Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Cruelty-free: saiba a importância dessa ação

14 maio, 2021

Cruelty-free: saiba a importância dessa ação

Com a crescente conscientização sobre consumo sustentável, muitas pessoas passaram a priorizar produtos menos agressivos à pele e ao meio ambiente. Entre essas opções, existem diversas alternativas focadas na sustentabilidade, com versões cruelty-free e livres de ingredientes tóxicos.

Ficou em dúvida sobre o que é cruelty-free? Não se preocupe, pois, aqui, no blog da Biossance explicamos o que é o termo, como os cosméticos com essa característica são testados e muito mais. Acompanhe nosso post e fique por dentro de tudo relacionado a esse assunto!

O que é cruelty-free?

Em tradução livre, “cruelty-free” significa “livre de crueldade”. Esse termo se aplica a empresas de cosméticos que não fazem testes em animais para avaliar qualidade. Em vez disso, elas usam alternativas que garantem a segurança dos consumidores, dos animais e também do meio ambiente.

Em muitos setores industriais, esse tipo de teste é quase uma tradição, porque as empresas usam os experimentos como balizador para identificar possíveis reações aos ingredientes envolvidos na fórmula do produto. Outra atitude comum é verificar a eficácia da fórmula criada.

A principal questão nesse processo é que, durante os estudos, os animaizinhos acabam passando por maus tratos e alguns são sacrificados. Para evitar que situações como essas continuem acontecendo, algumas empresas passaram a adotar o selo cruelty-free e utilizar a tecnologia como apoio nos testes.

O que é um produto cruelty-free?

Para um produto ou cosmético ser considerado cruelty-free, é necessário que nenhum dos testes durante o período de fabricação tenha sido realizado com cobaias. Vale lembrar que isso envolve, inclusive, a cadeia de fornecedores dos ingredientes utilizados na fórmula.

Ou seja, se a empresa não avalia os produtos em animais, mas adquire ingredientes de fornecedores que testam em cobaias, o produto final não pode ser considerado cruelty-free. Para garantir que os produtos adquiridos não passaram por esse processo, dê uma olhadinha e verifique se ele conta com o selo oficial da ação.

Então, como os produtos são testados?

Geralmente, os testes são obrigatórios por lei, e cada país conta com métodos específicos para aceitarem os produtos como válidos para venda. No caso das opções que não utilizam testes em cobaia, utilizam-se alternativas com avaliações in vitro ou in vivo, com pessoas que se voluntariam ao processo.

Há também muitas empresas que usam a tecnologia a seu favor por meio do desenvolvimento de tecidos artificiais criados em laboratórios, como gengiva, olhos e pele.

Sistemas computacionais e softwares avançados também entram como processos alternativos de marcas que não testam em animais. Com eles, é feita uma simulação com alto grau de curadoria sobre as prováveis reações dos sistemas humanos quando submetidos às substâncias investigadas.

E a Biossance é cruelty-free?

A resposta para essa pergunta é sim, estamos entre as marcas cruelty-free! Em vez de testar em animais, contamos com avaliações clínicas que garantem a qualidade de nossos produtos sem prejudicar o meio ambiente. O maior exemplo disso é o nosso esqualano 100% vegetal extraído da cana-de-açúcar.

Esse ingrediente está na base de praticamente todos os nossos produtos, porque ele é capaz de repor o esqualeno que o nosso corpo perde com o passar dos anos. Para atender essa demanda de beleza, por muito tempo, a substância foi retirada do fígado de tubarões, sacrificando a vida desses animaizinhos.

A fim de eliminar essas práticas de maus tratos, os cientistas da Biossance encontraram uma solução eficaz e totalmente segura por meio da biotecnologia. Nosso esqualano é derivado do óleo de cana-de-açúcar, renovável, vegano e sustentável, além de muito eficaz no tratamento da pele.

Benefícios do esqualano vegetal

Nosso poderoso esqualano vegetal hidrata profundamente, deixando seu rosto suave e macio e diminuindo os sinais de irritação e vermelhidão. Leve e polivalente, ele imita as propriedades da umidade da pele, o que o torna um hidratante ainda melhor. Entre os principais benefícios do nosso Óleo 100% Esqualano, estão:

  • melhora a firmeza da pele;
  • equilibra a oleosidade da cútis;
  • oferece hidratação instantânea e retenção de umidade;
  • diminui a aparição de rugas e linhas de expressão;
  • protege e reduz os sinais de irritação e vermelhidão.

selo cruelty-free
Já comprou seu óleo, mas ainda não sabe aplicá-lo? A gente ajuda! Coloque um pump na palma das mãos e esfregue-as para aquecer o produto. Feito isso, com batidinhas leves, aplique o cosmético no rosto, no pescoço e no colo. Esse processo pode ser feito pela manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir.

Acompanhe as novidades da Biossance!

Agora que você já sabe o que é cruelty-free e a importância desse assunto, que tal comprar produtos com esse selo no site da Biossance? Por lá, você encontra opções veganas e livres de mais de dois mil ingredientes tóxicos, que ajudam a deixar sua rotina de beleza eficaz. Aproveite!




×