Quem aí já acordou com aquelas bolsas nos olhos que denunciam uma crise de choro, insônia ou até mesmo uma noite mal dormida? Acredite, você não está só. Afinal de contas, essa reação é bem mais comum do que a gente pensa.
Quer saber quais são as principais causas das bolsas nos olhos? Continue nos acompanhando. Com a ajuda da Adriana Leite, uma de nossas dermatologistas, separamos algumas dicas especiais que vão ajudar a evitar que elas apareçam. Vamos lá?
Antes de saber como acabar com as bolsas nos olhos, é muito importante entender que elas são consequência da retenção de líquido na região e também estão diretamente relacionadas à desidratação. O cansaço e o sono desregulado desidratam o corpo, o que contribui nesse acúmulo de líquido.
O consumo excessivo de sal, bebida alcoólica e gordura também pode favorecer o aparecimento dessa condição. Inclusive, ela pode ser confundida com olheiras, já que faz uma sombra abaixo dos olhos.
Além desses maus hábitos, a genética pode participar do surgimento de bolsas incômodas nas regiões dos olhos. Por isso, vale observar se elas estão presentes nos membros da família. Se esse for o caso, saber antecipadamente evita que o problema se agrave.
A primeira dica de como eliminar as bolsas nos olhos é ter uma boa alimentação, evitando opções ricas em sal e gordura. A água também é importantíssima no tratamento da pele e do corpo, por isso especialistas indicam o consumo de, aproximadamente, dois litros por dia.
Se as bolsas já fazem parte da área dos olhos, por formação anatômica ou flacidez muscular da região, alguns tratamentos e produtos podem amenizar essa situação. Um exemplo disso são os cremes específicos para o tratamento para bolsas nos olhos. Confira abaixo alguns dos principais tipos de cuidado para essa área.
Produzidos com ingredientes antioxidantes, calmantes, refrescantes e vasoconstritores, os cremes para bolsas nos olhos e olheiras atuam na redução do inchaço, enquanto fazem um processo de drenagem. Vale lembrar que a opção ideal para intervenção na pele vai depender do tipo de condição observada.
Além disso, dependendo da gravidade do caso, é recomendado fazer um tratamento estético com um dermatologista. Nesse caso, o profissional usa substâncias preenchedoras na região ao redor dos olhos com o propósito suavizar as diferenças de relevo e refração da luz propiciando uma área com aspecto mais uniforme e mais claro.
Há ainda situações em que é indicada a remoção da bolsa de gordura nos olhos e, em outras, a realização de um preenchimento com ácido hialurônico. Para descobrir qual desses procedimentos é o mais indicado para o caso, procure a ajuda de um dermatologista.
A prevenção é uma das melhores maneiras de evitar que as bolsas nos olhos apareçam. Para isso, é possível contar com o auxílio de alguns cosméticos específicos para a região dos olhos com ingredientes importantes nas fórmulas.