Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Dermatite perioral: o que é, quais são os sintomas e como tratar

03 janeiro, 2022

Dermatite perioral: o que é, quais são os sintomas e como tratar

Você já ouviu falar sobre a dermatite perioral? Comum entre mulheres de 15 a 45 anos, essa é uma doença que surge no rosto, atingindo as áreas ao redor da boca e do nariz. Dependendo da gravidade e da quantidade de tempo, pode aparecer na região dos olhos. 

As lesões formadas são vermelhas e causam muita coceira e ressecamento. Se você tem essa condição ou percebeu algum desses sintomas, precisa estar por dentro de tudo relacionado ao assunto. Foi pensando nisso que a nossa equipe preparou um artigo completo sobre o que é dermatite perioral. Vamos lá?

Tudo sobre a dermatite perioral

A dermatite perioral é uma doença que acomete as regiões ao redor do nariz e da boca. Embora não tenha uma causa definida, existem algumas hipóteses de que possa ser desencadeada por uma disfunção da barreira protetora, através de alterações da microflora, do sistema imunológico e da microbiota cutânea. 

É mais comum em mulheres entre 15 e 45 anos e tem relação direta com a utilização de alguns produtos tópicos, especialmente os corticoides fluorados. Outras possíveis causas da dermatite perioral são cremes contendo ácidos, maquiagens, alguns tipos de filtros solares e pastas de dente, mudanças hormonais e falta de higiene.

“Fatores emocionais, como o estresse, também podem contribuir para o surgimento ou piora do quadro”, explica Dra. Vanessa Ottoboni, dermatologista.

Além disso, outro fator muito comum nos tempos recentes também pode ajudar no desenvolvimento da doença. “Durante a pandemia, observamos quadros desencadeados pelo uso das máscaras de proteção,” conta Dra. Vanessa.

Principais sintomas da dermatite perioral

Os principais sintomas de dermatite perioral são ardência, coceira, vermelhidão e descamação ao redor da boca. Ela se manifesta por pequenas erupções na face, formando pápulas rosadas ou avermelhadas (bem parecidas com as da rosácea), que podem evoluir para pústulas (pequenos pontos purulentos) em casos mais agressivos. 

Por se apresentar em maior frequência ao redor dos lábios, recebeu o nome “perioral”. Contudo, como já falamos aqui, ela pode surgir na região perto do nariz (perinasal) e dos olhos (periocular). Além disso, apresenta-se de forma unilateral e bilateral; o que vai definir isso é o grau de comprometimento.

Tratamento da dermatite perioral

A primeira etapa do tratamento da dermatite perioral é a suspensão de produtos e medicações desencadeadoras da condição, além de consultar um dermatologista de confiança. Junto a essa atitude, vale apostar em uma rotina de skincare bem leve e específica para os cuidados dessa região.

Usar hidratantes, lavar o rosto com sabonete neutro e incluir tratamentos que ajudem a diminuir os sintomas, como o ácido azelaico e a niacinamida,  também são condutas adotadas. “A água termal também é uma ótima opção para o alívio imediato dos sintomas”, explica Dra. Vanessa.

Nos casos mais graves, pode haver a necessidade do uso de medicação oral específica para a doença na pele do rosto, indicada pelo dermatologista.

Cuidados com a dermatite perioral

Está com dermatite perioral? Existem alguns cuidados diários que podem amenizar sintomas como a vermelhidão no rosto e a coceira. São hábitos simples, mas muito eficientes. Confira!

Evite água quente

A água quente é uma das maiores vilãs da pele, independentemente de qual seja a condição dela, pois as altas temperaturas acabam ressecando a região, o que a deixa mais vulnerável. Se você faz parte do time de pessoas que não abrem mão de um banho relaxante, que tal apostar na água morna?

Interrompa o uso de sabonetes reativos

Interromper o uso de sabonetes e outros produtos compostos por parabenos, substâncias reativas e fragrâncias é muito importante. Na Biossance, todos os produtos são livres de ingredientes tóxicos, visando ao seu bem-estar e ao do meio ambiente.

Dermatite Perioral

Um exemplo disso é o Óleo de Limpeza Antioxidante com Esqualano, que, além de remover a maquiagem, limpa de forma cuidadosa. Formulado com antioxidantes nutritivos, ele mantém a região fresca, macia e hidratada, além de ser cruelty-free, vegano e livre de PEG (derivados de petróleo).

Use e abuse de hidratantes com fórmulas calmantes

Usar hidratantes com fórmulas calmantes ajuda a reforçar a barreira de proteção. O Gel Hidratante Pro. Bio com Esqualano, por exemplo, é uma boa pedida. Leve, ultra-hidratante, com probióticos e tecnologia que auxiliam na restauração, ele reduz os efeitos dos agressores diários, deixando o seu visual equilibrado e brilhante.

Desenvolvido com o esqualano vegetal (um derivado de cana-de-açúcar), melhora e mantém a superfície cutânea hidratada, reduz a vermelhidão e a aparência de poros dilatados. É indicado para todos os tipos de pele, incluindo as irritadas e sensíveis. 

Escolha bem o seu creme dental

Também vale evitar o uso de cremes dentais que possam causar queimadura ou irritação. O dermatologista pode ajudar você nesse momento. Ele irá solicitar alguns exames para avaliar as suas particularidades e, a partir disso, indicar uma opção que permita uma higiene bucal segura e eficiente.

Conversar com quem entende sobre o assunto, como é o caso do dermatologista, é o mais importante antes de tomar qualquer atitude. Com essa ajuda, fica fácil amenizar os sintomas e conquistar um visual saudável e uniforme. Portanto, não negligencie essa etapa.

Incremente o seu skincare com os produtos da Biossance!

Quando o assunto é saúde, a Biossance não brinca em serviço; aqui, todos os processos são levados a sério para que o seu tratamento seja prático e eficiente. Livres de mais de 2 mil ingredientes tóxicos, os nossos produtos são seguros para você e para o planeta.




×