Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Entenda por que o protetor solar é indispensável

08 fevereiro, 2021

A pele jovem e saudável é o sonho de muitas pessoas, mas para que ele seja realizado, são necessários alguns cuidados. Um deles é usar o protetor solar diariamente, pois, além de te proteger do sol, o produto também atua no combate ao ressecamento, envelhecimento precoce, manchas, oleosidade e câncer de pele.

Tendo isso em mente, basta comprar um produto e aplicá-lo? Não, exatamente. O ideal é que, antes de adquirir o cosmético, você verifique na embalagem se ele atende às necessidades do seu tipo de pele. Para saber mais informações sobre esse assunto, continue a leitura aqui, no blog da Biossance.

Por que usar o protetor solar?

Provavelmente, você já deve ter ouvido diversas vezes sobre a importância do protetor solar. Isso não é à toa, já que esse é o melhor jeito de proteger a pele. É por tal motivo que ele está entre as etapas essenciais do skincare.

A pele tem a função de proteger nosso organismo por meio de uma barreira que impede a invasão de bactérias, que podem prejudicar nossa saúde. Sem contar que as glândulas sudoríparas e os vasos sanguíneos presentes na cútis são fundamentais no controle da temperatura do corpo.

Mas não é só isso, há também as terminações nervosas que possibilitam que você tenha sensibilidade. Esse fator é essencial para que a gente perceba sinais de que alguma coisa não vai bem no corpo, como uma alergia, uma mancha ou uma erupção cutânea. Isso também é um alerta para entrar em contato com seu dermatologista.

Agora que você já sabe as funções básicas da pele, fica mais fácil entender para que serve o protetor solar, não é? Afinal, além da melhora no visual, uma cútis bem-cuidada é essencial para a conquista de uma saúde melhor.

O que é o FPS do protetor solar?

O FPS (fator de proteção solar) representa a medida do filtro contra os raios ultravioletas UVB, responsáveis por deixar a pele vermelha quando tomamos muito sol. Já o número do FPS sinaliza quanto tempo podemos ficar expostos aos raios solares sem que a situação anterior aconteça.

Isso quer dizer que se a sua pele demora cinco minutos para sentir os efeitos do sol, usando um protetor solar de FPS 30 ela suporta ficar 30 vezes mais em exposição. Ou seja, são 150 minutos (2 horas e meia) a mais de proteção solar.

protetor solar facial


Sendo assim, um filtro com FPS maior é mais potente que os demais? Não necessariamente, isso só significa que ele garante proteção solar por um período de tempo maior. Vale lembrar que, apesar disso, o filtro ainda precisará ser reaplicado ao longo do dia, uma vez que acaba saindo da pele por causa do suor e da água da piscina e do mar.

Mas como saber qual é o FPS mais indicado para você? O primeiro passo é perceber quanto tempo sua pele demora para ser afetada pelo sol. Em geral, as peles mais claras sentem esses efeitos em um tempo muito menor que as de tonalidades escuras, por isso, os protetores com FPS altos são recomendados.

Do que devemos nos proteger?

Ao aplicar um protetor solar facial e corporal, nosso principal objetivo é a proteção contra a radiação ultravioleta, o infravermelho, a poluição e a baixa umidade do ar. Ele também protege a pele da luz visível, que é a iluminação emitida por celulares, computadores, televisores e lâmpadas.

Mas não pense que a luz visível é menos prejudicial que a luz do sol, porque não é. Emitida por meio de telas eletrônicas, ela pode penetrar profundamente na derme e agravar problemas como o melasma, por exemplo, deixando a pigmentação ainda mais resistente ao tratamento.

Além disso, ela é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele, potencializando a formação de radicais livres. A consequência disso é uma cútis menos saudável e viçosa, aumentando o aparecimento de linhas de expressão. Por isso, vale aplicar o protetor solar mesmo nos dias que não pretende sair de casa.

O maior benefício do filtro solar é a defesa contra as queimaduras solares e o câncer de pele, causados pela exposição excessiva à radiação ultravioleta. Além do mais, ele ajuda a evitar o desenvolvimento de alergia e o envelhecimento precoce.

Como aplicar o protetor solar?

Depois de entender todos esses pontos, a questão que fica é: “como usar o protetor solar?”. Como falamos anteriormente, esse cosmético deve ser usado todos os dias, independentemente da estação do ano ou do fato de você estar ou não em casa.

Uma dúvida muito comum entre os amantes de skincare é: o que passar primeiro, hidratante ou protetor solar? Após a higienização do rosto na parte da manhã, o ideal é fazer a aplicação de um hidratante e só depois aplicar o filtro solar. Isso porque, o hidratante sela a pele, aumentando a proteção da barreira cutânea.

como usar protetor solar

Você ainda pode usar a vitamina C para potencializar os efeitos do protetor solar. Com esse produto, também é possível suavizar os sinais de envelhecimento e uniformizar o tom da pele. Vale lembrar que essa ajudinha extra deixa a pele hidratada e iluminada.

Se você trabalha em regime home office ou em escritório, a aplicação deve ser feita duas vezes por dia (pela manhã e depois do almoço). Caso contrário, o recomendado é passar de 2 em 2 horas ou assim que sair da piscina ou do mar. Lembrando que ele deve ser aplicado antes da maquiagem.

Conte com os produtos Biossance!

Está procurando um produto para incrementar os cuidados com sua pele? O nosso Protetor Solar Mineral com Zinco e Esqualano é uma ótima opção. Indicado para todos os tipos de pele, ele tem fácil aplicação, hidrata profundamente e reduz a aparência da vermelhidão. Acesse nosso site para saber mais!


×