A leitura é uma das principais formas de viajarmos a diversos países, épocas e realidades no conforto do nosso lar. Para celebrar todos os benefícios que ela pode trazer a nossa vida profissional e pessoal, celebramos anualmente o Dia do Livro em 23 de abril.
Como todos sabem, ler é uma atividade muito importante, pois, além de ajudar no desenvolvimento do cérebro, previne doenças, melhora a memória e estimula a imaginação. Pensando nisso, separamos alguns títulos que podem te agradar, mas que tal também aproveitarmos para aprender um pouco mais sobre a data?
Criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), o Dia Mundial do Livro é na mesma data em que também celebramos os direitos do autor. A definição do evento aconteceu durante o XXVIII Congresso Geral de Paris, em 1995.
O principal motivo para a escolha do dia 23 de abril foi a data da morte de três grandes escritores mundiais: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Além disso, o dia coincide com o nascimento de alguns autores, como é o caso de Maurice Druon, Manuel Mejía Vallejo e Vladimir Nabokov.
Outra curiosidade que fez diferença na escolha da data foi a tradição catalã. Por lá, é muito comum dar uma rosa para quem comprar um livro no dia de São Jorge, em 23 de abril. Nessa época, as ruas catalãs se enchem de barraquinhas de flores e livros de terror, romance, autoajuda, suspense e muito mais, por ótimos preços.
Uma das principais funções do Dia do Livro é nos lembrar sobre como essa atividade nos ajuda no desenvolvimento de diversas áreas das nossas vidas. Seja para aprimorar os estudos ou aproveitar o tempo livre, os livros são excelentes companhias, principalmente durante esse período de isolamento social.
Esse evento funciona como um lembrete do quanto a leitura, seja em livros digitais ou físicos, é capaz de refinar nosso vocabulário. Mas não para por aí, já que esse hábito aprimora o raciocínio, aperfeiçoando a interpretação de texto. Isso acontece porque trabalhamos a escrita e as linhas de pensamento enquanto lemos.
A dica para melhorar o hábito de leitura é ter um título interessante sempre por perto. Isso pode ser feito de duas maneiras: de forma tradicional, com um livro físico, ou com um ebook, uma opção on-line armazenada em tablet com tecnologia própria para a leitura.
Durante o último ano, temos passado muito mais tempo em casa por causa das medidas preventivas contra o coronavírus. Porém, isso não quer dizer que esse momento precisa ser monótono. Pelo contrário, que tal aproveitar o tempo livre para desenvolver conhecimentos ou mergulhar em uma história?