Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Descubra como acontece o envelhecimento da pele e aprenda a combatê-lo

18 março, 2021

Ao longo dos anos, passamos por uma série de transformações que vão desde o surgimento de linhas de expressão até flacidez e manchas no rosto. Embora seja impossível lutar contra o tempo, é importante saber que há formas de retardar o envelhecimento da pele.

Primeiramente, é importante ressaltar que esse fator pode acontecer por motivos como a exposição excessiva ao sol e à poluição, além do estresse, da má alimentação e do tabagismo. Para te ajudar a se prevenir e manter sua pele bonita por muito mais tempo, nós, da equipe Biossance, preparamos um guia especial para você. Acompanhe!

 

Como funciona o envelhecimento da pele?

Em geral, o envelhecimento pode aparecer nas formas intrínseca e extrínseca. A primeira corresponde à degradação natural das fibras de colágeno. Ou seja, aparece por meio de linhas de expressão, flacidez, rugas e pele fina. Como essa condição é mediada pelos nossos genes, ela não pode ser 100% controlada.

Já o envelhecimento extrínseco está diretamente relacionado aos nossos hábitos e à exposição a fatores externos, como radiação solar e poluição. A boa notícia é que, com alguns cuidados, ele pode ser evitado e corrigido, principalmente se o tratamento for feito com antioxidantes, como a vitamina C e protetor solar diariamente.

Quais fatores favorecem o envelhecimento da pele?

Engana-se quem pensa que o sol é o único responsável pelo envelhecimento precoce da pele, afinal, há diversas situações cotidianas que contribuem para esse processo. Pensando nisso, separamos abaixo algumas das principais causas do problema e o que fazer para evitá-lo.

Exposição ao sol

Como falamos anteriormente, a exposição excessiva ou inadequada ao sol é uma das principais causadoras do processo de envelhecimento da pele. Isso acontece porque ela causa a degeneração cumulativa e precoce da derme, promovendo o aparecimento de manchas e rugas.

Apesar de a exposição ao sol ser benéfica para a nossa saúde, em excesso ela também pode causar câncer de pele. Por isso, é de extrema importância utilizar filtro solar com um FPS que atenda às suas necessidades, de preferência 30 ou mais.

envelhecimento intrínseco
Vale lembrar que o produto deve ser usado todos os dias, independentemente da estação do ano, já que a radiação solar aparece mesmo nos dias nublados. Ele também ajuda a proteger contra a luz visível de lâmpadas e acessórios eletrônicos, como TV, tablet e celular.

Poluição

Quanto mais poluído o ar, menor a quantidade de oxigênio e, consequentemente, a oxigenação de órgãos e tecidos do nosso corpo. A causa disso está relacionada aos gases nocivos que encontramos no ar poluído. Isso forma uma película de toxina que é absorvida na pele, aumentando a oxidação e a formação de radicais livres.

Para o envelhecimento da pele, você precisa manter uma rotina diária de cuidados com a pele. A limpeza, por exemplo, é um processo muito importante, por ser responsável por eliminar as impurezas da pele. O óleo de limpeza pode ser um excelente aliado para isso, já que limpa sem prejudicar a barreira cutânea.

Embora a poluição traga problemas parecidos com o do envelhecimento intrínseco, os cuidados com a pele podem ajudar a evitá-los. Sendo assim, após a limpeza, você pode adicionar ao tratamento um produto para hidratação, uma vitamina C e um filtro solar.

Estresse

Assim como a poluição, o estresse prolongado aumenta a produção de radicais livres, potencializando a oxidação das células. Conhecido como estresse oxidativo, ele desempenha papel central no aparecimento de sinais de envelhecimento, alterando os ciclos de renovação celular.

Na prática, isso acontece porque o estresse causa a degradação do colágeno (substância que sustenta a pele) e a acumulação da elastina, gerando uma aparência fotoenvelhecida. A oxidação das células também causa inflamação, gerando desequilíbrio no nosso corpo.

Pessoas estressadas costumam não ter hábitos de vida saudáveis, o que causa impactos diretamente no estado físico e mental. Para evitar situações que causam o envelhecimento da pele, é muito importante saber conciliar as tarefas de trabalho com lazer e cuidados pessoais.

Como combater o envelhecimento da pele?

Caso esteja se perguntando como evitar o envelhecimento da pele, saiba que uma simples mudança de hábitos pode fazer toda diferença. Ao montar uma rotina de beleza limpa com produtos naturais, você mantém o rosto com uma aparência bonita, viçosa e rejuvenescida.

Os produtos da Biossance são excelentes para isso. Livres de mais de 2 mil ingredientes tóxicos, eles ajudam a manter sua pele bonita sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, todos contam com esqualano 100% vegetal, uma supermolécula que hidrata instantaneamente enquanto retém a umidade da pele.

Conheça as oportunidades da Biossance!

Gostou de saber um pouco mais sobre o processo de envelhecimento da pele e o que fazer para evitá-lo? Saiba que aqui, na Biossance, nossa equipe está sempre à procura de fórmulas que beneficiem você e o meio ambiente. Confira nossas coleções e mantenha sua beleza limpa!


×