Voltar para a loja

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Dia da Natureza: conheça a importância dessa data

19 julho, 2022

Dia da Natureza: conheça a importância dessa data

O Dia da Natureza é celebrado em 4 de outubro com o objetivo de conscientizar a respeito da preservação do meio ambiente. A data é bastante importante, pois o espaço verde é vítima de vários impactos negativos, como poluição, desmatamentos e queimadas. 

Desde a revolução industrial, o desmatamento cresce exponencialmente, colocando em risco a vida de animais, pessoas, plantas e todo o planeta. Confira tudo sobre o Dia Mundial da Natureza e veja o que é possível fazer para preservar e cuidar do meio ambiente. 

Por que 4 de outubro é considerado o Dia da Natureza?

O  Dia da Natureza é 4 de outubro, uma data escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, santo e frade da igreja católica, conhecido como protetor dos animais e da natureza.

O que é natureza?

É natural querer saber o que é natureza, qual é a origem do nome e o que se caracteriza como esse termo. A palavra vem do latim e significa “disposição inata, o curso das coisas, o próprio universo”.

A natureza é tudo aquilo que não é criado pelo ser humano e existe no planeta Terra. Alguns exemplos são: água, terra, árvores, montanhas, animais, etc. 

A importância da natureza para a sobrevivência de seres e espécies 

Não importa onde o desmatamento e/ou a destruição da natureza ocorram, o impacto atinge todos os lugares do mundo. Desse modo, a importância da natureza está na preservação, no cuidado com o próximo e na garantia de futuro.

Além disso, a biodiversidade favorece tudo o que nos rodeia: alimentação, segurança hídrica, saúde humana, diversidade sociocultural, entre outros. Isso porque, sem alimentação e água, não há como sobreviver, impactando a saúde geral. 

Aliás, a saúde está bastante relacionada com a sobrevivência de humanos e animais, já que, por meio de recursos naturais, são produzidos medicamentos, cosméticos e outros. A qualidade do ar e da vida também está relacionada com essa questão.

No que se refere à diversidade cultural, são mais de 300 etnias indígenas e mais de 25 grupos de população tradicional, como caiçaras, ribeirinhos e quilombolas.  Desse modo, o desmatamento e o descuido com o meio ambiente impacta diretamente esse ponto.

Árvore no meio da floresta.

O que você pode fazer para ajudar a preservação da natureza

O Dia da Natureza é uma data de reflexão quanto aos cuidados com o planeta. Há atitudes diárias de sustentabilidade que fazem a diferença e podem mudar o rumo do meio ambiente no futuro.

Portanto, siga as seguintes dicas de como preservar a natureza. Algumas delas são evitar o desperdício de água, separar o lixo para reciclagem, não jogar lixo no chão e não desperdiçar alimentos. Confira o que mais você pode fazer para ajudar o meio ambiente:

  • plantar uma árvore;
  • reutilizar materiais recicláveis;
  • evitar o uso de plásticos;
  • limpar áreas como praias, rios e represas;
  • reduzir o consumo de energia elétrica;
  • reaproveitar água (vale utilizar a água da lavagem de roupa para limpar o quintal, por exemplo);
  • evitar o consumo excessivo;
  • priorizar andar de bicicleta e fazer caminhada, em vez de usar o carro;
  • estar atento a vazamentos;
  • não criar animais silvestres sem a autorização do IBAMA;
  • não desmatar.

Seguindo essas dicas, você contribui para o futuro da sociedade, dos animais e da vida na Terra. Aproveite o 4 de outubro, Dia da Natureza, e conscientize outras pessoas a respeito dos cuidados com o meio ambiente. Essa também é uma maneira de contribuir integralmente para a saúde do planeta.

Outras datas para conscientizar-se sobre o meio ambiente

Além do Dia da Natureza, há outras datas que conscientizam sobre o assunto e ajudam a lembrar sobre o cuidado com o meio ambiente. O Dia da Árvore, que ocorre em 21 de setembro, lembra a importância da árvore para a qualidade do ar e para a sobrevivência tanto da vida humana quanto animal.

O Dia da Abelha, comemorado em 3 de outubro, também deve ser lembrado. O inseto, que entrou para a lista de animais em extinção, é essencial para a polinização de flores e plantas, a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a manutenção da vida no planeta. 

Por fim, a Semana do Meio Ambiente, que ocorre nos primeiros sete dias do mês de junho, visa complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, instituído pela ONU, além de discutir sobre a preservação natural do Brasil. Você sabia disso?

O jeito Biossance é sustentável 

As fórmulas da Biossance são sustentáveis, não prejudiciais para o meio ambiente e os animais, com embalagens recicláveis e embalagens externas feitas de papel de cana-de-açúcar renovável. 

Além disso, nossos ingredientes contêm esqualano, um óleo de fígado de tubarão muito utilizado desde o século XVI, mas criado pelos cientistas da Biossance em uma forma sustentável, a partir da cana-de-açúcar. Compre pelo nosso e-commerce para garantir o cuidado com a sua pele e com o futuro!

×