Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Guasha de Quartzo Rosa Biossance R$79

Dia Mundial da Alimentação: guia de sustentabilidade

18 outubro, 2021

Dia Mundial da Alimentação: guia de sustentabilidade

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde 1981 a fim de desenvolver uma reflexão sobre a alimentação. O dia 16 de outubro foi escolhido porque marca também a origem da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que aconteceu em 1945.

A cada ano, um novo tema é escolhido para debate em diversos eventos e atividades que ocorrem em todo o mudo. O tema do Dia Mundial da Alimentação em  2021 é “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”. Em tempos de mudanças climáticas, é muito importante cada um fazer a sua parte para todos terem acesso a uma alimentação digna.

A equipe da Biossance preparou um material com dicas e informações para você melhorar a sua alimentação enquanto ajuda o meio ambiente. Quer saber mais? Continue acompanhando nas próximas linhas!

O que é alimentação consciente?

Alimentação consciente não significa comer apenas vegetais e produtos orgânicos, mas sim aumentar a nossa consciência na hora de escolher o que vai para o nosso prato e, depois, para dentro do nosso corpo.

Por isso, é muito importante prestar atenção nos ingredientes de produtos industrializados que utilizamos e se informar sobre toda a cadeia de produção até aquele alimento chegar na prateleira do mercado.

Isso também vale para alimentos que vêm da terra. Já tentou se informar sobre pequenos produtores perto da sua casa? Comprar verduras e legumes frescos de uma família faz a roda da economia girar muito mais perto da gente, e isso também é alimentação consciente!

Você já prioriza o pequeno produtor? Quer dar um próximo passo para reduzir os impactos no meio ambiente por meio de uma alimentação sustentável? Então, se prepare para as dicas que preparamos neste Dia Mundial da Alimentação.

Veganismo ou vegetarianismo?

Segundo a Sociedade Brasileira Vegetariana, em 2018, 14% da população brasileira optava pela alimentação vegetariana. Dessa porcentagem, sete milhões seriam veganos, totalizando cerca de 30 milhões de brasileiros que não consomem nenhum tipo de carne.

Se você ainda fica na dúvida sobre a diferença entre os termos, a gente explica! Veganos, além de não comerem carne, não consomem nenhum produto de origem animal. Uma pessoa vegana não compra roupas de couro nem cosméticos com ingredientes de origem animal, por exemplo.

Já os vegetarianos, além de consumirem produtos de origem animal, como roupas e acessórios de couro, também se alimentam de derivados, como leite, ovos e mel – algo que não acontece na alimentação vegana.

Achou muito radical? Temos uma boa notícia! Há também o grupo dos pescetarianos, aqueles que consomem apenas peixe e frutos do mar, ou seja, um meio caminho entre a dieta carnívora e a vegana. Experimente tirar aos poucos a carne vermelha do seu prato e o impacto na natureza já será gigante.

Qual a importância dos alimentos orgânicos?

Após aprender a ler os rótulos dos alimentos e diminuir o consumo de carne, é importante também priorizar os alimentos orgânicos. A produção de alimentos desse tipo não inclui adubos químicos, agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente e a nossa saúde.

Além disso, o produtor deve fazer uso responsável de recursos naturais, como água, terra e ar, e precisa respeitar a comunidade em que está inserido. Por isso, o alimento orgânico é essencial para a manutenção de uma sociedade sustentável.

dia mundial da alimentação

Então, da próxima vez que você for ao mercado, preste atenção nos produtos que contêm o símbolo de alimento orgânico antes de colocar alguma coisa no carrinho. Mas cuidado com o greenwashing! Como já explicamos no blog, essa prática é comum e prejudica o meio ambiente e o consumidor.

Comece hoje a ter uma vida mais saudável!

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para tentar uma vida mais sustentável? Há receitas vegetarianas deliciosas, e nada melhor que um sábado para testá-las! Dá para ir do básico, como um macarrão com molho de cogumelos, até uma receita sofisticada, como um suflê de couve-flor.

Outra dica é fazer suas compras no mercado do bairro ou, se precisar se deslocar de carro, combinar com os vizinhos para irem juntos. Assim, vocês economizam uma viagem de carro, contribuindo para um ar menos poluído.

Você também pode aproveitar e garantir uma nova rotina de skincare totalmente vegana e cruelty-free visitando a nossa loja virtual. Sabia que além de veganos, nossos produtos são livres de fragrância e de mais de dois mil ingredientes tóxicos? Sim, eles fazem bem para o meio ambiente e para você!

O momento para ter uma vida mais sustentável é agora! Não tenha medo de experimentar coisas novas ou de errar durante esse processo. O importante é tentar melhorar a cada dia, dando um passo de cada vez. Sua saúde e o meio ambiente agradecem!

A Biossance acredita num mundo mais sustentável!

Aqui, no blog da Biossance, você não encontra apenas dicas de cuidados com sua pele, porque acreditamos que uma vida sustentável vai muito além da skincare em dia. Acompanhe nossos posts e fique por dentro de assuntos tão importantes quanto o Dia Mundial da Alimentação!


×