Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Dermatite seborreica: o que é e como tratar?

27 janeiro, 2022

Dermatite seborreica: o que é e como tratar?

A dermatite seborreica é um problema muito comum nas vidas dos brasileiros e pode ocorrer tanto em bebês quanto em adultos. A boa notícia é que ela pode ser prevenida e controlada.

A condição é caracterizada por coceira, descamação e inflamação no couro cabeludo e outras regiões oleosas do corpo, como sobrancelhas, tórax, cantos do nariz e pálpebras.

Em outras palavras, “dermatite seborreica” é outro nome para aquilo que popularmente chamamos de “caspa” ou “eczema”. Muitos brasileiros sofrem com o problema, por isso, o blog da Biossance, ao lado da Dra. Cláudia Flach, dermatologista, aborda tudo o que você precisa saber sobre a doença. Confira:

O que é dermatite seborreica?

As chances de você ter tido ou conhecido alguém que já teve caspa são muito grandes. A dermatite seborreica nada mais é que uma inflamação que afeta as regiões oleosas do corpo, com destaque para o couro cabeludo.

A condição pode aparecer em bebês, nos primeiros meses de vida (com o nome de ‘crosta láctea’), ou em adultos, como um problema crônico que melhora e piora ao longo da vida. Porém, não se assuste: a caspa não é contagiosa e pode ser controlada com alguns cuidados de higiene e medicamentos.

Não se sabe ao certo as causas da caspa, mas a inflamação está relacionada à genética, ao estresse, à higienização, excesso de oleosidade na pele e ao fungo Malassezia. Além dessas possíveis causas, doenças neurológicas, sistema imune enfraquecido e uso de medicamentos podem aumentar os riscos de desenvolver a condição.

Principais sintomas

Apesar da incerteza sobre o que causa a dermatite seborreica exatamente, existem alguns sintomas para prestar atenção e identificar se você tem caspas ou não. Eles são:

Oleosidade na pele e couro cabeludo

A oleosidade excessiva no corpo ou no couro cabeludo pode ser tanto uma causa quanto um sintoma da caspa. Geralmente, a inflamação ocorre nas áreas mais gordurosas do corpo, como:

  • couro cabeludo;
  • sobrancelhas;
  • pálpebras;
  • região atrás das orelhas;
  • peitoral;

Portanto, mantenha um cuidado ao higienizar o tórax e procure utilizar sempre produtos desenvolvidos para o seu tipo de pele e o seu tipo de cabelo, o que ajuda a controlar os níveis de oleosidade.

Coceira 

Sem dúvidas, a coceira é um dos piores sintomas da dermatite seborreica. Isso porque, além de ser extremamente chato ficar se coçando, o ato ainda pode machucar a região inflamada. Assim, se você encontrar vermelhidão, inchaço e coceira na região afetada, procure um dermatologista.

Descamação branca

O sintoma mais conhecido da caspa é a formação de pequenas escamas brancas  ou amareladas que podem ser visíveis em roupas escuras, ao cair do couro cabeludo ou da pele.

Essas placas brancas que se soltam dos fios de cabelo são formadas por glândulas sebáceas (produtoras de gordura) que, quando incham, causam a secreção oleosa em excesso, outro sintoma da dermatite seborreica.

Dessa forma, além de ser um grande incômodo em relação à estética e à autoestima, as escamas brancas causadas pela condição podem trazer mais oleosidade para o couro cabeludo.

Como tratar a dermatite seborreica?

Em alguns casos, a dermatite seborreica melhora sem tratamento. Contudo, algumas pessoas sofrem de condição crônica, ou seja, a caspa pode surgir e voltar em vários momentos ao longo da vida. Então, como tratar a dermatite seborreica?

pessoa mostrando o couro cabeludo.

É sempre importante fazer o tratamento da dermatite seborreica acompanhado de um dermatologista. Uma ótima opção de tratamento natural da dermatite seborreica é o uso de óleo de Melaleuca, com propriedades antibacterianas, cicatrizantes e anti fúngicas, ele pode ser aplicado, depois de ser diluído em outro óleo vegetal, nas regiões afetadas. 

Além de medicamentos, você pode cultivar alguns hábitos para controlar a caspa, como: evitar estresse e ansiedade, manter uma alimentação balanceada e se dedicar a uma rotina de higiene que inclua produtos específicos para o seu tipo de pele e também controle de temperatura da água que irá utilizar.

Use shampoo antifúngico

Como foi dito anteriormente, a causa da dermatite seborreica ainda é desconhecida, mas é comprovado que a condição pode estar relacionada ao fungo Malassezia. 

Por isso, um dos produtos utilizados para tratar a caspa é o shampoo antifúngico. O couro cabeludo deve estar sempre limpo e seco, e não se deve usar água muito quente ao aplicar o shampoo. Aqui, é importante lembrar que, para conter e tratar a dermatite seborreica, sempre é necessário o acompanhamento de um profissional. Não se automedique.

Como prevenir?

Há algumas práticas e hábitos que podem ajudar a conter a condição. Aqui, é importante lembrar que é necessário seguir o tratamento correto para melhorar os sintomas da dermatite seborreica.

Evitar banhos quentes

A caspa pode aparecer em qualquer momento, mas é no inverno que ela se intensifica. Isso porque, nesta estação, é muito comum tomar banho com água mais quente que normalmente.

É exatamente a água muito quente que irrita e resseca a pele, provocando a produção de sebo. Em excesso, isso abre alas ao aparecimento da dermatite seborreica.

Ter uma alimentação saudável

Ainda falando do controle de oleosidade no corpo e no couro cabeludo, manter uma alimentação saudável pode ser fundamental para a prevenção da condição, especialmente se você já tem uma pele oleosa.

Cuide da pele com Biossance

Para aprender mais sobre outros tipos de condições de pele além da dermatite seborreica, como a dermatite atópica, acesse o nosso blog com várias dicas e informações importantes sobre autocuidado.

×