No dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia, uma data que ressalta a importância do maior bioma brasileiro. É nele que está situada a grande floresta tropical de todo o planeta, que corresponde a 49,29% do território do Brasil.
Para entender tudo sobre a data do Dia da Floresta Amazônica, preparamos um conteúdo informativo completo aqui, no blog da Biossance. Você também poderá conferir dicas de como pode ajudar a preservar esse bioma fundamental para o meio ambiente e para todos nós!
Todas as datas comemorativas têm um porquê, e com o Dia da Amazônia não é diferente. O dia em questão foi escolhido para homenagear a Província do Amazonas, criada por Dom Pedro II, em 1850, nesse dia do nono mês do ano.
O Dia da Amazônia também serve como um alerta para chamar a atenção da sociedade sobre a preservação do bioma. Afinal, a floresta tem sofrido constantemente com a destruição por meio de queimadas ou desmatamento.
Você sabia que o maior bioma existente no Brasil possui cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados? Sim, é uma grande extensão, mas que sofre danos todos os dias. É possível encontrar uma grande diversidade de fauna e flora no local. São cerca de 30 milhões de bichinhos e 30 mil espécies de vegetais.
Ou seja, é na floresta Amazônica que está concentrada a maior biodiversidade do país e uma das maiores do mundo. Preservá-la é respeitar a natureza como um todo, em todas as esferas.
Além de ser um local esplêndido, a floresta também é responsável por controlar a emissão de gases na atmosfera. Então, quanto menos é preservada, mais o meio ambiente fica inapropriável para os seres humanos. É um grande papel para o equilíbrio da natureza, que pode resultar em mudanças climáticas.
Fora tudo isso, existem povos que moram no local e sobrevivem justamente do que a floresta oferece a eles. As tribos indígenas, chamadas de “tradicionais” e que habitam a região, vivem diretamente dos bens naturais produzidos pela Amazônia.
Alguns fatos interessantes caracterizam o grande bioma brasileiro, e é importante conhecê-los no Dia da Amazônia. Afinal, nada melhor do que ficar por dentro de tudo sobre a data! Confira abaixo.
Ao contrário do que muitos pensam, a Floresta Amazônica está presente não somente no estado do Amazonas. Outros distritos brasileiros que contêm o bioma são: Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e um pedaço do Mato Grosso e do Maranhão.
A cada segundo, o Rio Amazonas é capaz de lançar ao mar cerca de 175 milhões de litros de água. A bacia hidrográfica do bioma é a maior do mundo!
Basicamente, esses três nomes são dados a coisas diferentes, mas que estão no mesmo local. Para ficar mais claro, o Rio Amazonas é o mesmo citado anteriormente, que possui a bacia hidrográfica da região. A bacia Amazônica chega a outros países da América do Sul.
Já o Amazonas é somente o nome do estado brasileiro que abriga um pedaço da Amazônia. Esta, por sua vez, é a grande floresta e o maior bioma brasileiro, que chega a vários estados e países.
Mesmo sendo um bioma tão grande e cheio de recursos naturais, a preservação da Amazônia é fundamental, pois ela não é infinita. Elencamos aqui as principais ameaças que causam grandes danos ao bioma.
Além desses dois focos de destruição, agropecuária irregular, construções proibidas na região ou exploração dos recursos sem autorização causam danos graves à biodiversidade e ao solo.
Você pode promover pequenas mudanças no seu dia a dia para diminuir o impacto negativo nas florestas. São medidas que, aos poucos, podem tornar o Dia da Amazônia uma data de menos alertas e mais celebrações.
Existem diversas ONGs de preservação ambiental que têm ações para ajudar a Floresta Amazônica. Caso seja de seu interesse, participe de alguma delas e realize ações em prol dos cuidados com a natureza! Uma que é bastante conhecida é o Greenpeace, que se dedica a Amazônia!
Procure todas as informações a respeito da floresta para ficar informado do que está acontecendo por lá. Além disso, essa é uma maneira de conhecer os hábitos dos moradores locais e poder repassar o que você aprende de forma correta.
Este item está relacionado aos produtos que você compra no dia a dia. Seja na alimentação, itens de higiene ou beleza, compre somente de locais que são legalizados, principalmente madeiras e papéis. Na alimentação, a redução do consumo diário de carne tem um impacto positivo na natureza.
Procure também por marcas que não afetem o meio ambiente durante a produção, isto é, que sejam sustentáveis em seus processos.
Pensando principalmente no último item a respeito do que podemos fazer para ajudar a Amazônia, a Biossance é um exemplo de empresa sustentável. Nossos produtos são biodegradáveis e produzidos sem oferecer nenhum tipo de dano ao meio ambiente.
Além disso, as fórmulas são livres de parabenos e não são tóxicas, oferecendo produtos que não agridem a sua pele.
Gostou das informações a respeito do Dia da Amazônia? Aqui, no blog da Biossance, você pode encontrar conteúdos relacionados a cuidados com a sua pele e também com o meio ambiente. Fique por dentro e confira tudo!