Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Dia Mundial dos Oceanos e sua importância

10 junho, 2021

Dia Mundial dos Oceanos e sua importância

Você sabia que os oceanos cobrem cerca de três quartos da superfície da Terra? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de três bilhões de pessoas no planeta dependem dessa biodiversidade. É por esse e diversos outros motivos que o Dia Mundial dos Oceanos é tão importante.

Entre os principais objetivos dessa data está relembrar o valor dos oceanos e sua influência para o equilíbrio da vida no planeta. Para isso, são realizados diversos eventos e atividades relacionados à conscientização social. Quer saber por que devemos preservar os oceanos? Continue nos acompanhando!

Origem do Dia Mundial dos Oceanos

Celebrado anualmente em 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos foi instaurado durante a Rio-92, uma conferência das Nações Unidas voltada ao meio ambiente e ao desenvolvimento. Assim como o nome sugere, a reunião ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992.

Apesar de o Dia Mundial dos Oceanos ser celebrado desde que houve a conferência, a ONU só oficializou a data em 2008. Desde então, todo ano a celebração apresenta um tema diferente para abordar o assunto. O deste ano será “Os oceanos: vida e subsistência”.

Importância do Dia Mundial dos Oceanos

Ainda está em dúvida sobre qual a importância dos oceanos? Saiba que eles têm a função de absorver CO2, o gás responsável pelo aquecimento global. Eles também são uma excelente via de transporte, fornecem alimentos e têm papel fundamental no equilíbrio climático mundial.

Porém, essas qualidades têm sofrido constantes alterações devido à falta de cuidado ambiental. Um exemplo disso são os avanços do aquecimento global, que prejudicam o funcionamento da circulação termohalina.

Essa circulação acontece quando há diferenças de densidades ocasionadas por variações de salinidade e temperatura das águas. Quando modificada, ela pode causar quedas nas temperaturas.

A pesca fantasma, prática de descartar ou esquecer anzóis, redes, linhas e outras armadilhas no mar, é outra situação que pode ameaçar a vida marinha. Uma vez que peixes e outras espécies ficam presos nesses acessórios, eles acabam feridos, mutilados ou mortos, o que é extremamente prejudicial para os animais.

Nossa preocupação não pode parar por aí! Segundo um estudo feito pela Ellen MacArthur Foundation, uma instituição de caridade do Reino Unido, até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes. A boa notícia é que podemos conscientizar as pessoas por meio de eventos como o Dia Mundial dos Oceanos.

Atitudes para pôr em prática no dia a dia

Depois de entender o que é o Dia Mundial dos Oceanos e a importância de sua data, a dúvida que fica é: podemos fazer alguma coisa para contribuir para a preservação da vida marinha? A resposta é sim! Existem diversas atitudes simples que podem impactar positivamente a vida nos oceanos. Confira algumas delas abaixo!

por que devemos preservar os oceanos

Evite o plástico de uso único

Toneladas de resíduos plásticos são gerados diariamente e, de acordo com a ONU, mais de 40% desse material é fabricado para ser usado uma única vez. Por isso, prefira produtos e acessórios reutilizáveis ou que sejam biodegradáveis. As ecobags, por exemplo, são ótimas para substituir as sacolas.

Consuma marcas que cuidam do meio ambiente

Outra forma de fazer a sua parte no cuidado dos oceanos é apostando em empresas que prezam pela sustentabilidade, como, por exemplo, a Biossance. Por aqui, você encontra produtos clean beauty com fórmulas que não são tóxicas para sua pele nem para a natureza.

Repense em como lavar suas roupas

As roupas de origem sintética, como poliamida ou poliéster, liberam milhares de fibras no esgoto que acabam desaguando em oceanos e sendo ingeridas por peixes. Caso você tenha roupas com esse tipo de tecido, junte todas em uma lavagem só. Vale também apostar em opções não sintéticas.

Apoie organizações de proteção à vida marinha

Que tal aproveitar o Dia Mundial dos Oceanos para dedicar seu tempo ou contribuir financeiramente em uma instituição que preserve tanto o menor quanto o maior oceano do mundo? No site da ONU você encontra diversas instituições. Dê uma olhadinha nas alternativas disponíveis e coloque a mão na massa!

Biossance nos cuidados com a vida marinha

Um dos principais ingredientes da Biossance é o esqualano vegetal. Embora o esqualeno seja produzido pelo nosso próprio corpo, com o passar dos anos a produção vai diminuindo. Por isso, é importante repor essa hidratação, garantindo uma pele ainda mais bonita, jovial e saudável.

Por muitos anos, esse superemoliente foi retirado do fígado de tubarões, o que prejudicava a existência de diversas espécies, ou produzido com olivas, um método instável. Para suprir essa necessidade, nossos cientistas encontraram uma solução eficaz e totalmente segura por meio da biotecnologia.

Com esse trabalho, conseguimos salvar dois milhões de tubarões por ano enquanto cuidamos da sua pele. O componente que compõe cada gotinha do nosso emoliente é a cana-de-açúcar renovável brasileira, que além de possuir ação instantânea, nutre, hidrata e acalma a pele sem prejudicar o planeta.

Fique por dentro das nossas novidades!

Gostou de saber um pouco mais sobre a data? Aqui, no blog da Biossance, sempre trazemos conteúdos que agregam nos seus estudos sobre sustentabilidade. Também temos artigos voltados para a beleza limpa, o empoderamento feminino e muito mais. Confira!




×