A irritação na pele costuma causar muitos incômodos, como manchas vermelhas, ardência, coceira e repuxamento após a limpeza. Para evitar que essa condição prejudique o bem-estar da sua cútis, ter uma boa rotina de skincare atrelada à paciência faz toda a diferença.
Existem diversos fatores que podem causar irritação na pele do rosto, mas como evitar que situações como essas aconteçam? Para te ajudar nessa missão e manter sua cútis sempre linda e radiante, conversamos com a doutora Isis Fiorello, nossa dermatologista e pegamos algumas dicas especiais. Confira!
Está em dúvida sobre o que é irritação na pele? Tenha calma, pois vamos te ajudar nessa! A cútis que apresenta essa condição é aquela hiper-reativa. Isso quer dizer que ela não suporta a ação de muitos produtos e medicamentos de uso tópico. Outra característica é a reação às ações climáticas, como vento, frio e calor.
Há, também, casos com queixas mais intensas. De acordo com a doutora Isis, a pele extremamente ressecada pode ter descamação, ardência, manchinhas avermelhadas e bolinhas parecidas com espinhas, e sensação de coceira e pinicação após o uso de alguns cosméticos.
Além disso, também há casos que podem apresentar o diagnóstico de rosácea, dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite perioral, dentre outros diagnósticos.
Afinal, o que pode gerar irritação na pele? Além da questão genética, esse quadro pode surgir por diversos fatores, tais como: exposição solar, medicamentos, dermatites, alimentos condimentados, bebidas alcoólicas, depilação e problemas emocionais, como o estresse.
Outro ponto importante para levar em consideração é a impaciência com a nossa pele. Assim como acontece com o nosso corpo ao fazer exercícios físicos, a cútis precisa de um tempo para que a ação dos produtos aplicados tenha resultados.
Quando a gente não espera esse processo, é comum que comecemos a aplicar produtos e ativos em excesso. Atitudes como essas, em vez de nos deixarem com a cútis saudável, acabam trazendo irritações. Por isso, antes de sair aplicando qualquer cosméticos, que tal apostar no básico?
E para quem já tem esse quadro? Como melhorar a irritação na pele? A dica aqui é procurar um dermatologista assim que você perceber qualquer um dos sinais que já mencionamos. Esse profissional examinará e identificará as particularidades da sua pele, recomendado o tratamento mais adequado para o seu caso.
Se você está com esse quadro, provavelmente já deve ter se perguntado o que é bom para irritação na pele, não é? Pensando nisso, separamos um passo a passo para ajudar a acalmá-la de forma simples e eficaz. Vamos lá?
A primeira coisa que você deve fazer é optar por limpadores faciais suaves e com função hidratante, como é o caso do nosso Óleo de Limpeza Antioxidante com Esqualano.
Formulado com nosso esqualano, óleo obtido a partir da cana-de-açúcar, ele dissolve facilmente as impurezas e a maquiagem sem agredir, deixando o rosto com um visual saudável e radiante.
Para melhorar o visual, aposte em nosso Gel Hidratante Pro.Bio com Esqualano, pois ele ajuda a restaurar a flora natural da pele, fortalecendo e deixando-a menos suscetível à irritação. Ele também conta com probióticos e extratos botânicos calmantes.
Embora sejam excelentes no tratamento de acne e diversas outras condições, os ácidos podem causar ainda mais irritabilidade nesse tipo de pele. É por esse motivo que o recomendado é dar uma pausa nesses produtos e apostar na limpeza, hidratação e proteção para repor a barreira lipídica da cútis.
Quem ama skincare com certeza deve ter um dia especial da semana para fazer a esfoliação. Afinal, essa é uma excelente forma de melhorar a textura da cútis, deixando-a mais suave e uniforme. Porém, quando a pele está irritada, em vez de promover esses benefícios, o atrito pode piorar o quadro. Atente-se!
Percebeu que seu rosto está bastante irritado? Evite lavá-lo com água muito quente, pois isso pode acabar removendo a oleosidade natural da cútis e, consequentemente, afetar a barreira lipídica. Você pode saber mais sobre o assunto acessando nosso post sobre os efeitos da água quente na pele.
Já falamos aqui que hidratar o nosso corpo de dentro para fora é essencial, especialmente quando estamos com alguma condição na pele. Isso porque beber a quantidade de água adequada para o seu corpo ajuda a deixar a cútis mais macia e flexível, além de reduzir o aparecimento de rugas e eczemas e retirar psoríase.
Agora que você já sabe tudo sobre a irritação na pele, o próximo passo é contar com produtos com fórmulas suaves. Para isso, você pode dar uma olhadinha nas linhas disponíveis em nosso site. Por lá, você encontra opções limpas, veganas, cruelty-free e livres de mais de 2.000 ingredientes tóxicos. Confira!