Voltar para a loja

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Doença de Bowen: o que é, causas, tratamentos e sintomas

21 julho, 2022

Doença de Bowen: o que é, causas, tratamentos e sintomas

É comum aparecerem algumas manchinhas na pele, mas é importante entender a causa do surgimento delas. Isso porque, algumas vezes, elas podem ser resultantes de alguma patologia, como no caso da doença de Bowen

Ela se manifesta na pele por meio de pequenas manchas avermelhadas ou marrons. Para você entender melhor o que é doença de Bowen, desenvolvemos um guia completo sobre o aparecimento dessas manchinhas no rosto ou no corpo. Confira!

O que é doença de Bowen?

Também conhecida como carcinoma espinocelular in situ, a doença de Bowen é um tipo de tumor que pode se manifestar em formato de manchas únicas ou múltiplas na pele. Como elas podem ocorrer por todo o corpo, uma dica é sempre ficar de olho no aparecimento delas.

A característica dessa doença é que, diferentemente das normais, as manchas crescem ao longo do tempo. Além disso, segundo a Dra. Vanessa Ottoboni, médica especializada em dermatologista, “existem alguns fatores que podem influenciar o aparecimento da doença, como a exposição prolongada à RX, radioterapia, doenças que cursam como imunossupressão, como HIV ou medicações como quimioterapia”. 

Quais são os sintomas da doença?

As manchas são os principais sintomas da doença de Bowen, podendo ser únicas ou múltiplas, espalhadas por todo o corpo. Elas são mais frequentes nas pernas, no pescoço e na cabeça.

Os sintomas da doença também podem aparecer na virilha, nas palmas das mãos e na região genital, principalmente em mulheres que já contraíram o vírus do HPV. Junto às manchas podem ocorrer coceira e descamação, e as lesões podem ter alto-relevo e crostas.

Vale lembrar que as manifestações podem variar de uma pessoa para outra, podendo ser menores ou maiores, com outras características próprias.

Principais causas da doença

A principal causa da doença de Bowen é a exposição aos raios ultravioletas do sol sem a proteção adequada. Porém, outros fatores podem influenciar o aparecimento dessas manchas no corpo, como baixa do sistema imunológico, doenças autoimunes ou crônicas, infecções virais e muitos outros.

Como ocorre o diagnóstico da doença?

Para diagnosticar corretamente as doenças, é preciso consultar-se com um profissional especializado de sua confiança. O dermatologista vai observar as manchas com ajuda da dermatoscopia, um método para visualizar a pele com um aparelho que amplia a imagem.

Depois dessa avaliação, ele pode pedir uma biópsia para verificar se as células das manchas são malignas ou benignas. Contudo, não se preocupe, esse é um procedimento comum utilizado pelos especialistas para um diagnóstico mais certeiro.

Por meio desses procedimentos é possível ter o diagnóstico correto, já que as manchas na pele podem, muitas vezes, parecer outras doenças comuns. De acordo com a Dra. Vanessa, aproveite a consulta com o dermatologista e tire todas suas dúvidas sobre os assuntos relacionados à sua pele e para fazer uma revisão de todas as suas pintas. 

Mulher se olhando no espelho.

Como ocorre o tratamento?

O tratamento da doença de Bowen varia de uma pessoa para outra, visto que as lesões podem ser características diferentes. Há a opção não cirúrgica e a cirurgia, mas o método deve ser escolhido pelo médico especialista. 

Ele pode ser feito com excisão, laserterapia, radioterapia, crioterapia, quimioterapia tópica, terapia fotodinâmica, curetagem e com muitos outros métodos. Durante todo o tratamento, é recomendado evitar a exposição aos raios solares sem a proteção recomendada, já que esse é um dos principais fatores de causa da doença.

É utilizado mais de um tratamento?

Várias terapias podem ser utilizadas no tratamento da doença. Tudo pode variar conforme a quantidade de lesões espalhadas, o tamanho das manchas, a idade, a presença ou a ausência de certos sintomas, a saúde geral do indivíduo e muitos outros fatores.

Há cura para a doença de Bowen?

Afinal, doença Bowen tem cura? Alguns tratamentos, tanto cirúrgicos quanto não cirúrgicos, podem remover ou destruir as células afetadas pela doença. Vale lembrar que, em alguns casos, não é possível fazer a remoção completa da mancha. Contudo, não se preocupe, pois tudo depende das características das lesões, em geral a lesão apenas cresce localmente, sendo raro os casos de metástases para outros órgãos, completou Dr. Vanessa.

Como prevenir-se da doença?

Como uma das principais causas do surgimento da doença é a exposição aos raios solares, a melhor maneira de se prevenir é proteger-se do sol. Para isso, passe protetor solar tanto ao sair de casa quanto quando estiver em sua residência. 

Além disso, evite se expor ao sol solar nos horários mais quentes do dia e lembre-se de optar por camisetas, bonés, chapéus ou até lenços para ampliar a proteção.Por último, reaplique o protetor solar ao longo do dia.

Caso seu corpo ou seu rosto entre em contato com a água, é preciso passar o produto novamente. Assim, você se mantém protegida. Lembre-se de manter uma regularidade de consultas com seu dermatologista, já que uma lesão aparentemente parece normal, pode se tratar de uma Bowen ou outro tipo de câncer de pele.

Aproveite e fique por dentro das novidades com o Biossance!

Por aqui no blog da Biossance, estamos sempre por dentro das novidades, abordando os melhores assuntos, como tudo sobre a doença de Bowen. Aproveite a visita e confira nosso incrível catálogo. Há diversos produtos para todos os tipos de pele, você não pode perder!



×