Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Descubra o que é ácido hialurônico e seus principais benefícios

por Ivy Sanches 11 setembro, 2020

Você já ouviu falar em ácido hialurônico? Produzido naturalmente pelo corpo, ele é encontrado na composição da pele e, assim como o colágeno, sua concentração diminui ao longo do processo de envelhecimento.

Isso acontece porque os produtos com ácido hialurônico conseguem atrair moléculas de água para deixar a derme viçosa, hidratada e preenchida. Mas não para por aí, já que eles são responsáveis pela reparação e regeneração dos tecidos. Quer saber mais informações? Continue navegando pelo blog da Biossance.

O que é ácido hialurônico?

Muitos se perguntam o que é ácido hialurônico, mas não sabem que a resposta está na molécula de açúcar criada pelo nosso próprio organismo. Embora essa substância esteja presente nas articulações e até mesmo no globo ocular, sua maior concentração está na pele, preenchendo o espaço entre as células.

A partir dos 25 anos, essa produção começa a diminuir por causa do processo de envelhecimento celular, que desacelera o metabolismo e, consequentemente, a produção do ácido. Quando é feito um tratamento com produtos, como a máscara com ácido hialurônico, a pele volta a ter um aspecto elástico e hidratado.

Quais são seus principais benefícios?

Esse ingrediente oferece diversas vantagens para a pele. Ele estimula a proliferação, a regeneração e a reparação do tecido, dando suporte e hidratação à região. Veja abaixo os demais benefícios do ácido hialurônico:

  • Hidratação;
  • Fortalecimento;
  • Controle de flacidez;
  • Prevenção do envelhecimento precoce da derme;
  • Desaceleração do surgimento de rugas e linhas de expressão,
  • Proteção contra a radiação solar e a poluição.

Quem pode usar o ácido hialurônico?

Depois de entender para que serve o ácido hialurônico, a dúvida que fica é: ele pode ser utilizado em todos os tipos de pele? A resposta é sim! Contudo, o recomendado é que grávidas e lactantes consultem seus médicos antes de usarem essa substância. Nesse caso, em cremes não há problemas, porém, os dermatologistas não costumam fazer preenchimento em gestantes.

Além disso, cada tipo de pele pode precisar de um produto específico para repor a hidratação, inclusive a pele oleosa. Afinal, quanto mais você mantém a barreira cutânea e o manto hidrolipídico (camada de proteção) íntegros, mais a pele fica saudável, evitando agressões externas e desenvolvimento de doenças.

Ácido hialurônico reticulado e não reticulado: qual a diferença?

Entre as formas de como usar o ácido hialurônico destacam-se dois principais tipos: o reticulado e o não reticulado. Mas qual é a principal diferença de uma indicação para outra?

O reticulado é uma opção utilizada para tratamentos estéticos, ou seja, aqueles injetáveis, e tem a função de preencher e dar volume. Nesses casos, o ativo pode demorar um pouco mais de tempo para ser absorvido, mas seus efeitos duram por um período maior.

Já o não reticulado é aquele que pode ser encontrado em cremes e séruns. Aqui, as moléculas que fazem parte da composição do ácido não estão unidas, mas circulam livremente, tornando a aplicação interessante para a parte externa da pele.

Como incluí-lo na rotina de skincare?

Com a queda da produção, o recomendado é procurar maneiras de repor ou estimular a criação desse ativo no organismo. Para isso, você pode usar dermocosméticos que contem com ele em sua fórmula, como a Máscara Facial com Glicólico e Esqualano, por exemplo.

Apesar de não ter idade específica indicada para o uso do ácido hialurônico, a partir dos 25 anos vale a pena incluir esse produto nos seus cuidados diários. Vale ressaltar que ele não causa sensibilidade na pele e pode ser utilizado tanto de dia quanto à noite. Entretanto, antes da aplicação, não se esqueça de ler o rótulo para se certificar da forma de uso.

Ácido hialurônico na Biossance

Na Biossance, você pode encontrar ácido hialurônico em vários produtos da linha, mas vamos citar aqui alguns deles, como a Bruma Tonificante com Ácido Hialurônico e Esqualano. Ideal para tonificar, refrescar e iluminar a pele, ela tem uma fórmula inovadora que pode ser utilizada a qualquer horário do dia.

Essa água de beleza com spray ultrafino proporciona uma hidratação leve, nutritiva e rica em minerais. Para fazer a aplicação, agite bem e borrife de duas a três vezes pressionando o spray até o fim, já que seu pulverizador ultrafino faz com que o produto saia no tamanho ideal para que a pele absorva por completo, sem deixar gotas grandes.

Vale lembrar que pode ser utilizada pela manhã, logo após limpar a pele como um tônico, ao final da maquiagem, como um fixador, ou ao longo do dia, para dar aquele refresh.

Outro produto que contempla esse ingrediente é o Lip Balm Vegano com Rosas e Esqualano, uma opção livre de petróleo que proporciona hidratação aos lábios. Clean e ultra-hidratante, ele suaviza, preenche e restaura a aparência do volume dos lábios em até 14 dias de uso, ao preencher as linhas de desidratação.

Para utilizá-lo não tem segredo, basta aplicar com o dedo anelar previamente higienizado e massagear os lábios. Já nas makes com propostas mais glossy, ele pode ser utilizado nas bochechas, sobrancelhas e pálpebras. Uma dica para melhorar o aspecto das linhas ao redor dos lábios é, antes de dormir, aplicá-lo também ao redor da boca.

Confira as opções da Biossance!

Agora que você já sabe tudo sobre o ácido hialurônico, que tal adquirir produtos que contenham esse ingrediente? Na Biossance você encontra as opções certas para manter sua rotina de beleza limpa de forma cruelty-free, não tóxica e vegana. Agende uma consultoria para saber mais.

Ivy Sanches


Ivy Sanches
Ivy Sanches

Autor

Publicitária, aspirante a jornalista e escritora de coração, sou apaixonada pelo mundo da beleza desde que o gloss roll on era o must have da temporada - tinha todas as cores e sabores, pode confiar em mim! Minhas experiências profissionais dentro do universo da beauté aconteceram ao lado de grandes editoras de beleza, organizando eventos e experiências em torno do assunto por todo o país e aprendendo cada dia mais. Agora, como parte da marca pioneira em clean beauty no Brasil, quero dividir com vocês todo o conhecimento que adquirir nessa jornada e ajudar a construir um mundo melhor, um texto por vez.



Ver artigo completo

Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza
Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza

por Ivy Sanches 25 setembro, 2020

Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar
Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar

por Ivy Sanches 24 setembro, 2020

Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia
Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia

por Ivy Sanches 22 setembro, 2020

×