Continuar Comprando

Complete sua compra:
Espátula Rosé Gold R$49
Saquinho de Linho Tamanho G R$29

Dia de Proteção às Florestas: tudo sobre a data

17 julho, 2021

Dia de Proteção às Florestas: tudo sobre a data

No dia 17 de julho é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, uma data marcante para lembrar a importância de nossas matas. Ela foi criada para que a humanidade possa se conscientizar de que cuidar de nossas áreas verdes não é uma opção, mas sim uma necessidade!

Nesse dia especial, você pode realizar algumas atividades ou praticar atitudes que reforcem a importância da proteção das florestas. Quer saber o que é possível fazer e a origem dessa celebração? Continue conosco, pois a equipe Biossance preparou um conteúdo cheio de informações!

Origem da data especial

A data 17 de julho foi escolhida para ser dedicada à proteção das florestas, pois é o Dia do Protetor das Florestas, o Curupira. Segundo o folclore brasileiro, o personagem, uma figura mística, é considerado o protetor da fauna e da flora brasileiras.

Sendo assim, o curupira e a proteção às florestas dividem essa data para tentar conscientizar a humanidade sobre a importância de nossas árvores, fauna e flora.

Em especial, o Brasil é considerado o pulmão do mundo, pois 20% de todas as espécies do planeta estão concentradas nas florestas do país, principalmente na Amazônica

Figuras importantes que defenderam as florestas

Sabemos que o Curupira é um personagem que existe apenas no folclore brasileiro. No entanto, na história real, temos algumas figuras marcantes que dedicaram suas vidas a proteger as florestas e o meio ambiente como um todo. 

Chico Mendes e Dorothy Stang são nomes conhecidos na proteção às florestas. O primeiro ganhou destaque ao lutar contra o desmatamento da Amazônia, enquanto a segunda protegeu as florestas de madeireiros e fazendeiros que causavam destruição às áreas naturais. Os dois acabaram sendo mortos em função das causas que defendiam.

Importância das florestas para o mundo

Mesmo quem vive nas grandes cidades, longe de matas, sabe a importância que as florestas têm para o meio ambiente. Isso, consequentemente, tem impacto direto na vida de todos os seres humanos, seja ecológico, social ou economicamente. Por isso, proteger as matas é fundamental!

São as florestas que ajudam a regular o clima e tentam diminuir a velocidade do aquecimento global. A região é capaz de filtrar o ar, deixando-o mais adequado para todos. Além disso, a conservação do solo, a geração de alimentos e matérias-primas, e as paisagens incríveis são mais alguns dos benefícios!

O que podemos fazer para ajudar as florestas

Para ajudar a preservar as florestas, todos podemos ter atitudes positivas mesmo dentro de casa. Pequenas mudanças fazem grande diferença no impacto ambiental. Contudo, é importante lembrar que essas ações não devem ser feitas somente no Dia da Proteção das Florestas, mas todos os dias!

Dia de proteção às florestas

 

Evite produtos ilegais

Uma das principais formas de ajudar o Dia de Proteção às Florestas é não adquirir produtos feitos com madeira ilegal, ou seja, resultado de desmatamento irregular. Por isso, tudo o que não for feito de material de reflorestamento deve ser banido do seu dia a dia. Dessa forma, você não alimenta um mercado irregular.

Use papéis recicláveis

Atualmente, é muito comum encontrarmos cadernos ou pacotes de folhas brancas feitas de papel reciclado. Sempre que possível, escolha essa opção, que é mais sustentável e tem a mesma função dos papéis brancos. 

Jamais coloque fogo em matas

Além de causar muito mal aos seres humanos, o fogo é totalmente prejudicial às florestas. Mesmo que não intencionalmente, você pode acabar causando um incêndio jogando uma bituca de cigarro em uma área de mata. Isso pode acontecer principalmente em épocas mais secas. 

Não jogue lixo no meio ambiente

Essa é uma lição que se aprende na escola, quando criança, e deve ser levada para toda a vida. Lugar de lixo é no lixo certo, seja reciclável ou não. Por isso, nunca jogue resíduos ou qualquer coisa nas florestas, rios, etc. 

Além da população, é responsabilidade dos governantes criar leis e medidas que protejam as florestas. São elas que vão ajudar a impedir o desmatamento ilegal e outras formas de destruição às matas, às espécies nativas e à vegetação em geral.  No Brasil, a Lei Nº12.651, de 2012, é que tem o papel de  garantir a preservação da vegetação nativa e florestas. 

A Biossance protege o meio ambiente e cuida da sua pele

Para ajudar o meio ambiente, você pode encontrar produtos biodegradáveis que não oferecem nenhum dano ao meio ambiente. Dê preferência a esse uso, já que os itens são feitos com tecnologias que ajudam a não agredir a natureza. 

O catálogo da Biossance é feito somente de itens que se enquadram nesse requisito, pois são fabricados sem ingredientes tóxicos e possuem embalagem reciclável. Além disso, dão resultados incríveis para os cuidados com sua pele!

Fique por dentro das novidades do blog da Biossance!

Aqui, no blog da Biossance, temos conteúdos relacionados ao meio ambiente e práticas sustentáveis. Como você pode acompanhar, o Dia de Proteção às Florestas é um deles. E, claro, você pode se informar também sobre dicas de beleza e produtos que não agridem o meio ambiente!




×