Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Cravos no rosto: saiba tudo sobre essa condição

25 março, 2021

Olhar-se no espelho e encontrar pontinhos pretos e brancos no rosto é muito comum. Isso porque os cravos no rosto podem aparecer em diferentes idades e tipos de pele. Considerados um dos problemas dermatológicos mais recorrentes, eles podem ser tratados de diversas formas.

Embora sejam assintomáticos, esses pontinhos pretos ou brancos precisam de um cuidado a mais, já que podem se tornar lesões inflamatórias (espinhas). Quer saber como acabar com cravos no rosto? Acompanhe as dicas que nós preparamos para você e deixe sua pele ainda mais bonita e saudável.

Formação do cravo

O que causa cravos no rosto? O processo de formação começa dentro do folículo piloso. Essa estrutura da pele acomoda as glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade natural da pele e pela raiz dos pelos.

Provavelmente você já ouviu falar sobre os poros da pele, não é? Eles nada mais são do que a abertura do folículo. Quando essa estrutura entope com o sebo liberado pelas glândulas sebáceas, forma-se o cravo.

Isso significa que os cravos só aparecem em rostos com bastante oleosidade? Não necessariamente. Embora sejam muito mais recorrentes em cútis oleosas, eles podem aparecer em todos os tipos de pele.

Cravos pretos e brancos

Depois de entender o que são cravos no rosto, a dúvida que fica é: eles são só aqueles pontinhos pretos? Também, mas não só isso. Os cravos pretos surgem quando o poro entupido é mais largo, aumentando o contato do sebo com o ar. Isso gera a oxidação da parte externa, que acaba ganhando uma “tampinha” preta.

Nos poros estreitos, a secreção da glândula sebácea não tem contato direto com o ar do ambiente, por isso, mantém sua coloração branca. Entendida essa diferença, sabe aquela história de que os cravos pretos são sujeira? É um mito!

Hábitos devem ser evitados

Quando o assunto é rosto com cravos, o que não faltam são dicas populares de tratamentos caseiros para quem quer se livrar deles. Um exemplo disso é a famosa aplicação de pasta de dente sobre a inflamação. A questão aqui é que, como a pasta não tem essa função, ela pode acabar prejudicando o bem-estar da sua pele.

Isso acontece porque o creme dental possui substâncias que podem causar dermatites de contato. Sendo assim, além de não funcionar, ele ainda pode causar lesões na área em que foi aplicado. A melhor forma de cuidar dos cravos no rosto é contando com cosméticos que sejam indicados para seu tipo de pele.

rosto com cravos
A gente sabe que, às vezes, dá aquela vontade de espremer os cravos, mas essa também não é a melhor opção para se livrar deles. Por mais que essa atitude pareça “certa”, ao espremer um cravo você pode empurrar sebo e bactérias para o fundo do poro. O resultado disso é uma inflamação que evolui para lesões avermelhadas de acne, como pápulas e pústulas.

Lavar o rosto várias vezes na tentativa de diminuir a oleosidade é outra crença popular. Ao contrário do que muita gente pensa, em vez de deixar a pele limpinha, essa atitude aumenta o ressecamento e a irritação, além da pele aumentar a produção de sebo para repor a oleosidade perdida.

O recomendado é que você passe no dermatologista para saber o que passar no rosto para tirar cravos e, também, as melhores formas de evitar o seu surgimento de acordo com o seu tipo de pele.

Cravos e a alimentação

Será que controlar a alimentação ajuda na prevenção dos cravos no rosto? De acordo com a nossa dermatologista, Ísis Fiorello, ter bons hábitos alimentares e evitar alimentos com alto índice glicêmico pode fazer toda a diferença no seu visual.

Mas, antes de começar qualquer dieta, é muito importante consultar um nutricionista e um dermatologista para entender as necessidades do seu corpo e da sua pele. Assim, você consegue fazer um tratamento bem mais seguro.

Como falamos no post sobre alimentos antioxidantes, existem diversas alternativas saudáveis que ajudam no cuidado de dentro para fora. As frutas cítricas, por exemplo, são ótimas fontes de vitamina C.

Tchau, cravinhos!

Tenha você muito cravos ou não, o skincare é sempre uma boa alternativa para dar um up nos cuidados com a pele. Quando os passos básicos são seguidos com o auxílio de produtos de alta qualidade, como os cosméticos da Biossance, o resultado é melhor ainda.

A limpeza é um dos passos cruciais para quem quer saber como reduzir o aparecimento de cravos do rosto. Para que ela seja feita de forma suave, o recomendado é contar com cosméticos gentis, mas que podem contar com alguns ácidos na sua formulação. Além do mais, o processo pode ser feito duas vezes ao dia, uma ao acordar e outra alguns minutinhos antes de dormir.

A esfoliação é outra forma efetiva de como amolecer os cravos no rosto. Com ela, é possível desobstruir os poros, promovendo a renovação celular, que é responsável por aquele viço maravilhoso. O Indicado é utilizar o esfoliante de uma a duas vezes por semana para evitar o aparecimento de novos cravos.

“A limpeza de pele é outra opção para remoção e auxílio no tratamento dos cravos. Ela deve ser feita por profissionais de confiança como dermatologistas ou outros profissionais da estética com certa frequência, dependendo da necessidade de cada pele”, explica a doutora Ísis.

Acompanhe nossas novidades!

O segredo para combater os cravos no rosto está na atenção que você dá à sua pele. Em poucos minutinhos de cuidado, você consegue prepará-la para um longo dia ou para uma boa noite de sono. Quer incrementar seu cuidado? Dê uma espiadinha na variedade de produtos que a Biossance oferece!


×