banhos de dez minutos com água levemente fria são recomendados. Isso porque eles não obstruem os poros e atuam de forma eficaz no processo de limpeza da pele oleosa, mista e seca.

Para finalizar todo esse processo em grande estilo, com a pele úmida, você pode aplicar o um Óleo 100% Esqualano da Biossance. Deixe ele agir na pele por 10 segundos, enxágue com uma ducha rápida e enrole-se com uma toalha macia.

Os cosméticos com ácido hialurônico em sua composição também são ótimas alternativas para manter a sustentação e a hidratação da pele. Além do mais, o ativo preenche os espaços entre as células, minimizando o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Vale lembrar que a aplicação do protetor solar é super importante para proteger sua derme contra as ações do sol, do clima e dos agentes poluentes. Como o recomendado é que ele seja reaplicado ao longo do dia, deixar uma opção na bolsa do trabalho é uma ótima ideia.

Acompanhe o blog da Biossance!

Curtiu nosso conteúdo? Aqui, na Biossance, além de entender melhor por que o banho quente faz mal para pele, você encontra diversas dicas sobre autocuidado, meditação, skincare, entre outros assuntos. Continue navegando pelo nosso blog e mantenha sua pele cada dia mais bonita!

Mas não para por aí! Em nosso site, você encontra diversos produtos com fórmulas pensadas para atender às necessidades da sua pele. Livres de mais de 2 mil ingredientes tóxicos, eles ajudam a cuidar de você de forma segura e eficaz, sem prejudicar o meio ambiente. Confira nossas linhas!


×