Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Glicerina: descubra os cuidados deste ingrediente

11 outubro, 2021

Glicerina: descubra os cuidados deste ingrediente

Existem alguns compostos que fazem parte da nossa vida diária sem nos darmos conta. Um deles é a glicerina, que está presente em muitos produtos, pode ser usada para diversos fins e é uma grande aliada para outros ingredientes comuns na nossa rotina. 

Mas para que serve a glicerina e o que a torna tão especial para os cosméticos? Para responder a essa pergunta, o blog da Biossance preparou um conteúdo completo com todas as informações sobre esse ingrediente tão querido. Dessa forma, você consegue entender ainda melhor o que compõe o seu skincare.

O que é a glicerina?

Você já deve ter ouvido de alguma pessoa que, se a sua pele estiver irritada, só deve ser lavada com sabão de glicerina. Existem diversos motivos para isso, visto que, por si só, esse ingrediente traz benefícios únicos não só para a pele, como para outras partes do corpo.

A glicerina é um composto orgânico de origem natural ou sintética, produzido em laboratório, a partir do biodiesel. No segmento de higiene e beleza, é usada exclusivamente a glicerina bidestilada, retirada de óleos vegetais ou gordura animal, com cerca de 95% a 99% de pureza.

“A glicerina também pode ser um subproduto do petróleo, o que não é recomendado para a pele e nem para o meio ambiente”, explica Dra. Vanessa Ottoboni, dermatologista.

Nesse sentido, existem diversas finalidades tanto farmacológicas quanto cosméticas para o uso da glicerina. Alguns produtos que contam com o ingrediente são:

  • batons;
  • cremes hidratantes;
  • shampoos e condicionadores; 
  • sabonetes;
  • loções para barbear.

Benefícios da glicerina

Agora que você já sabe o que é glicerina, um fator fundamental para entender porque esse ingrediente se tornou tão popular nas prateleiras brasileiras são os benefícios que ele traz, além da versatilidade.

Umectante

A glicerina tem uma forte propriedade umectante, ou seja, ajuda na hidratação da pele ao atrair água para moléculas e impedir que o líquido evapore. Por causa dessa característica, ela também é conhecida como uma substância hidrofílica.

“Nos fios do cabelo, ela ajuda a restaurar a estrutura do fio, hidrata e evita o frizz”, completa Dra. Vanessa a respeito dessa característica.

Anti-idade

Devido às propriedades que ajudam na hidratação da pele, a glicerina também é uma forte aliada da ação anti-idade. Isso porque, hidratada de maneira correta, a pele fica com uma aparência mais radiante e viçosa, além de ter mais facilidade de manter a maciez e a elasticidade.

glicerina

Livre de toxinas

Como falamos anteriormente, a glicerina usada nos cosméticos pode chegar a até 99% de pureza. Isso significa que a chance de uma pessoa ter uma reação negativa ao uso da substância é mínima, visto que o ativo é praticamente livre de toxinas e hipoalergênico.

Outros benefícios

Um dos usos da glicerina nos cosméticos é facilitar a absorção de outros ingredientes pela pele, por conta da maneira que as moléculas dela agem. “Ela ajuda restaurando a nossa barreira natural de proteção da pele, protegendo contra infecções e dermatites”, completa Dra. Vanessa.

Como adicionar glicerina à sua rotina de cuidados

Existem diversas receitas caseiras sobre como incorporar a glicerina ao skincare. Porém, esse tipo de prática não é recomendada, visto que não oferece tanta segurança quanto às fórmulas produzidas em laboratório, que passam por testes e aprovações dermatológicas.

Além disso, se usado da maneira incorreta, o ingrediente pode ter os efeitos contrários do que é esperado. Por isso, só utilize produtos com glicerina de fontes confiáveis e sempre siga as instruções de um dermatologista ao inserir um novo ativo em sua rotina.

“Existe todo um cuidado em relação a ajuste de pH, interação entre os ativos e uso de conservantes que a indústria cosmética realiza para evitar efeitos colaterais e contaminação do produto”, adverte Dra. Vanessa.

Hoje em dia, há uma variedade de produtos para o rosto e para o corpo que contam com a glicerina na lista de ingredientes. Assim, você pode escolher qual é a maneira ideal de adicionar o composto à rotina.

É importante que o tratamento com produtos que contenham glicerina seja feito de forma constante, em uma rotina diária. Dessa forma, a pele consegue aproveitar os benefícios do ingrediente com maior facilidade.

Quem pode usar?

Se a sua dúvida é a respeito de quais peles podem receber produtos com glicerina, fique tranquilo. Esse ingrediente pode ser usado por qualquer pessoa, desde que seja aprovado por um dermatologista previamente. “As principais indicações são as peles sensíveis, desidratadas, com dermatites ou rosácea”, Dra. Vanessa aconselha.

Inclusive, ele é muito recomendado para o tratamento de peles sensíveis ou sensibilizadas, visto que não costuma gerar uma reação negativa, além de contar com propriedades hidratantes e umectantes.

A glicerina na Biossance

Um ingrediente tão incrível como esse não poderia faltar no catálogo da Biossance. Aqui, você pode aprimorar os seus cuidados com a pele com o nosso Hidratante para as Mãos com Ômega e Esqualano que, além da glicerina, têm uma fórmula equipada com vitamina E e esqualano. 

Ele pode ser usado para manter a hidratação ou até restaurar peles ressecadas, rachadas ou irritadas. Além disso, a fórmula é preparada com glicerina vegana e certificação My Green Lab Platinum.

Aproveite todo o cuidado da Biossance!

Gostou de aprender mais sobre esse composto tão incrível? Então, não deixe de aproveitar a visita e navegar pelo catálogo da Biossance, que oferece diversos produtos com ingredientes selecionados para cuidar de você da melhor maneira possível!


×