Continuar Comprando

Complete sua compra:
Lip balm vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho G R$26

Empoderamento feminino: conheça e se inspire nesse termo

13 outubro, 2020

O empoderamento feminino nunca esteve tão presente na vida das mulheres como atualmente. É algo que vem promovendo mudanças importantíssimas na sociedade e na mentalidade das pessoas. Mas todas sabemos que ainda há muito a ser conquistado, seja com relação aos nossos direitos ou a segurança.

Sabe quando uma mulher está apresentando ideias à empresa e sem motivo aparente ela é interrompida por homens em uma conversa importante? Esse é um exemplo clássico de manterrupting. O pior é que no final, dificilmente escutam o que ela tinha para dizer.

Já deu para perceber que o empoderamento feminino visa principalmente a equidade de gênero, e se baseia nos sete princípios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Para conhecer todos os conceitos, acompanhe abaixo a matéria do blog da Biossance sobre o assunto!

Quais são os princípios de empoderamento feminino nas empresas?

Basicamente, os princípios do empoderamento feminino nas empresas consistem na conquista da igualdade e no acesso às mesmas oportunidades que os homens já possuem. São eles:

  • Estabelecer liderança feminina no ambiente corporativo;
  • Tratar todas as pessoas, independentemente do gênero, de maneira justa e respeitosa no ambiente de trabalho;
  • Garantir segurança, saúde e bem-estar a todas as mulheres e homens que fazem parte da empresa;
  • Promover o desenvolvimento pessoal, a capacitação e a educação de todas as mulheres;
  • Apoiar o empreendedorismo feminino e proporcionar políticas que deem poder às mulheres do marketing;
  • Incentivar a igualdade de gênero através de ações direcionadas à comunidade,
  • Documentar e verificar os progressos feitos pelas empresas em relação à promoção da igualdade de gênero.

 

Mulheres empoderadas empoderam outras mulheres

O empoderamento da mulher é um dos pilares do amor-próprio, e isso é percebido em pequenas ações da sua vida. Quando uma mulher tem consciência do seu valor, ela sempre vai querer ser reconhecida por suas competências e conquistas, e consequentemente a encoraja a ter ânimo em sua vida profissional e pessoal.

Para entender melhor sobre a importância do empoderamento e do feminismo, é válido relembrar como tudo começou. O Dia Internacional da Mulher, por exemplo, foi instituído após o dia 8 de março de 1911, quando um incêndio em uma fábrica de Nova York matou mais de 100 mulheres.

Desde o ocorrido, embora a sociedade esteja em constante evolução, ainda há muito pelo que lutar. Um dos principais desafios não é procurar novos avanços ou pensar em melhorias e sim manter-se em constante alerta para que os retrocessos não tomem conta e as conquistas sejam mantidas.

Por que empoderar?

Agora já deu para perceber que o empoderamento da mulher na política, no esporte e no ambiente de trabalho são úteis para toda sociedade. Os benefícios disso podem ser vistos nas mais diversas situações. Confira!

Variedade de opinião

A presença feminina no mercado de trabalho trouxe um novo olhar às questões corporativas, complementando um trabalho que anteriormente era feito apenas pelos homens.

Em um estudo liderado por Stephanie D. Preston, neurocientista cognitiva da Universidade de Michigan, mulheres estressadas tomam decisões melhores que homens estressados. Isso porque, quando expostas a uma carga intensa de estresse, as participantes preferiam soluções menores garantidas à correr riscos.

Retenção de talentos

Deixar de contratar um profissional apenas pelo gênero faz a empresa perder ótimas oportunidades de incorporar talentos à sua equipe. De acordo com a McKinsey, uma empresa de consultoria empresarial americana, as instituições que consideram a diversidade entregam resultados 25% maiores que as “não-diversas”.

Igualdade nas lideranças

A igualdade nas lideranças envolve a desconstrução de conceitos antigos. Embora as manifestações machistas ainda aconteçam, a luta pelos nossos direitos tem o objetivo de torná-las cada vez mais raras.

Combater o preconceito também ajuda a construir uma sociedade mais igualitária. Até porque, o empoderamento feminino não busca colocar a mulher em uma posição superior à do homem, mas sim no mesmo patamar. É graças a essa luta que muitas mulheres estão ganhando espaço em cargos de chefia e liderança.

Empreendimento inovador

O empoderamento também fortalece a iniciativa feminina na hora de empreender. Aqui, conseguimos mostrar nossos talentos, lançando serviços e produtos inovadores. Mas não para por aí, já que esses negócios movimentam a economia, provando que a igualdade faz toda a diferença.

Consciência crítica

Graças às lutas vitoriosas, temos diversas mulheres que cresceram sabendo do seu valor e do importante papel que desempenham na sociedade. Tudo isso porque o empoderamento fez elas conquistassem o direito de ter opinião, lutando todos os dias pelo que acreditam.

Conheça as soluções da Biossance!

Gostou de saber um pouco mais sobre o empoderamento feminino? Aqui, no blog da Biossance, você encontra conteúdos feitos especialmente para você. Continue navegando e confira diversos outros artigos inspiradores.

Aproveite para conhecer também nossos produtos. Por aqui, você encontra diversas opções para manter sua rotina de beleza limpa sempre em dia. Agende uma consultoria grátis para saber mais sobre a função de cada uma delas.


×