Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Guia dos tipos de pele: quais são e como identificar o seu

11 novembro, 2020

Responda rápido: é fácil identificar os diferentes tipos de pele? Provavelmente a sua resposta foi sim, mas também é muito provável que você tenha levado em consideração características mais extremas, como oleosidade ou ressecamento excessivo, não é mesmo? 


Pois é, por mais que pareça simples, identificar os tipos de pele não é algo muito fácil, especialmente considerando que fatores externos e hormonais podem interferir nas características naturais da cútis, o que faz que ela não “seja”, mas “esteja” dentro de alguma das classificações. 


Por isso, preparamos um guia completo dos tipos de pele, para que você possa conhecer melhor a sua e, assim, criar uma rotina de skincare voltada para as necessidades reais da sua derme. Vamos conferir! 

 

Por que eu devo conhecer o meu tipo de pele?

Mesmo não tendo uma rotina de skincare assídua, provavelmente você já se deparou, na farmácia ou em lojas de cosméticos, com algum produtinho de beleza voltado para um tipo específico de pele, correto? Desde protetores solares oil-free até óleos para hidratação profunda. 


Afinal, você sabe por que existem essas diferenciações de produtos de acordo com os tipos de pele? Para que os cuidados com ela sejam mais eficazes. Assim, você consegue suprir as necessidades exatas da cútis, especialmente a hidratação e reposição de nutrientes. 


“Mas como saber o meu tipo de pele? Devo ir a um dermatologista para isso?”. O recomendável é você se consultar com um especialista, sim. Especialmente se pretende se iniciar nesse universo de cuidados com a pele ou notou alguma mudança nas últimas semanas, considerando que alterações hormonais, uso de alguns remédios e fatores externos — como calor ou frio excessivo — influenciam na condição da pele. 


O profissional te instruirá sobre a melhor rotina para você, se é uma condição hormonal e quais os produtos mais indicados. Isso é até você conhecer melhor a sua derme, ok? Depois, você pode definir quais os produtinhos básicos de cuidados — como hidratantes e anti-idade — que melhor se adequam à sua pele.


Porém, há características muito marcantes de cada cútis, que não costumam mudar frequentemente. Por isso, separamos algumas delas para que você conheça melhor, quais são os tipos de pele e em qual categoria a sua se encaixa. Confira!

 

Tipos de pele

Provavelmente você já ouviu, em algum momento da vida, que há quatro tipos de pele: normal, seca, mista e oleosa. Mas você sabe quais são as características delas? Então, confira:

 

Pele normal

Quem não sonha em ter uma pele normal que atire o primeiro potinho de hidratante! Apesar de o termo ser bem popular, esse tipo de pele nada mais é do que uma cútis balanceada. Ou seja, saudável: nem muito oleosa, nem muito seca.


Geralmente, os donos da pele normal têm poros pequenos, pouco evidentes, poucas ou nenhuma imperfeição, viço e toque aveludado. Um sonho, não é? Porém, saiba que esse não é um privilégio. Todas as pessoas podem ter uma pele saudável e equilibrada, desde que com o tratamento correto.


E vocês, donos da pele dos sonhos, não se enganem acreditando que não precisam de cuidados. Para que esse tipo de derme se mantenha sempre linda e em dia, é fundamental manter sua hidratação. Beba bastante água e aposte em hidratantes! 

 

Pele seca

Você já ficou com a sensação de pele repuxada após um banho muito quente, ou durante os dias muito frios? Isso é a sensação de uma pele seca. Acontece que há pessoas que passam por isso constantemente, e não apenas algumas vezes. 


A pele seca tem essa característica justamente por não produzir sebo suficiente, além de não conseguir reter a quantidade necessária de água para manter a tez saudável. Por conta disso, ela apresenta um aspecto áspero e sem vida. 


Mas não se aflija se esse for o seu tipo de pele! Para que ela se mantenha bonita e com viço, é importante aplicar hidratantes que ajam mais profundamente. Eles costumam ter uma fórmula um pouquinho mais densa e oleosa. 

 

Pele mista

Esse é, com certeza, um dos tipos de pele que mais causam dúvidas nas pessoas. A zona “T” costuma ser oleosa e as áreas restantes têm o aspecto mais seco… Se você não sabe o que fazer nesses casos, calma! A pele mista tem salvação.


Atualmente o mercado oferece vários produtinhos mara para esse tipo de pele. Por conta da diferente produção de sebo nas regiões do rosto, é indicado utilizar ácidos para controlar a oleosidade da zona “T”, ao mesmo tempo que deixa as demais regiões com aspecto saudável e renovado. Além disso, é importante cuidar da hidratação.

 

Pele oleosa

A pele oleosa é um dos tipos de pele mais temidos, especialmente porque seus donos costumam ter tendências a acnes. Por mais difícil que pareça, muitas vezes não são necessários grandes cuidados para manter a produção de sebo controlada e a tez livre das indesejáveis espinhas. 


Se você tem a pele oleosa, é porque o seu organismo produz mais sebo do que o necessário e, por incrível que pareça, uma das formas de cuidar dessa questão é hidratando a pele. Obviamente, cada caso é um caso e, em alguns, é mais recomendado o tratamento com ácidos específicos, para melhor controle da oleosidade. 


Nessas situações, é indicado o uso de produtos mais levinhos, como os hidratantes à base de água. Dessa forma, a pele absorve o produto mais rápido, além de não ficar com a sensação “pesada”. 

 

Encontre os produtos ideais

Conhecer os tipos de pele e saber em qual deles a sua se encaixa é fundamental para você poder comprar os produtos mais adequados para sua rotina de skincare. E sabe onde você encontra cosméticos para todos os tipos? Aqui, na Biossance! Que tal clicar aqui e conferir nossas opções? 


Com a Biossance, você mantém a sua pele e o meio ambiente mais bonitos e saudáveis. Isso porque nossos produtos são 100% veganos e cruelty-free. Maravilhoso, não é mesmo? Então venha conferir agora mesmo!


Ver artigo completo

Blue beauty: tudo sobre este novo movimento da beleza sustentável
Blue beauty: tudo sobre este novo movimento da beleza sustentável

por Ivy Sanches 30 novembro, 2020

Conheça os benefícios da aromaterapia
Conheça os benefícios da aromaterapia

por Ivy Sanches 27 novembro, 2020

Entenda o FoMO: medo de ficar de fora
Entenda o FoMO: medo de ficar de fora

por Ivy Sanches 25 novembro, 2020

×