Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Greenwashing: entenda o que é e como evitá-lo

26 julho, 2021

Greenwashing: entenda o que é e como evitá-lo

Você já ouviu falar em greenwashing? Se sim, sabe o que esse termo significa? Em uma tradução literal, a expressão quer dizer “lavagem verde" e diz respeito a práticas ruins de comércios, indústrias, empresas e governos em relação à sustentabilidade.

Basicamente, essa atitude inclui a realização de discursos voltados para a preservação do meio ambiente que não acontecem na prática. Vamos explicar o que é greenwashing em detalhes para você, como identificar essa ação e o que fazer. Confira!

O que é greenwashing?

Para entender o que significa greenwashing e como ele acontece, pense em uma marca grande de algum produto bastante popular, que promove discursos ecologicamente responsáveis e diz ajudar a cuidar do meio ambiente. No entanto, suas atitudes não correspondem ao que é falado. 

Como dito anteriormente, o greenwashing pode ser praticado por empresas, indústrias e até mesmo esferas públicas, como governos e prefeituras. Por isso, além de falas bonitas, é importante que essas instituições provem o que é feito pelo meio ambiente.  

O greenwashing tem exemplos em todas essas esferas citadas. Obviamente, não são todas que realizam essa prática. Porém, é preciso estar bem atento para não acreditar em falsas promessas sustentáveis. 

Quais são os riscos do greenwashing?

A prática do greenwashing pode causar transtornos a todos, em especial ao meio ambiente. Isso porque a natureza continuará sofrendo danos de uma empresa ou organização que se diz ambientalmente responsável.

Para as empresas, o principal risco é ser descoberto como uma instituição que tem atitudes greenwashing. Além de cometer o crime de propaganda enganosa, ela pode perder seu público por não passar mais confiança.

Para os consumidores, fica a sensação de insegurança quanto aos produtos ou serviços que está consumindo. Dessa forma, eles têm mais dificuldade para encontrar instituições confiáveis. 

Greenwashing

 

Como identificar o greenwashing?

Os consumidores conseguem saber como identificar uma empresa ou propaganda greenwashing. Existe uma lista elaborada pelo TerraChoice chamada “Os sete pecados do greenwashing” que ajuda a saber quando uma prática é sustentável e quando é apenas marketing. Seus itens são:


  • Pecado do custo ambiental camuflado: dizer que é favorável ao cuidado com o meio ambiente, mas não produzir itens sustentáveis;
  • Pecado da falta de provas: não apresentar dados e fatos para provar as atitudes ecologicamente corretas;
  • Pecado da generalidade: não ser objetivo e utilizar termos genéricos, como “produto natural”;
  • Pecado do culto a falsos rótulos: símbolos semelhantes aos selos ambientais colocados nos produtos aleatoriamente;
  • Pecado da irrelevância: informações que não são relevantes para o tema sustentável;
  • Pecado do mal menor: disfarçar os danos graves que comete com a justificativa de ser a empresa que menos prejudica o meio ambiente dentro do segmento em que atua;
  • Pecado da mentira: agir de má-fé, divulgando informações que não são verdadeiras, apenas para passar a sensação de ser ambientalmente responsável.

Com essas sete dicas fica mais fácil para o consumidor saber como identificar uma empresa ou propaganda greenwashing. Afinal, frases de efeito sem atitudes não vão ajudar o meio ambiente. 

Como se prevenir?

Depois de saber como identificar e ver exemplos de greenwashing, separamos algumas dicas para você se prevenir e ficar sempre atento. Confira!

Conheça certificações ambientais

Se você tem interesse em consumir produtos que sejam responsáveis com o meio ambiente, é fundamental conhecer algumas certificações. No Brasil, uma das mais usadas é a ISO 14021. São esses certificados que garantem que as informações passadas são verdadeiras. 

Pesquise sobre a empresa

A internet é uma grande aliada na hora de oferecer informações sobre empresas e instituições. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa quando for escolher qual produto ou serviço é ambientalmente responsável. Vale realizar a pesquisa também para entender cada selo de certificação.

Procure os meios de comunicação da empresa

Ainda voltado para a pesquisa, é importante procurar os canais oficiais de comunicação da empresa em questão. No site ou blog deve constar alguma informação relacionada às atitudes sustentáveis praticadas pela organização.

Biossance e o consumo consciente

O consumo consciente é uma prática benéfica para todos e que tem tido mais adeptos nos últimos anos. Nunca é tarde para mudar as atitudes e procurar produtos e serviços que sejam responsáveis com o meio ambiente. 

Com os produtos da Biossance, você pode ficar tranquilo, pois todos eles são biodegradáveis para não causar danos à natureza. Além disso, suas fórmulas não contêm ingredientes tóxicos, são livres de ingredientes de origem animal, e as embalagens são recicláveis! Tudo isso sem deixar de proporcionar ótimos resultados para a sua pele!

Acompanhe as novidades do blog Biossance!

Além de oferecer produtos ecologicamente responsáveis, a Biossance tem em seu blog conteúdos sobre sustentabilidade, como este sobre a prática de greenwashing. Acompanhe também dicas de beleza, como skincare e uso de cada item na rotina diária!




×