Você já ouviu falar em greenwashing? Se sim, sabe o que esse termo significa? Em uma tradução literal, a expressão quer dizer “lavagem verde" e diz respeito a práticas ruins de comércios, indústrias, empresas e governos em relação à sustentabilidade.
Basicamente, essa atitude inclui a realização de discursos voltados para a preservação do meio ambiente que não acontecem na prática. Vamos explicar o que é greenwashing em detalhes para você, como identificar essa ação e o que fazer. Confira!
Para entender o que significa greenwashing e como ele acontece, pense em uma marca grande de algum produto bastante popular, que promove discursos ecologicamente responsáveis e diz ajudar a cuidar do meio ambiente. No entanto, suas atitudes não correspondem ao que é falado.
Como dito anteriormente, o greenwashing pode ser praticado por empresas, indústrias e até mesmo esferas públicas, como governos e prefeituras. Por isso, além de falas bonitas, é importante que essas instituições provem o que é feito pelo meio ambiente.
O greenwashing tem exemplos em todas essas esferas citadas. Obviamente, não são todas que realizam essa prática. Porém, é preciso estar bem atento para não acreditar em falsas promessas sustentáveis.
A prática do greenwashing pode causar transtornos a todos, em especial ao meio ambiente. Isso porque a natureza continuará sofrendo danos de uma empresa ou organização que se diz ambientalmente responsável.
Para as empresas, o principal risco é ser descoberto como uma instituição que tem atitudes greenwashing. Além de cometer o crime de propaganda enganosa, ela pode perder seu público por não passar mais confiança.
Para os consumidores, fica a sensação de insegurança quanto aos produtos ou serviços que está consumindo. Dessa forma, eles têm mais dificuldade para encontrar instituições confiáveis.
Os consumidores conseguem saber como identificar uma empresa ou propaganda greenwashing. Existe uma lista elaborada pelo TerraChoice chamada “Os sete pecados do greenwashing” que ajuda a saber quando uma prática é sustentável e quando é apenas marketing. Seus itens são:
Com essas sete dicas fica mais fácil para o consumidor saber como identificar uma empresa ou propaganda greenwashing. Afinal, frases de efeito sem atitudes não vão ajudar o meio ambiente.
Depois de saber como identificar e ver exemplos de greenwashing, separamos algumas dicas para você se prevenir e ficar sempre atento. Confira!
Se você tem interesse em consumir produtos que sejam responsáveis com o meio ambiente, é fundamental conhecer algumas certificações. No Brasil, uma das mais usadas é a ISO 14021. São esses certificados que garantem que as informações passadas são verdadeiras.
A internet é uma grande aliada na hora de oferecer informações sobre empresas e instituições. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa quando for escolher qual produto ou serviço é ambientalmente responsável. Vale realizar a pesquisa também para entender cada selo de certificação.
Ainda voltado para a pesquisa, é importante procurar os canais oficiais de comunicação da empresa em questão. No site ou blog deve constar alguma informação relacionada às atitudes sustentáveis praticadas pela organização.
O consumo consciente é uma prática benéfica para todos e que tem tido mais adeptos nos últimos anos. Nunca é tarde para mudar as atitudes e procurar produtos e serviços que sejam responsáveis com o meio ambiente.
Com os produtos da Biossance, você pode ficar tranquilo, pois todos eles são biodegradáveis para não causar danos à natureza. Além disso, suas fórmulas não contêm ingredientes tóxicos, são livres de ingredientes de origem animal, e as embalagens são recicláveis! Tudo isso sem deixar de proporcionar ótimos resultados para a sua pele!
Além de oferecer produtos ecologicamente responsáveis, a Biossance tem em seu blog conteúdos sobre sustentabilidade, como este sobre a prática de greenwashing. Acompanhe também dicas de beleza, como skincare e uso de cada item na rotina diária!