Continuar Comprando

Complete sua compra:
Espátula Rosé Gold R$49
Saquinho de Linho Tamanho G R$29

Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar

24 setembro, 2020

Quem tem pele oleosa está sempre buscando formas de mantê-la equilibrada e livre do excesso de oleosidade. Porém, quando esse esforço é feito em excesso, você abre a possibilidade de causar um efeito rebote na pele.

Na prática, quando o óleo natural da pele é removido excessivamente, a barreira natural de hidratação é rompida. Ou seja, ela entende que precisa produzir mais óleo para compensar essa perda.

Para saber mais sobre o que é efeito rebote, acompanhe abaixo um guia especial que, nós, da equipe Biossance, preparamos. A seguir, você encontrará as melhores dicas para evitar esse tipo de situação e manter o bem-estar da pele.

Quais as principais causas do efeito rebote?

Como dissemos acima, o efeito rebote mais conhecido é o da oleosidade, que acontece quando ocorre uma tentativa excessiva de conter a produção de óleo. Desse modo, a pele reage para avisar que está acontecendo uma interferência em seu manto hidrolipídico.

Esse manto tem uma função muito importante na proteção da pele, evitando a perda de água e a penetração de agentes externos possivelmente agressivos para a pele. Portanto, quanto mais óleo você retirar, mais o organismo vai produzir, já que visa a compensação do ressecamento.

Vale lembrar que as alterações climáticas e hormonais também são responsáveis pelo aumento na produção de óleo e pela ocorrência de acne. Por isso, o ideal é reparar em toda a sua rotina e avaliar qual é o principal fator que está causando essas mudanças no organismo.

O efeito rebote acontece apenas em peles oleosas?

Engana-se quem pensa que o efeito rebote atinge apenas a pele oleosa. Afinal, ele pode acontecer em peles secas, mistas e normais. Em geral, isso ocorre devido à alta utilização de produtos agressivos que alteram essa barreira de proteção natural, removendo toda hidratação natural.

Toda pele, independentemente do tipo, tem uma quantidade de sebo que protege e dá viço ao rosto. Por isso, o ideal é fazer um tratamento equilibrado, que seja apropriado às suas necessidades.

Como controlar o efeito rebote na pele?

A primeira dica para evitar o efeito rebote na pele oleosa, mista ou normal é apostar em produtos que contenham fórmulas adequadas a ela. Além disso, é importante fazer a limpeza do rosto por, no máximo, duas vezes ao dia, com limpadores em gel ou óleo, de acordo com a necessidade da pele.

Vale lembrar que é muito importante que o produto escolhido não tenha detergente em sua composição. Isso porque, esse ingrediente pode atuar desequilibrando a proteção natural da pele.

Investir em um hidratante também ajuda a controlar a oleosidade, protegendo a barreira cutânea da perda de água e prevenindo contra danos causados pela poluição. Essas medidas, em conjunto com o filtro solar, evitam o efeito rebote na pele, deixando-a muito mais bonita e saudável.

Qual a importância da hidratação para evitar o efeito rebote?

Hidratar a pele é essencial para fazer o organismo entender que ele não precisa produzir nada em excesso para proteger a pele. Por isso, o ideal é que ele seja incluído na sua rotina de cuidados com a pele oleosa logo após o processo de limpeza e tonificação do rosto.

Quem tem problemas com oleosidade pode achar que não precisa fazer hidratação facial, mas isso não é verdade, justamente por causa do efeito rebote. A escolha do hidratante adequado é essencial para esse equilíbrio. No caso das peles oleosas, opte pelo gel hidratante, pois ele é mais leve e contém rápida absorção.

Além disso, quando a hidratação da pele oleosa é feita de forma correta e adequada, ela proporciona nutrientes que dão viço. Isso quer dizer que o rosto fica com um aspecto muito mais bonito e a luminosidade saudável.

Agora se a sua pele é seca, o ideal é apostar em cremes mais densos, que demoram mais para serem absorvidos. Deste modo, eles protegem a pele desidratada por muito mais tempo.

Como cuidar da pele oleosa?

O primeiro passo nos cuidados com a pele oleosa é a limpeza e a tonificação, que devem ser feitas ao acordar e antes de dormir. Esses processos ajudam a manter a pele limpa e livre de agentes que prejudicam o bem-estar e a aparência dela.

Feito isso, o próximo passo é fazer a hidratação do rosto. Uma boa dica é utilizar o Gel Hidratante Pro Bio com Esqualano da Biossance. Ultra-hidratante, ele melhora e mantém a hidratação da superfície da pele, reduzindo visivelmente a vermelhidão e a aparência de poros dilatados.

Para finalizar o tratamento diário, você pode aplicar o Óleo Facial de Vitamina C com Rosas e Esqualano. Apesar de parecer contraindicativo, ele pode agir nas peles oleosas como um coadjuvante do filtro solar, já que protege a pele contra a luz azul. Quando ela está limpa e equilibrada, ele traz benefícios antioxidantes incríveis.

Encontre produtos clean beauty na Biossance!

Agora que você já sabe como funciona o efeito rebote na pele e quais as melhores técnicas para evitá-lo, aproveite para conhecer os produtos da Biossance. Livres de mais de dois mil ingredientes tóxicos, eles também são cruelty-free e veganos. Agende uma consultoria grátis para saber mais!


×