Como Ler um Rótulo de Ingredientes de Produtos de Beleza

por Adriana Pugliese 17 Abril, 2018

Como Ler um Rótulo de Ingredientes de Produtos de Beleza

por Carley Klekas June 20, 2017

Antigamente era muito raro as pessoas observavam os ingredientes que continham nos rótulos dos alimentos industrializados. Hoje em dia, é quase que automático (espere, quanto de açúcar tem nisso?!?) Mas, e sobre o rótulo de ingredientes nos seus produtos de beleza?? Se você já virou uma caixa, e dificilmente entendeu o que aqueles ingredientes realmente significam, você não está sozinha. Estamos aqui para facilitar as coisas – aqui estão algumas dicas para que você entenda melhor os rótulos dos produtos de beleza.

Dica #1: Evite Ingredientes da nossa Lista Top 10:

Se você encontrar algum destes ingredientes listados, devolve a caixa e vá embora.

  1. Ftalatos
    2. Quaternium - 15
    3. Palmitato de Retinila
    4. Oxibenzona
    5. Sabor ou fragrância (ou perfume)
    6. Formaldeído (e liberadores de formaldeído)
    7. Polietilenoglicol (compostos de PEG)
    8. Lauril Sulfato de Sódio e Laureth Sulfato de Sódio (SLS e SLES)
    9. Parabenos
    10. Óleo Mineral

Dica #2: Confie nos Especialistas em “Beleza Limpa”:

Procure por certificações de instituições e órgãos regulamentadores. Eles dão a garantia externa de que os ingredientes seguem protocolos respeitados. Certificações como EWG VERIFIED(™), Ecocert-approved, NPA, The Natural Product Seal, e a USDA Organic ajudam na verificação dos ingredientes dos produtos e a leva rem consideração os critérios que mais interessam.

Dica #3: A Ordem Importa:

Ao olhar a lista de ingredientes na parte de trás ou ao lado da caixa, os ingredientes de beleza estão listados em ordem decrescente, sendo os primeiros as maiores concentrações. Exatamente como nos rótulos dos alimentos! A exceção é que qualquer ingrediente com concentração menor que 1% na fórmula, pode ser listado ao final em qualquer ordem. Preste muita atenção aos ingredientes que estão no topo da lista para ter certeza que o produto que você está comprando seja feito primariamente ou completamente de ingredientes não tóxicos (isso é o ideal).

Dica #4: “Fragrância” não é tão legal assim:

“Fragrância” ou “sabor” listado no rótulo pode conter centenas de ingredientes que não estão listados e que são potencialmente prejudiciais. Confuso, né? Por isso, é melhor evitar esses ingredientes. As empresas não precisam abrir o que compõem suas fragrâncias ou sabores pois são protegidas por leis de sigilo, então você não pode assegurar que os ingredientes são seguros. Talvez seja por isso que ficar muito tempo exposto a vários perfumes pode dar dor de cabeça...

Por outro lado, só porque algo cheira bem, não significa que tenha “fragrância” listado como ingrediente. Por exemplo, óleos essenciais, aromatizam suavemente sem ter nenhum ingrediente misterioso (como o óleo de rosasl ou o nosso Esqualano + Vitamina C e Extrato de Rosas.)

Dica #5: Já viu isso? É o PAO (Period After Opening- Período após a abertura), diz por quanto tempo você deve usar o produto depois de aberto.

 

Se você olhar no fundo da caixa, frequentemente você vai encontra informações adicionais e instruções como o símbolo de reciclagem, outras certificações e as informações do endereço da empresa.  Tem também o PAO (Period After Opening/Período após a abertura) símbolo existente em todos os produtos que diz por quanto tempo você pode manter o produto em uso após a abertura. Por exemplo, o PAO no nosso 100% Squalane Oil diz “12M,” o que significa 12 meses. A maioria dos produtos de beleza tem validade, então siga a sugestão do PAO.

Dica #6: Existe um Método para esta Loucura de Nomeação:

A lista de ingredientes, é também conhecida como lista INCI, usa um sistema de nomenclatura obrigatória para a listagem dos ingredientes. Isso significa que as palavras associadas a cada ingrediente e a forma que eles são listados devem seguir um protocolo. Para conseguir um novo ingrediente no mercado, você precisa submeter uma inscrição para INCI dar uma nomeação e não há muito a fazer com o nome que eles dão.

Dica #7: Não é porque um o nome de um ingrediente é assustador, que de fato ele é.

Um dos maiores equívocos para entender os ingredientes dos produtos de beleza é a percepção de que se ele parece assustador ou é difícil de pronunciar, quer dizer então que ele não é seguro. Isto simplesmente não é verdade. Como não é a marca que nomeia os ingredientes e a formulação é pura química, algumas palavras podem parecer estranhas e assustadoras quando na verdade não são e vice-versa.

Dica #8: Ingredientes Naturais não são necessariamente sempre bons (um exemplo: óleos minerais e ingredientes sintéticos são sempre bons para sua pele).

Outro grande equívoco é que se o ingrediente é natural, significa que ele é seguro, e inversamente se ele é sintético ele é perigoso. Isto não é verdade. Existem alguns ingredientes naturais que são super irritantes, podem causar acne e podem ser instáveis para a pele. Por exemplo o “óleo mineral” pode parecer bom e natural, mas não é um bom ingrediente para se usar, pois é derivado de petróleo. Por outro lado, alguns ingredientes sintéticos são seguros e são também opções mais sustentáveis.

É melhor ler os rótulos, saber que existe uma combinação e uma razão de como os ingredientes estão listados e usar as fontes de terceiros para verificar segurança dos ingredientes como as certificações ou dados do  EWG Skin Deep database ou Think Dirty para ajudar as pessoas a comprarem de forma mais inteligente. Pois uma “beleza limpa” inclui agora produtos efetivos e realmente bons.  E você é importante para nós.

 

Carley Klekas

Autora

Desenvolver diretrizes de ingredientes (como lista negra), integrar a sustentabilidade à marca, trabalhar com nossos incríveis parceiros sem fins lucrativos e liderar as comunicações externas é o que eu faço o dia todo - sou Carley, gerente de sustentabilidade e marketing da Biossance. Louca por Snowbord e viajante do mundo Amante da sustentabilidade. Eu estudei sustentabilidade no meu MBA. Meu trabalho na Biossance está no centro do que eu realmente me preocupo. Cosméticos “limpos” e saúde ambiental é minha paixão e eu sou uma mulher de sorte por trabalhar com isso todos os dias. Anteriormente eu estava na Bare Escentuals.

 

 

Adriana Pugliese


Adriana Pugliese
Adriana Pugliese

Autor



Ver artigo completo

Você Sabe o que Tem nos seus Produtos de Cuidados com a Pele? Você deveria saber.
Você Sabe o que Tem nos seus Produtos de Cuidados com a Pele? Você deveria saber.

por Mollie Jensen 18 Abril, 2018

Você provavelmente pensa muito sobre o que você coloca dentro do seu corpo (couve ou cupcakes...?) Mas, e sobre o que você coloca por cima da sua pele? Aqui estão 5 razões importantes para você pensar sobre os ingredientes que vão nos seus produtos de beleza.
5 Ingredientes dos Produtos de Beleza que Você Deveria Evitar Completamente (e porque)
5 Ingredientes dos Produtos de Beleza que Você Deveria Evitar Completamente (e porque)

por Adriana Pugliese 17 Abril, 2018

Existem alguns ingredientes contidos nos produtos de beleza que provavelmente você já ouviu que seria melhor evitar (como parabenos e ftalatos) mas, provavelmente você não sabe porquê. Alguns ingredientes soam positivos (como fragrâncias,) e alguns provavelmente são novos para você (…como o que é PEG?). Aqui estão os top 5 ingredienets que você deveria evitar e porque.
Algumas das Nossas Coisas Favoritas
Algumas das Nossas Coisas Favoritas

por Mollie Jensen 11 Abril, 2018

Na Biossance nós somos muito sérios em relação aos ingredientes que usamos. Desde o nosso esqualano sustentável que deu início a tudo, até o nosso mais recente e inovador bakuchiol, nós nos dedicamos a formular produtos com ingredientes que proporcionam resultados sem causar nenhuma agressão às pessoas e ao planeta.

E como sempre nos perguntam sobre as coisas que colocamos nos nossos produtos, vamos dar um resumo sobre os quarto ingredientes mais populares.