Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Caspa na sobrancelha: causas e tratamento

09 dezembro, 2021

Caspa na sobrancelha: causas e tratamento

Se você tem ou já teve caspa no couro cabeludo, sabe como essa situação pode ser incômoda. A caspa na sobrancelha também é bem comum e causa muito constrangimento, mas a boa notícia é que com alguns truques você consegue se livrar dela em poucos dias.

A dermatite seborreica (nome clínico dado à condição) pode aparecer em qualquer região do corpo que tenha pelos, logo é normal ter caspa na sobrancelha. Para ajudar você a se livrar dessa situação que abala muitas vezes a autoestima, separamos informações preciosas sobre o assunto. Vamos lá?

Quais são as causas da caspa na sobrancelha?

A dermatite seborreica é uma condição crônica que ocorre nas áreas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas, como é o caso do rosto, das sobrancelhas e do couro cabeludo. Por ser uma área pilosa, é normal que vez ou outra a caspa na sobrancelha apareça, embora a sua causa ainda não seja totalmente conhecida. 

Contudo, existem algumas possíveis causas da caspa na sobrancelha, como genética, baixa temperatura, álcool, estresse emocional, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo pityrosporum na pele também está entre os principais fatores que levam a esse quadro. 

Sintomas comuns em quem tem caspa na sobrancelha

Esses tipos de caspa são bem semelhantes aos que costumam aparecer no couro cabeludo. Sendo assim, você pode esperar que os principais sintomas sejam:

  • coceira;
  • manchas vermelhas na pele;
  • pedaços de pele amarelos ou brancos;
  • aparência escamosa ao redor das sobrancelhas;
  • pele com aspecto oleoso.

Dependendo da causa e da gravidade, pode haver uma erupção cutânea na área atingida, então é muito importante consultar um dermatologista assim que os sintomas começarem a aparecer. Com a ajuda desse profissional, os cuidados ficam bem mais seguros e eficientes.


Caspa na sobrancelha pode afetar a saúde dos olhos?

A resposta é: sim! A caspa no couro cabeludo e na sobrancelha pode afetar os olhos, desencadeando a blefarite, condição que se caracteriza pela inflamação das pálpebras e resulta em irritação, vermelhidão e coceira. 

Assim como acontece na caspa nas sobrancelhas, podem surgir cascas nos cílios. Isso normalmente acontece quando as glândulas sebáceas, localizadas próximas à base dos cílios, ficam obstruídas.

caspa na sobrancelha

Além da caspa na sobrancelha, reações alérgicas podem contribuir para o surgimento dessa condição. Vale ter atenção aos sinais que a sua pele dá; assim é possível controlar essa situação logo no início.

Como evitar a caspa na sobrancelha?

A melhor forma de evitar caspa na sobrancelha é adotando uma rotina de vida saudável, no que se refere tanto à alimentação quanto aos cuidados da pele. Além disso, manter uma dieta saudável com alimentos ricos em vitaminas e proteínas traz outros benefícios, como firmeza, elasticidade e prevenção do envelhecimento.

No skincare, invista em produtos adequados para o seu tipo de pele. Para isso, saber quais são as características dela é essencial. Usar opções que atuem no controle da oleosidade é uma grande ajuda para quem tem sobrancelha com caspa, visto que essa condição pode ocorrer justamente pelo excesso de óleo na pele. 

Caspa na sobrancelha e estresse andam lado a lado, por isso é importante tirar alguns minutinhos do seu dia para praticar algum hobby que auxilie você a se desligar das preocupações diárias. Um ótimo exemplo disso é o ioga, já que, além de definir o corpo, aumenta a consciência corporal e ajuda a focar no presente. 

Como tratar caspa na sobrancelha?

Depois de descobrir o que é e como evitar, a dúvida que fica é: como tratar caspa na sobrancelha caso esteja com a condição? Lavar a pele duas vezes ao dia com um sabonete apropriado é o primeiro passo. Com ele, você controla a oleosidade e remove sujeiras que se acomodam no rosto durante o dia.

Usa maquiagem diariamente? É muito importante que, antes de dormir, você separe uns cinco minutos para retirar a make. Esse cuidado, que muitas vezes ficamos tentados a negligenciar, é fundamental para evitar o acúmulo de oleosidade no rosto e o entupimento dos nossos poros

Ainda sobre isso, durante a produção sempre há quem goste de usar lápis ou sombras nas sobrancelhas. Se você não sai de casa sem dar aquela ajeitadinha, é muito importante que, ao limpar o rosto, elas não sejam esquecidas. 

Cuide da sua pele com a ajuda da Biossance!

Gostou do conteúdo? Aqui, no blog da Biossance, sempre trazemos informações sobre as diversas condições da pele. São textos informativos e de rápida leitura que ajudam você a identificar, tratar e evitar adversidades que podem surgir no dia a dia. Bateu aquela curiosidade para saber mais? Continue nos acompanhando!

No nosso site, você também encontra ótimos produtos para incrementar o seu skincare no combate à caspa na sobrancelha e outras demais questões. Todas as nossas fórmulas são cruelty-free, livres de ingredientes tóxicos e veganas. Aproveite!



×