Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Herpes labial: saiba o que é e como tratá-lo

13 junho, 2022

Herpes labial: saiba o que é e como tratá-lo

Com formato de bolhas ou feridas na região da boca, o herpes labial é uma infecção pelo vírus Herpes simplex. Apesar de desaparecer em alguns dias depois do aparecimento, ele pode causar incômodos em muitas pessoas que procuram saber sobre o melhor tratamento para a doença.

Podemos contrair herpes labial tanto por contaminação indireta quanto direta, como utilização de objetos compartilhados, talheres e toalhas, por exemplo. Para saber tudo sobre o que é herpes labial, sintomas, tratamentos e muitos mais, basta conferir o artigo a seguir, que desenvolvemos especialmente para você! 

O que é herpes labial?

O herpes labial é contagioso e consiste em uma doença que acomete grande parte da população. Transmitido pelo vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1), ele se instala no organismo de forma inativa. Por isso, muitas vezes, a doença pode se manifestar em episódios recorrentes ou não.

A reativação do vírus pode ocorrer por diversos fatores, como imunidade baixa, exposição solar intensa , períodos de estresse, infecções que abalam o sistema imunológico e muitos outros.

As manifestações mais comuns da doença nos lábios são: feridas, bolhas, lesões e manchas avermelhadas. A infecção também pode acometer o céu da boca, a língua, o interior das bochechas e muitos outros locais.

Então, o que causa herpes labial?

O contato com o vírus Herpes simplex acontece por meio da saliva. Por isso, ao colocar objetos contaminados na boca ou beijar outras pessoas, por exemplo, é possível contrair a doença. 

Em um primeiro momento, a contaminação não é perceptível. Isso porque os sinais aparecem somente quando algum fator é desencadeado. Assim, a pessoa só se dá conta de que está com herpes quando surge algum dos sintomas na região da boca.

Além disso, muitas pessoas podem estar com o vírus do herpes e não demonstrar nenhum sintoma. Agora, você já sabe o que causa herpes labial e como a contraímos!

Herpes labial.

Quais são os sintomas de herpes labial?

Os sintomas de herpes labial são o agrupamento de pequenas bolinhas dos lábios. Elas podem causar coceiras ou formigamento na região em que se manifestaram, podendo gerar incômodo.

Normalmente, quando se rompem, as lesões formam uma ferida no local em que estavam, causando um incômodo ainda maior, principalmente no momento de comer alimentos ou ingerir líquidos.

Além do herpes labial, há outras doenças que podem causar feridas ou bolhas na boca. Para diferenciá-las e não confundi-las, é preciso consultar o dermatologista de sua confiança.

Diagnóstico do herpes labial

O herpes pode ser diagnosticado por uma simples avaliação ou, em alguns casos, por meio de biópsia. Contudo, não se preocupe: na maioria dos casos, não é preciso realizar exames complementares para identificar a doença.

Há tratamento para a doença?

O herpes é um vírus que, quando é adquirido, fica “escondido” no corpo por muitos anos, manifestando novos episódios somente quando algum fator é desencadeado. Quando aparecem, as feridas levam, em média, uma semana para desaparecer.

O sistema imune consegue combater o vírus e resolver os sintomas. Contudo, o uso de antivirais pode reduzir a incidência de novas crises. O uso de pomadas, cremes e remédios também pode ajudar a diminuir o incômodo causado pelas feridas. 

Ao perceber que a doença está se manifestando, procure um médico, já que o tratamento precoce reduz os sintomas. Há como tratar herpes labial com muitos medicamentos que aliviam o incômodo causado pela doença na boca. Porém, não existe uma cura definitiva para ela.

É possível curar herpes em um dia?

Quando as lesões aparecem, é comum querer se ver livre delas, não é mesmo? Contudo, não é possível curar o herpes da boca em um dia. A partir dos primeiros sintomas, o tratamento pode reduzir o tamanho das lesões e ajudar no incômodo causado, mas também pode levar alguns dias. 

Como prevenir herpes labial?

Como vimos, o herpes labial é contagioso, além de ser transmitido pelo contato com a saliva. Para evitar contrair a doença, é preciso começar com uma mudança de hábitos no seu dia a dia.

Comece evitando levar a mão na boca, principalmente se ela não estiver higienizada. Também não use batom emprestado nem compartilhe objetos pessoais, como escova de dentes, toalhas, talheres e muitos outros.

Outra maneira de prevenir-se de herpes é evitar o contato com a saliva de pessoas infectadas, impedindo que os objetos usados por eles entrem em contato com sua boca ou suas mãos, já que podemos levá-las aos lábios sem perceber.

Conte sempre com a Biossance!

Agora que você já sabe o que é herpes labial, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos desenvolvidos especialmente para você. Por aqui, estamos sempre com o radar ligado, levando as melhores novidades e mais praticidade para seu dia a dia. Venha conferir nossa incrível linha de produtos e mantenha sua pele saudável com a Biossance!

×