Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

K-Beauty: conheça os 10 passos do skincare sul-coreano

04 outubro, 2021

K-Beauty: conheça os 10 passos do skincare sul-coreano

Popularizada pelos astros e estrelas da Coreia do Sul, a K-Beauty (que significa Korean Beauty, ou “beleza coreana”, em português) tem se espalhado pelo mundo todo. Não é para menos: se os dez passos da rotina não fazem você querer modificar seu skincare, com certeza despertam sua curiosidade.

Para alguns, pode parecer um exagero, mas a rotina de beleza coreana explora todos os cuidados que a pele exige e pode ser altamente customizável para diversos tipos cutâneos. Quer saber mais para potencializar seu ritual de autocuidado diário? A Biossance te ajuda!

O que é K-Beauty?

Afinal, o que é K-Beauty? Como o nome sugere, esse é um método de cuidar da beleza originário da Coreia do Sul, um local de grande influência quando o assunto são tendências. No país, os cuidados com a pele são muito importantes, o que fez o mercado voltar a atenção para o tema.

Hoje em dia, existem centros comerciais que se destacam pela concentração de lojas de beleza na capital do país, como a Myeongdong Street, que recebe milhares de visitantes diariamente. Dessa forma, novos produtos de skincare coreanos foram criados, enquanto as rotinas de cuidado foram crescendo. 

A rotina coreana conta com dez passos para você garantir o melhor cuidado com a sua pele. Nela, nenhuma etapa é em vão! Cada fase é pensada para trazer um benefício diferente para a sua saúde e a sua beleza cutânea.

Os 10 passos da rotina de skincare coreana

Os passos da K-Beauty são baseados nos três pilares do skincare: limpeza, hidratação e proteção. Por isso, você pode pensar em cada um deles como um aprofundamento maior dessas três etapas. Conheça melhor o processo no guia a seguir!

1. Demaquilante

O primeiro passo do skincare coreano é retirar toda a maquiagem do rosto. Para isso, você pode usar um demaquilante de sua preferência ou um limpador à base de óleo, que remove toda a make que está na sua face, mesmo aquelas à prova d’água.

2. Higienizador

Depois de enxaguar o demaquilante, é hora do segundo passo da limpeza, dessa vez, com um produto à base de água. Ele vai livrar a pele de qualquer resíduo que ainda possa estar no rosto, realmente purificando-a. “A escolha do higienizador será de acordo com seu tipo de pele”, completa Dra. Vanessa Ottoboni, dermatologista.

3. Esfoliante 

Aqui, você pode escolher o que funciona melhor para você: um esfoliante químico ou físico. “Lembre-se sempre de se certificar que seu esfoliante físico contém grânulos biodegradáveis”, aconselha Dra. Vanessa.

Só é importante lembrar que a pele pode ficar muito sensível com a esfoliação, por isso, procure realizar esse passo da K-Beauty com moderação. 

4. Tônico

O tônico é uma solução à base de água que finaliza todos os processos de limpeza feitos anteriormente. Com ele, a cútis fica livre de impurezas e pronta para receber os produtos que virão a seguir, sem ser danificada. 

Trata-se de um produto de limpeza profunda que também controla o pH cutâneo. A Dra. Vanessa adverte: “Evite tônicos que contêm álcool na formulação. Apesar de dar uma sensação de ‘limpeza’, eles podem ser irritativos.”

5. Essência

Este passo é um dos que diferenciam a K-Beauty das outras rotinas de skincare. A essência facial (como hidrolatos e águas florais) é um produto coringa, que pode conter diferentes ingredientes e, normalmente, tem a textura bastante líquida. Ela serve para você otimizar o seu cuidado de acordo com o que sua pele precisa.

6. Sérum

O sérum é uma solução de consistência líquida, como um soro. A fórmula dele pode conter diferentes componentes que entregam benefícios únicos, mas uma das principais características é não conter óleos. 

7. Máscara facial em folha

Também chamada de sheet mask, a máscara facial em folha vem em pacotes individuais, nos quais elas ficam banhadas em uma solução para a pele. Existe uma variedade gigantesca desse tipo de produto que, assim como os passos anteriores, pode trazer diversos benefícios à pele.

k-beauty

8. Creme para os olhos

Um bom creme para os olhos é essencial para manter a saúde dessa área do rosto, que é muito sensível e pode ser danificada facilmente por outros produtos. Nesse passo, também podem ser utilizados itens multifuncionais, como hidratantes que também servem como antiolheiras, antirrugas e drenantes.

9. Hidratante

A hidratação é um passo fundamental de qualquer rotina de cuidados com a pele, então não seria diferente na K-Beauty! Aqui, vale qualquer textura, desde creme a gel, contanto que deixe a pele bastante hidratada, sem obstruir os poros.

10. Protetor solar

Por fim, a rotina de skincare é finalizada com um protetor solar de amplo espectro e proteção contra os raios UVA e UVB. Esse passo, em especial, deve ser repetido várias vezes ao dia, pois a exposição ao sol, à água e ao suor diminuem o efeito do produto.

Todos esses cuidados são necessários?

Ao falarmos de K-Beauty, é importante notar que ela não é uma regra a ser seguida. Por isso, na hora de criar a sua rotina de cuidados, você não precisa, necessariamente, de todos esses passos.

A melhor dica é consultar um dermatologista, que vai te indicar o skincare ideal de acordo com as necessidades que a sua pele apresenta. Por isso, nunca deixe o acompanhamento médico de lado!

“Quando o skincare possui várias etapas, é importante definir exatamente as sequência adequada, para que um ativo não atrapalhe a ação do outro e para que a interação dos pHs e veículos sejam corretas”, conclui Dra. Vanessa.

Crie a sua rotina ideal com a Biossance!

Aqui, na Biossance, você encontra diversos produtos de cuidados faciais para otimizar a sua rotina de skincare da maneira que preferir. Por isso, não deixe de explorar nosso catálogo e aproveitar!


×