Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Dia do Homem: os cuidados também são importantes para eles!

15 julho, 2021

Dia do Homem: os cuidados também são importantes para eles!

Você sabia que o Brasil tem uma data especial para comemorar o Dia do Homem? Desde 1992, o dia 15 de julho está reservado para conscientizar as pessoas sobre diversas questões sociais que os homens enfrentam, de forma a desestigmatizar muitas imposições que o sexo masculino tem sobre si.

Por isso, não é só um dia de comemoração, mas também uma data para nós refletirmos como a masculinidade pode ser reinventada para que os homens não sofram com os efeitos negativos. Quer conhecer mais um pouco sobre o Dia Nacional do Homem? É só continuar lendo!

Por que 15 de julho?

Não se sabe exatamente porque 15 de julho é o Dia do Homem aqui no Brasil. A sugestão dessa data foi feita pela ONE, a Ordem Nacional dos Escritores, e assim ficou. Reza a lenda que esse é o dia de aniversário da mãe de um dos membros da organização.

No resto do mundo, contudo, a data é chamada de Dia Internacional do Homem”, sendo comemorada no dia 19 de novembro, no mês do combate ao câncer de próstata. As datas têm propósitos parecidos, que incluem:

  • Promover as posições masculinas na sociedade;
  • Comemorar suas contribuições;
  • Destacar a discriminação do homem em certas áreas;
  • Criar um mundo mais seguro;
  • Focar na saúde masculina.

Cada um desses pilares conta com alguns motivos para que as pessoas se unam a fim de refletir sobre os efeitos do homem na sociedade e vice-versa. Por isso a data é tão importante e vem ganhando cada vez mais força a cada ano que passa.

A transformação da masculinidade

Há anos o conceito de masculinidade tóxica vem sendo discutido. Mas você já parou para se perguntar por que esse é um tema tão recorrente? E por que, depois de tantos anos, ainda é tão atual? Para entender por que a masculinidade está tão comumente relacionada a uma ideia negativa, precisamos falar sobre ela em si.

Basicamente, o conceito de masculinidade é um conjunto de normas impostas pela sociedade em pessoas do gênero masculino, que determinam alguns atributos que elas devem ou não devem ter. Essas ideias podem ser tão impregnadas em meninos e homens que eles acabam duvidando de si mesmos quando se desviam de algumas delas.

Por isso a discussão sobre a masculinidade no Dia do Homem é tão importante. É fundamental para a saúde mental e física dos homens entender até que ponto a masculinidade pode afetá-los negativamente e, a partir disso, construir uma nova visão do que é ser masculino de fato.


dia do homem

Os cuidados com a pele masculina, por exemplo, são um estigma que muitos homens já passaram a quebrar. Por anos, cuidar da pele e ter uma rotina de skincare era visto como “antimasculino” e era utilizado como um argumento para ridicularização. Isso, é claro, não faz sentido algum.

Os homens e os cuidados com a pele

A pele masculina precisa de tantos cuidados quanto qualquer outra. Por isso, é preciso recorrer ao skincare não somente estético, mas também focado na saúde. A pele é o maior órgão do nosso corpo, e mantê-la saudável reflete de diferentes formas em nossa saúde geral.

Se você está procurando dicas de como começar uma rotina de skincare para homens, está no lugar certo. Aqui, na Biossance, temos produtos para todos, cuidando das pessoas e também do ambiente. Ao iniciar os cuidados com a pele, há três passos que você não pode pular: a limpeza, a hidratação e a proteção.

A limpeza pode ser feita com um sabonete, gel ou óleo de sua escolha, como o Óleo de Limpeza com Esqualano da Biossance. Esse passo é fundamental para que a pele fique devidamente higienizada, evitando que os poros fiquem bloqueados. Em seguida, você pode aplicar um hidratante com a textura que mais te agradar.

Para finalizar, não importa a hora ou local, o protetor solar não pode ficar de fora. Ele vai te proteger contra um dos radicais livres mais poderosos que há: a radiação solar. Isso ajuda a evitar o envelhecimento e protege contra o câncer de pele.

Cuidados adicionais

Mesmo que esses sejam os passos básicos de uma rotina de cuidados com a pele, isso não significa que você precise parar por aí! Você pode adicionar produtos para otimizar o seu skincare masculino e passar o Dia do Homem com uma pele bem-cuidada!

Se você faz a barba todos os dias, por exemplo, sua pele pode estar irritada e sensível em algumas áreas. Utilizar uma máscara ou óleo calmantes pode ajudar a diminuir a irritação nesses locais e deixar a pele mais receptiva a outros tratamentos.

Se você tem a pele muito seca ou muito oleosa, alguns produtos e texturas diferentes podem ajudar na hora de fazer o tratamento ideal. Lembre-se de que a melhor maneira de criar a rotina perfeita é com a ajuda de um dermatologista!

A Biossance cuida de todos!

Gostou de descobrir mais sobre a importância do Dia do Homem? Então, não deixe de aproveitar nossos outros conteúdos aqui, no blog da Biossance, e aprender ainda mais sobre as datas comemorativas importantes para nós e para o ambiente!




×