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Conheça 3 benefícios da ioga para uma vida mais saudável

13 dezembro, 2021

Conheça 3 benefícios da ioga para uma vida mais saudável

Com o isolamento social necessário por conta da covid-19, praticar ioga em casa se tornou um dos principais métodos para aliviar a ansiedade e o estresse causados pela pandemia. Mas você conhece os benefícios da ioga?

A ioga é uma prática milenar que combina flexibilidade, respiração, meditação e posições corporais. A prática surgiu na Índia e tem como propósito reforçar a reconexão entre corpo e mente como um só.

Se você tem interesse em começar essa prática, mas ainda tem receio, nós preparamos um conteúdo incrível! Elaboramos uma lista descrevendo os três principais benefícios da ioga, os estilos mais difundidos e o que você precisa saber antes de se tornar um praticanete.

Quais são os estilos de ioga? 

A ioga pode ser praticada de diversas maneiras. Alguns dos principais métodos presentes no Brasil são Hatha, Ashtanga, Kundalini e Bhakti. Há também variações como Ashtanga Vinyasa Flow,  Iyengar, entre outros.

O Hatha é a ioga clássica, que combina exercícios de respiração, posturas e relaxamento; é o mais conhecido no Brasil e o mais indicado para iniciantes. Chamado de ioga devocional, o Bhakti prega a comunhão divina, levando o praticante a um estado de entrega a um deus em que ele acredita. 

O Ashtanga combina seis séries fixas de posturas e deve ser praticado todos os dias, sendo mais indicado para quem tem certa experiência. Já o Ashtanga Vinyasa Flow é uma variação com mais liberdade na sequência de movimentos e também permite aulas temáticas, a depender do professor. 

O estilo Iyengar preza pelo alinhamento da coluna e utiliza equipamentos durante a aula. São usados recursos como cadeiras, almofadas, blocos de EVA, entre outros, para facilitar a prática de ioga, por isso é o mais recomendado para quem tem algum tipo de restrição corporal. 

Enquanto isso, o Kundalini mescla a energia cósmica com a energia de eliminação. Para tanto, trabalha os chakras e combina exercícios de respiração, contrações corporais, mantras e posturas. 

O que preciso saber antes de começar a praticar? 

Todas as posturas de ioga podem ser adaptadas, por isso é uma excelente opção de exercícios para pessoas com limitações no corpo. O exercício também não tem limitação de idade, podendo ser praticado por crianças pequenas e idosos. 

Existem muitos aplicativos com posturas de ioga, mas é recomendado que a ioga para iniciantes seja orientada por um professor habilitado, a fim de evitar lesões. Especialmente a partir da pandemia, muitos professores passaram a oferecer aulas online, facilitando o acesso mesmo para quem tem um dia a dia corrido. 

Mas lembre-se: é muito importante praticar ioga em um ambiente onde você se sinta à vontade, portanto converse com o seu professor antes do início da prática. Caso opte por fazer em academia ou estúdio, visite o lugar para ver se combina com as suas necessidades. 

beneficios da ioga

Outra dica é investir em um tapete para aliviar o impacto e facilitar algumas posturas. Uma toalha ou elásticos podem ajudar a ampliar o alongamento em determinadas séries. 

Pronto! Agora que você já sabe o que fazer antes de começar essa prática milenar, a seguir encontra a lista dos incríveis benefícios da ioga para o nosso corpo e a nossa mente. Vamos lá? 

O que a ioga proporciona ao corpo? 

Você com certeza já ouviu que a ioga acalma a mente e ajuda na ansiedade, mas sabe por quê? Por integrar exercícios de respiração e físicos buscando a reconexão entre corpo e mente, os benefícios da ioga são quase infinitos! 

1. Combate estresse e ansiedade 

Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jefferson, nos Estados Unidos, o nível de cortisol, o hormônio do estresse, já diminui após a primeira aula de ioga. Com o tempo há melhora no sono e diminuição da ansiedade.

Outro benefício da ioga vem da prática da permanência das posturas. Ao manter uma postura por alguns segundos, o cérebro fica programado para focar no agora, diminuindo a ansiedade e melhorando a concentração e a memória. 

Além disso, a meditação ajuda a tranquilizar a mente, aumentando a sensação de relaxamento e felicidade. Com a prática constante, a meditação passa a extrapolar o momento da aula, sendo usada em outros momentos da sua rotina. 

2. Melhora o tônus muscular e a flexibilidade 

A elasticidade é a principal capacidade física trabalhada durante uma aula de ioga. É possível perceber o aumento da flexibilidade a partir da primeira aula, o que torna a ioga excelente para quem tem dores na coluna e nas articulações. Além disso, ela melhora nossa postura e abre novos espaços em nosso corpo

Outro benefício é a prevenção da osteoporose e a degeneração de músculos. Por exigir que o corpo sustente o próprio peso, a ioga fortalece os nossos ossos de forma gentil, melhorando o tônus muscular. 

3. Ajuda no controle do peso

Como a ioga clássica se caracteriza principalmente pela manutenção de posições corporais, muita gente duvida se ioga emagrece, mas a resposta é: sim! Mesmo em ritmo menos acelerado, as posturas exigem que o nosso corpo gaste calorias, ajudando no controle do peso. 

Além disso, um dos benefícios de fazer ioga está nos exercícios que aumentam a temperatura corporal, estimulando a produção de sudorese intensa para que o corpo elimine toxinas, o que ajuda na manutenção da saúde da pele.

A Biossance traz dicas de saúde, como os benefícios da ioga e outras atividades físicas

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