Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Descubra quais são os efeitos do álcool na pele e como evitá-los

18 dezembro, 2020

Natal, Ano-Novo, festa on-line e chamada de vídeo com a melhor amiga: há diversos motivos para tomar um bom drink esse ano. Mas se ontem aquela tacinha de vinho pareceu uma excelente ideia, talvez hoje os efeitos do álcool na pele digam o contrário.

Os sintomas da ressaca ficam visíveis no corpo inteiro, inclusive na pele, que pode ganhar um visual mais seco, com poros dilatados e mais sensíveis. Para entender tudo sobre os efeitos do álcool na pele, nós, da equipe Biossance, preparamos um post especial para você. Vamos lá?

Causas e consequências

Os efeitos colaterais do álcool podem aparecer de diversas maneiras na sua pele, seja no aumento de acne, em manchas ou no inchaço. Confira abaixo informações mais detalhadas sobre como acontece cada um deles.

Pele desidratada

Uma das consequências mais comuns do consumo excessivo de álcool é a desidratação da pele. Isso acontece porque, para metabolizar uma molécula de álcool, nosso organismo precisa abrir mão de nove moléculas de água. No momento em que não existe moléculas de água o suficiente para a hidratação, o corpo começa a tirá-las da pele.

Além do mais, as bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, eliminam mais água do nosso corpo por meio da urina. O resultado disso é uma pele que, além de perder a hidratação, perde o viço.

Cara de ressaca

Você já parou para pensar no porquê de você acordar com aquela cara de ressaca no dia seguinte de uma balada ou da festa em família? É que as bebidas alcoólicas causam um efeito inflamatório no nosso organismo.

Na prática, quando bebemos, nosso corpo passa por um processo inflamatório interno e na pele, que é vista como um “espelho” do nosso organismo. É por isso que temos a sensação de que o drink e a cerveja incha o rosto.

Espinhas

A cerveja dá espinha? Se você tem tendência a acne, é importante saber que esse quadro inflamatório pode enfraquecer as defesas da pele, potencializando esse quadro. Além disso, exagerar nos drinks com frequência pode agravar ainda mais essa situação, já que eles são cheios de açúcar, aumentando a inflamação.

O açúcar dos drinks e das bebidas alcoólicas, em geral, desencadeia o aumento de insulina no nosso organismo, gerando desequilíbrios hormonais, como a acne adulta. E tem mais! A dilatação dos poros também faz parte dos efeitos do álcool na pele, deixando-a exposta a cravos e espinhas.

Microbioma

Vale lembrar que o excesso de álcool pode afetar os níveis de microbioma do seu organismo, uma bactéria importante do intestino que ajuda a regular o sistema imunológico. Inclusive, é esse sistema que ajuda a combater inflamações de pele como o eczema.

Vermelhidão na pele

O álcool é um agente vasodilatador. Isso significa que, quando ingerido, ele estimula a abertura dos nossos vasos sanguíneos. É por esse motivo que muitas pessoas ficam com manchas vermelhas na pele após beber alguns goles de bebida. Caso você sofra com rosácea, não tem jeito: o consumo de álcool pode piorá-la.

Preciso parar de beber?

Claro que não! A vantagem de saber sobre esse assunto é que você consegue cuidar da sua pele, minimizando os efeitos abordados nas situações acima. Uma boa dica é manter uma rotina diária de skincare. Esse hábito deixa sua pele muito mais bem-cuidada e protegida.

Outra dica valiosa para quem não abre mão de uma tacinha de vinho é consumir água junto ao vinho. Essa atitude ajudará a evitar a desidratação do organismo e, consequentemente, da pele, não é simples?

Dia seguinte

A melhor forma de recuperar a pele no dia seguinte é realizando uma drenagem facial, com massageadores específicos para a face. Outra dica é utilizar compressas de água gelada, pois ela ajuda a desinflamar os poros, diminuindo o inchaço.

Além do mais, beber muita água antes, durante e depois da festinha com os amigos e familiares é fundamental para a hidratação do seu corpo. Manter uma alimentação saudável é outro ponto essencial na recuperação da pele e do organismo como um todo.

Confira mais publicações!

Já deu para perceber que os efeitos do álcool na pele podem ser prejudiciais para a saúde dela, não é? A boa notícia é que, com os produtos da Biossance, você consegue incluir o clean beauty na sua rotina de skincare de forma segura e eficaz. Para saber mais sobre nossos cosméticos, agende uma consulta grátis!


×