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Conheça 5 alimentos veganos para incluir na dieta

07 abril, 2022

Conheça 5 alimentos veganos para incluir na dieta

Quem adota uma dieta vegana sabe como é essencial selecionar bem os alimentos do cardápio para substituir os nutrientes que só são encontrados nos itens de origem animal. Assim, não faltam opções de alimentos veganos para montar uma dieta saudável e equilibrada.

Para ajudar com esse cardápio, a Biossance elaborou uma lista com ingredientes nutritivos, saborosos e econômicos, de origem vegetal, que não podem ficar de fora da alimentação vegana. Continue a leitura e descubra quais são!           

O que são alimentos veganos? 

O veganismo é um estilo de vida em que os adeptos, por princípios, optam por não consumir nenhum produto de origem animal, sejam alimentos, sejam peças de vestuário, cosméticos ou medicamentos. 

Essa escolha tem como objetivo eliminar a exploração e a crueldade que o meio ambiente e os animais costumam sofrer durante toda a cadeia de produção dessas mercadorias.  

Então, quem segue um cardápio vegano não consome nenhum tipo de carne nem ingere alimentos derivados de origem animal, como ovos, leite e mel. Por causa dessa decisão, é preciso encontrar produtos que forneçam as mesmas proteínas desses itens.

Essa alimentação será formada apenas por produtos de origem vegetal, como grãos, leguminosas, verduras e frutas. Porém, para montar uma dieta correta com os alimentos veganos certos, é importante que os adeptos conversem com um nutricionista, para orientar essa substituição sem afetar a qualidade de vida.     

Vegano x vegetariano: qual é a diferença? 

Cada vez mais, os termos vegano e vegetariano fazem parte do dia a dia da sociedade, mas ainda há muitas pessoas que ficam confusas em relação ao significado de cada uma delas. Apesar de parecerem sinônimos, existem diferenças entre vegano e vegetariano.

Na prática, os vegetarianos são aqueles que excluem qualquer tipo de carne da própria alimentação, mas ainda consomem outros itens derivados de origem animal, como ovos e laticínios. Já os veganos eliminam da rotina qualquer contato com produtos com matéria-prima animal na fabricação, mesmo que indiretamente.  

Então, pode-se dizer que a diferença entre vegano e vegetariano é que o primeiro estilo de vida não consome nenhum produto fabricado a partir da origem animal, independentemente do gênero, enquanto o vegetarianismo se concentra mais na alimentação.        

Os melhores alimentos veganos para uma dieta saudável

A adoção de uma dieta vegana é um processo gradual, inserido de forma progressiva nos hábitos alimentares, para o metabolismo se adequar a essa mudança. 

Nessa fase, também é importante aprender a distinguir os alimentos que não são veganos, evitando equívocos ao montar sua dieta. Para ajudar com isso, trouxemos exemplos dos principais ingredientes que sempre são encontrados nas receitas veganas, assim você não tem mais dúvidas. Veja!     

1. Soja e derivados

A princípio, para iniciar essa lista, vamos trazer um dos alimentos veganos mais consumidos pelos adeptos desse estilo de vida: a soja. Ricos em proteínas vegetais, os itens fabricados a partir dos grãos de soja são muito comuns e usados na alimentação vegana. 

Inclusive, eles são os substitutos perfeitos para os laticínios, já que possuem alto valor proteico, além de serem uma grande fonte de gorduras poli-insaturadas e micronutrientes, como cálcio, magnésio e potássio.       

2. Amendoim

O amendoim também é muito recomendado para as dietas veganas por conter tanto proteínas quanto carboidratos e gorduras na composição. No mercado, existem derivados desse alimento que são muito versáteis e nutritivos, podendo ser acrescentados no cardápio para complementar a alimentação. 

pessoa segurando um punhado de amendoim.

Por exemplo, a pasta de amendoim se tornou um dos produtos favoritos dos veganos e é encontrada com facilidade em qualquer mercado por um preço econômico.   

3. Vegetais com folhagem verde-escura

O grupo dos vegetais de folhas verdes-escuras, como a couve, o brócolis e o espinafre, também é uma excelente alternativa para a alimentação vegana. Com eles, os adeptos ao veganismo podem obter as proteínas suficientes para manter uma dieta equilibrada e saudável. 

Vale destacar que as folhas escuras ainda são uma fonte rica em cálcio. Por isso, elas são fundamentais para ajudar na manutenção das células do corpo, na força e na resistência da estrutura óssea.    

4. Banana 

Na hora de incluir os alimentos veganos na dieta, não se esqueça de acrescentar também as frutas. Nesse caso, uma das melhores opções para o cardápio são as bananas, que podem fornecer muitas fibras, vitaminas B6 e C ao organismo. 

Além de saborosas, as bananas são ingredientes muito versáteis, que permitem a fabricação de diferentes pratos, indo de bebidas até bolos e bolachas. Sem contar que elas contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e da pressão sanguínea.   

5. Feijão 

Nessa lista sobre quais são os alimentos veganos, não poderíamos deixar de mencionar o feijão. Esse ingrediente, que é tradicional da culinária brasileira, também pode deixar a dieta vegana ainda mais completa. 

Entre os benefícios dele, pode-se destacar a composição formada de muitas proteínas, fibras e ferro, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda no controle da anemia. 

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