Continuar Comprando

Complete sua compra:
Lip balm vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho G R$26

Dia do livro: importância da data e dicas de leituras para ler durante a pandemia

23 abril, 2021

Dia do livro: importância da data e dicas de leituras para ler durante a pandemia

A leitura é uma das principais formas de viajarmos a diversos países, épocas e realidades no conforto do nosso lar. Para celebrar todos os benefícios que ela pode trazer a nossa vida profissional e pessoal, celebramos anualmente o Dia do Livro em 23 de abril.

Como todos sabem, ler é uma atividade muito importante, pois, além de ajudar no desenvolvimento do cérebro, previne doenças, melhora a memória e estimula a imaginação. Pensando nisso, separamos alguns títulos que podem te agradar, mas que tal também aproveitarmos para aprender um pouco mais sobre a data?

Origem do Dia do Livro

Criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), o Dia Mundial do Livro é na mesma data em que também celebramos os direitos do autor. A definição do evento aconteceu durante o XXVIII Congresso Geral de Paris, em 1995.

O principal motivo para a escolha do dia 23 de abril foi a data da morte de três grandes escritores mundiais: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Além disso, o dia coincide com o nascimento de alguns autores, como é o caso de Maurice Druon, Manuel Mejía Vallejo e Vladimir Nabokov.

Outra curiosidade que fez diferença na escolha da data foi a tradição catalã. Por lá, é muito comum dar uma rosa para quem comprar um livro no dia de São Jorge, em 23 de abril. Nessa época, as ruas catalãs se enchem de barraquinhas de flores e livros de terror, romance, autoajuda, suspense e muito mais, por ótimos preços.

Importância da leitura

Uma das principais funções do Dia do Livro é nos lembrar sobre como essa atividade nos ajuda no desenvolvimento de diversas áreas das nossas vidas. Seja para aprimorar os estudos ou aproveitar o tempo livre, os livros são excelentes companhias, principalmente durante esse período de isolamento social.

Esse evento funciona como um lembrete do quanto a leitura, seja em livros digitais ou físicos, é capaz de refinar nosso vocabulário. Mas não para por aí, já que esse hábito aprimora o raciocínio, aperfeiçoando a interpretação de texto. Isso acontece porque trabalhamos a escrita e as linhas de pensamento enquanto lemos.

A dica para melhorar o hábito de leitura é ter um título interessante sempre por perto. Isso pode ser feito de duas maneiras: de forma tradicional, com um livro físico, ou com um ebook, uma opção on-line armazenada em tablet com tecnologia própria para a leitura.

Títulos para ler na quarentena

Durante o último ano, temos passado muito mais tempo em casa por causa das medidas preventivas contra o coronavírus. Porém, isso não quer dizer que esse momento precisa ser monótono. Pelo contrário, que tal aproveitar o tempo livre para desenvolver conhecimentos ou mergulhar em uma história?

dia mundial do livro
Para inspirar, separamos algumas dicas de livros que podem ser ótimos passatempo naqueles minutinhos antes de dormir ou durante o final de semana. Confira nossas indicações e aproveite o Dia do Livro na companhia de uma história cativante!

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir

Quer aprofundar os conhecimentos sobre o movimento feminista? O livro “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir, é uma ótima opção. Publicado originalmente em 1949, a obra analisa a situação da mulher perante a sociedade.

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Clássico entre os livros de romance, “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, gira em torno da história de amor de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Entretanto, ao longo dos capítulos, deparamo-nos com pontos mais profundos, como ascendência e desprezo social, equívocos, julgamentos e autoconhecimento.

Eu sou Malala - Malala Yousafzai e Christina Lamb

Se você gosta de ler biografias, a história de Malala irá te conquistar. Em “Eu sou Malala”, encontramos a história de uma menina que, aos dezesseis anos, tornou-se um símbolo na luta pelos direitos à educação das mulheres no Paquistão. Confira outras curiosidades em nosso post sobre mulheres históricas.

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Para os amantes de livros de suspense, nossa indicação é o best-seller “Garota Exemplar”. Em uma narrativa não linear, a autora Gillian Flynn faz o leitor embarcar em uma atmosfera dúbia, capaz de fazê-lo mudar de opinião a cada capítulo. A trama também traz um humor inteligente e relatos de um casamento em crise.


As Ruínas - Scott Smith

Em “As Ruínas”, quatro amigos (Jeff, Amy, Eric e Stacy) resolvem passar as férias em Cancún, no México. Durante o passeio, eles conhecem um turista alemão que os convence a procurar o irmão dele, que desapareceu com a namorada após visitar umas ruínas. Contudo, para isso, eles enfrentarão uma selva aterrorizante.

Acompanhe as novidades do blog Biossance!

Deu para perceber o quanto o Dia da Leitura é importante nas nossas vidas, não é? Aqui, no blog da Biossance, é assim: tem sempre um conteúdo especial e informativo esperando por você. Quer aprender mais sobre beleza, empoderamento, sustentabilidade e saúde? Fique de olho em nossas novidades!





×