Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Entenda a importância de proteger sua pele contra os efeitos da luz azul

06 novembro, 2020

Você passa muito tempo olhando para telas? Seja trabalhando no computador, assistindo a séries ou rolando o feed das redes sociais? Então, atenção: a luz azul emitida por esses dispositivos pode trazer danos à saúde da sua pele.

Quer saber mais sobre o assunto e como se proteger dos efeitos dessa luz? Nós, da equipe Biossance, preparamos um guia completo sobre cuidados que podem ser adicionados à sua rotina de skincare. Mas, antes de continuar a leitura, que tal baixar o brilho da sua tela? Sua pele agradece!

Como a luz azul prejudica a nossa pele?

A gente sabe que com um mundo cada vez mais conectado fica difícil manter uma rotina que não inclua o uso do celular e do computador. Porém, assim como precisamos nos proteger dos raios solares para manter a saúde da nossa pele, o mesmo precisa ser feito com as luzes desses aparelhos.

Isso porque essa luz pode alcançar a derme, onde se localizam o colágeno e a elastina, provocando aumento nos sinais de envelhecimento da pele e perda de vitalidade. A boa notícia é que existem diversos cosméticos capazes de proteger sua cútis contra os efeitos dessa radiação artificial.

Mas, afinal, em que outros aspectos a luz do celular faz mal? Veja abaixo algumas situações em que você precisa ficar de olho!

Manchas

Depois de descobrir o que é luz azul, é importante entender que ela pode causar alterações diretas nas células responsáveis pela pigmentação da nossa pele. O resultado dessa exposição sem proteção é a hiperpigmentação e o melasma.

A primeira trata-se de um escurecimento da pele causado pela produção excessiva de melanina. Já o melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, que pode aparecer na face, no pescoço, no colo e nos braços.

Outro ponto para se atentar é no surgimento ou aumento das manchas pelo rosto. Caso você tenha acne, vale dobrar a atenção para que as manchinhas causadas por cravos e espinhas não sejam potencializadas.

Envelhecimento precoce

Como falamos anteriormente, a luz azul penetra profundamente em todas as camadas da nossa pele. Na prática, isso quer dizer que ela atravessa os três níveis de proteção que possuímos: a epiderme, a derme e o subcutâneo. Na presença dessa luz ocorre a produção de radicais livres, devido à oxidação dos lipídeos, prejudicando o bem-estar da pele.

Além do mais, a luz azul faz mal para as enzimas da pele, diminuindo a produção de colágeno. Quando isso acontece, sua pele fica mais sensível ao envelhecimento precoce. Por isso, é sempre bom se atentar aos sinais que ela dá no dia a dia, como o surgimento de linhas de expressão e a falta de viço.

Como proteger nossa pele da luz azul?

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, podemos falar sobre como se proteger da luz azul, não? A melhor forma de fazer isso é adicionando um filtro solar à sua rotina de cuidados com a pele. Lembrando que o recomendado é fazer a aplicação dele ao longo do dia.

Outro produto super indicado pra dar um up na proteção da sua pele é a vitamina C. Considerada uma excelente coadjuvante do filtro solar, ela ilumina, firma e reduz visivelmente as linhas de expressão. Além do mais, ajuda a uniformizar a aparência e o toque da pele do seu rosto.

Quer reforçar ainda mais a proteção? Você pode conversar com um dermatologista sobre o uso de produtos antioxidantes. Assim, você consegue potencializar a proteção do seu rosto, deixando-o com um aspecto bonito e bem-cuidado. Mas não é só isso, já que esse profissional pode dar diversas outras dicas de cuidados.

Diminuir a luz azul

Sabe outra coisa que ajuda? Abrir mão daqueles seus gadgets que ajustam as cores da tela de acordo com o horário. Inclusive, você pode substituí-los por aplicativos que alteram a luz dos seus eletrônicos do azul para o amarelo ou o alaranjado, que são menos prejudiciais à pele.

A gente sabe que é praticamente impossível ficar sem usar o celular, a televisão ou o computador, mas pense em dar uma pausa de pelo menos meia horinha antes de dormir. Uma boa dica é fazer a leitura de um livro que você quer começar há muito tempo. Essa atitude ajuda a acalmar os sintomas de estresse da sua cútis e também sua mente.

Cuide-se com os produtos clean beauty da Biossance!

Agora que você já sabe tudo sobre a luz azul, aproveite para conferir os produtos clean beauty da Biossance. Com os nossos cosméticos, você mantém seus cuidados com a pele sem prejudicar o bem-estar do meio ambiente. Conheça nossos produtos e deixe seu visual deslumbrante!



Ver artigo completo

Blue beauty: tudo sobre este novo movimento da beleza sustentável
Blue beauty: tudo sobre este novo movimento da beleza sustentável

por Ivy Sanches 30 novembro, 2020

Conheça os benefícios da aromaterapia
Conheça os benefícios da aromaterapia

por Ivy Sanches 27 novembro, 2020

Entenda o FoMO: medo de ficar de fora
Entenda o FoMO: medo de ficar de fora

por Ivy Sanches 25 novembro, 2020

×