Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Chocolate dá espinha? Saiba tudo sobre esse assunto

04 fevereiro, 2021

Chocolate dá espinha? Saiba tudo sobre esse assunto

Em períodos de estresse e ansiedade, é normal que a gente busque refúgio nos doces. Isso acontece porque eles nos dão uma sensação de acolhimento devido à liberação de serotonina. Apesar desse benefício, é muito comum ouvirmos que chocolate dá espinha, mas será que isso é verdade?

Chega a dar um friozinho no coração só de pensar em ficar sem aquele tablete de chocolate após o almoço, não é? A boa notícia é que talvez você não precise removê-lo de vez da sua alimentação. Para entender melhor se o chocolate dá espinhas (mitos e verdades), continue a leitura!

Chocolate prejudica o visual da nossa pele?

Uma dúvida que aflige muitas pessoas é se comer chocolate dá espinhas. Embora não tenha nenhum estudo que comprove isso, é muito comum ouvirmos de nossas mães e avós que o consumo desse doce pode prejudicar a pele. Mas de onde vem essa teoria?

Se, por um lado, é um mito que acne e chocolate tenham ligação direta, por outro, pesquisas comprovam que alguns ingredientes causam cravos e espinhas. Um exemplo disso é o alto índice glicêmico e alguns componentes como leite, aditivos, açúcares e gordura hidrogenada contida em alguns tipos de chocolates.

Contudo, o cacau, principal ingrediente do chocolate, é uma excelente fonte de triptofano e magnésio, nutrientes que estimulam a produção de endorfinas e serotoninas. Além disso, o chocolate escuro (rico em cacau) é considerado um ótimo antioxidante, melhorando o visual da sua pele.

Se não o chocolate, o que pode causar acne?

Como falamos anteriormente, a história de que chocolate causa espinhas não é totalmente verídica, uma vez que são os demais ingredientes que acabam trazendo problemas de pele. Vale lembrar que alimentos gordurosos são ainda mais prejudiciais para quem já tem acne.

Alimentos que contêm farinha branca (carboidrato simples) e açúcares provocam aumento da insulina no sangue, estimulando a produção de hormônios andrógenos. O resultado disso é o aumento da formação de sebo pelas glândulas sebáceas, que por sua vez, aumentam as chances do surgimento de cravos e espinhas.

Assim como o leite e seus derivados, as frituras e os alimentos gordurosos também estimulam aumento na produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Tendo tudo isso em mente, sim, o chocolate dá espinha, não pelo cacau — seu principal ingrediente —, mas pelos outros elementos de sua composição.

Posso incluir o chocolate na minha alimentação?

Agora que já entendemos o que causa acne e os benefícios que o cacau proporciona, podemos incluir o chocolate na nossa rotina? Sim, desde que isso seja feito com moderação. É importante ressaltar que o ideal é trocar os chocolates ricos em gordura pela versão mais saudável, a amarga, com alta concentração de cacau.

Os melhores chocolates são os com porcentagem entre 40% e 70% de cacau e os amargos (acima de 70%). Feitos por meio das sementes desse ingrediente e sem adição de leite, esses chocolates ajudam a cuidar da sua pele e do seu corpo. Assim, quanto mais amargo for o chocolate, melhor!

E o chocolate branco? Dá espinha? Como essa opção é composta de gordura e açúcar, e não possui cacau, ela é considerada bem mais prejudicial que os demais chocolates. Isso faz com que esse doce seja um forte aliado no aumento de cravos e espinhas. Por isso, é melhor evitá-lo.

Se as espinhas aparecem pelo excesso de açúcar, eu posso comer chocolate diet que isso não vai acontecer? Não necessariamente. Isso porque, apesar da alternativa diet não ter adição de açúcar, ela contém adoçantes e uma maior quantidade de gordura. Não à toa, o consumo equilibrado é essencial.

Cuide da sua pele com os produtos Biossance!

Depois de entender que o chocolate dá espinha, quando conta com ingredientes gordurosos, é importante entender que, para ter uma pele bonita, é preciso de outros cuidados. Como nossa pele está exposta a agentes externos, como a poluição, é muito importante contar com bons produtos na sua rotina de skincare.

Pensando nisso, que tal apostar nos cosméticos disponíveis, aqui, no catálogo da Biossance? Com nossos produtos, além de melhorar a aparência da sua pele, deixando-a muito mais saudável, você ainda contribui positivamente para a preservação do meio ambiente. Agende uma consultoria grátis para saber mais!




×