Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Dia da Amazônia: uma data de muita importância

09 setembro, 2021

Dia da Amazônia: uma data de muita importância

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia, uma data que ressalta a importância do maior bioma brasileiro. É nele que está situada a grande floresta tropical de todo o planeta, que corresponde a 49,29% do território do Brasil.

Para entender tudo sobre a data do Dia da Floresta Amazônica, preparamos um conteúdo informativo completo aqui, no blog da Biossance. Você também poderá conferir dicas de como pode ajudar a preservar esse bioma fundamental para o meio ambiente e para todos nós!

Por que a data 5 de setembro foi escolhida?

Todas as datas comemorativas têm um porquê, e com o Dia da Amazônia não é diferente. O dia em questão foi escolhido para homenagear a Província do Amazonas, criada por Dom Pedro II, em 1850, nesse dia do nono mês do ano. 

O Dia da Amazônia também serve como um alerta para chamar a atenção da sociedade sobre a preservação do bioma. Afinal, a floresta tem sofrido constantemente com a destruição por meio de queimadas ou desmatamento.

Importância do bioma 

Você sabia que o maior bioma existente no Brasil possui cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados? Sim, é uma grande extensão, mas que sofre danos todos os dias. É possível encontrar uma grande diversidade de fauna e flora no local. São cerca de 30 milhões de bichinhos e 30 mil espécies de vegetais. 

Ou seja, é na floresta Amazônica que está concentrada a maior biodiversidade do país e uma das maiores do mundo. Preservá-la é respeitar a natureza como um todo, em todas as esferas. 

Além de ser um local esplêndido, a floresta também é responsável por controlar a emissão de gases na atmosfera. Então, quanto menos é preservada, mais o meio ambiente fica inapropriável para os seres humanos. É um grande papel para o equilíbrio da natureza, que pode resultar em mudanças climáticas. 

Fora tudo isso, existem povos que moram no local e sobrevivem justamente do que a floresta oferece a eles. As tribos indígenas, chamadas de “tradicionais” e que habitam a região, vivem diretamente dos bens naturais produzidos pela Amazônia. 

Curiosidades sobre o maior bioma brasileiro

Alguns fatos interessantes caracterizam o grande bioma brasileiro, e é importante conhecê-los no Dia da Amazônia. Afinal, nada melhor do que ficar por dentro de tudo sobre a data! Confira abaixo.

Presente em diversos estados do país

Ao contrário do que muitos pensam, a Floresta Amazônica está presente não somente no estado do Amazonas. Outros distritos brasileiros que contêm o bioma são: Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e um pedaço do Mato Grosso e do Maranhão.

Muita água

A cada segundo, o Rio Amazonas é capaz de lançar ao mar cerca de 175 milhões de litros de água. A bacia hidrográfica do bioma é a maior do mundo!

Rio Amazona, Amazônia e Amazonas 

Basicamente, esses três nomes são dados a coisas diferentes, mas que estão no mesmo local. Para ficar mais claro, o Rio Amazonas é o mesmo citado anteriormente, que possui a bacia hidrográfica da região. A bacia Amazônica chega a outros países da América do Sul.

dia da amazonia

Já o Amazonas é somente o nome do estado brasileiro que abriga um pedaço da Amazônia. Esta, por sua vez, é a grande floresta e o maior bioma brasileiro, que chega a vários estados e países. 

Principais ameaças à Amazônia

Mesmo sendo um bioma tão grande e cheio de recursos naturais, a preservação da Amazônia é fundamental, pois ela não é infinita. Elencamos aqui as principais ameaças que causam grandes danos ao bioma. 

  • Desmatamento: o líder de destruição das florestas não para de crescer. Nos últimos anos, a extração ilegal de madeira e as plantações ou criação de pastos irregulares deixaram grandes buracos na vegetação;
  • Incêndios: aliadas ao desmatamento, as queimadas na Amazônia não naturais sempre chamam a atenção. Às vezes, elas são usadas para limpar uma área a ser utilizada para alguma função, prejudicando o ar e o solo.

Além desses dois focos de destruição, agropecuária irregular, construções proibidas na região ou exploração dos recursos sem autorização causam danos graves à biodiversidade e ao solo. 

Pequenas mudanças diárias para ajudar a Floresta Amazônica

Você pode promover pequenas mudanças no seu dia a dia para diminuir o impacto negativo nas florestas. São medidas que, aos poucos, podem tornar o Dia da Amazônia uma data de menos alertas e mais celebrações.

Procure ONGs que ajudam

Existem diversas ONGs de preservação ambiental que têm ações para ajudar a Floresta Amazônica. Caso seja de seu interesse, participe de alguma delas e realize ações em prol dos cuidados com a natureza! Uma que é bastante conhecida é o Greenpeace, que se dedica a Amazônia!

Informe-se e cuide da natureza

Procure todas as informações a respeito da floresta para ficar informado do que está acontecendo por lá. Além disso, essa é uma maneira de conhecer os hábitos dos moradores locais e poder repassar o que você aprende de forma correta. 

Consuma conscientemente

Este item está relacionado aos produtos que você compra no dia a dia. Seja na alimentação, itens de higiene ou beleza, compre somente de locais que são legalizados, principalmente madeiras e papéis. Na alimentação, a redução do consumo diário de carne tem um impacto positivo na natureza.

Procure também por marcas que não afetem o meio ambiente durante a produção, isto é, que sejam sustentáveis em seus processos. 

A Biossance e seus produtos sustentáveis 

Pensando principalmente no último item a respeito do que podemos fazer para ajudar a Amazônia, a Biossance é um exemplo de empresa sustentável. Nossos produtos são biodegradáveis e produzidos sem oferecer nenhum tipo de dano ao meio ambiente. 


Além disso, as fórmulas são livres de parabenos e não são tóxicas, oferecendo produtos que não agridem a sua pele. 

Acompanhe a Biossance!

Gostou das informações a respeito do Dia da Amazônia? Aqui, no blog da Biossance, você pode encontrar conteúdos relacionados a cuidados com a sua pele e também com o meio ambiente. Fique por dentro e confira tudo!




×