Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Lábios ressecados: saiba quais são as causas e como tratar

03 fevereiro, 2021

Provavelmente, você já deve ter percebido que, no inverno, nós ficamos com os lábios ressecados. Isso acontece porque, ao tentar equilibrar nossa temperatura com a do ambiente, nosso corpo acaba perdendo água. Esse quadro pode agravar ainda mais quando deixamos de ingerir água.

No caso dos nossos lábios, o ressecamento fica mais perceptível porque eles possuem menos camadas que a pele, sendo assim, são mais sensíveis. Caso você tenha notado que sua boca está apresentando esses sintomas, não se preocupe, existem alguns tratamentos que podem te ajudar. Veja dicas!

Por que os lábios ficam ressecados?

Apesar de o ressecamento nos lábios ser muito comum no inverno, como mencionamos acima, ele também pode aparecer no verão. Conhecida como queilites, essa condição deixa a boca com algumas descamações, rachaduras e feridas, caso você fique mexendo muito.

Mas, afinal, o que causa ressecamento nos lábios? Como falamos brevemente acima, essa situação acontece porque nossa boca não tem a mesma concentração de glândulas sebáceas que o resto do corpo. Além disso, ela fica exposta aos fatores ambientais. Tudo isso contribui para a irritação e a descamação da pele.

Conforme o tempo vai ficando seco, a pele fina dos lábios tende a secar também, o que pode deixar os lábios ressecados, escamosos e até mesmo em carne viva. Apesar disso, nem sempre o clima é o único vilão dessa história. Afinal, nós podemos ter alergias e, quando elas aparecem, o resultado é a inflamação da área.

Em geral, essas reações acontecem por causa dos pigmentos presentes nos aromatizantes de alimentos, nas fragrâncias e nos batons. Está com os lábios ressecados e ardendo? Ir ao dermatologista é uma ótima ideia, já que ele poderá avaliar seu caso, indicando o tratamento ideal.

O que fazer para evitar os lábios ressecados?

O segredo para evitar lábios muito ressecados, independentemente da estação do ano, é mantê-los hidratados. Por isso, nada de parar de tomar água só porque o tempo está frio, hein? Com ela, você mantém a hidratação do corpo, contribuindo positivamente para sua saúde, beleza e bem-estar.

Invista também em cosméticos com fórmulas hidratantes, como o Lip Balm Vegano com Rosas e Esqualano, da Biossance. Clean e ultra-hidratante, ele hidrata, suaviza e preenche os lábios imediatamente. Além do mais, ele protege a boca dos agressores ambientais e sela a hidratação com um brilho suave.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é melhor utilizar cosméticos compostos por ácido hialurônico, vitamina E, glicerina e ceramidas. Isso porque a ação dessas substâncias é muito mais efetiva, quando comparada a de outras opções. Vale ficar de olho!

Usar protetores labiais com filtro solar é outra dica de ouro, uma vez que os raios solares podem prejudicar nossa pele até mesmo no frio. Para garantir que você não vai se esquecer desse cuidado, que tal deixar seu produto favorito naquela bolsa ou mochila que você sempre usa quando sai de casa?

Como reparar os lábios ressecados?

Lábios ressecados? O que fazer? Se a sua boca já está apresentando essas condições, as dicas do tópico anterior são uma ótima ajuda. Porém, para que o processo de reparação seja eficiente, é preciso criar o hábito de manter os lábios sempre hidratados. Para isso, aplique o produto 2 ou 3 vezes ao dia.

Caso seus lábios fiquem com feridas grandes e sangramentos que não parecem melhorar mesmo com todos os cuidados, procure um especialista. Nesse caso, também é importante observar se há alguma lesão diferente, pois isso pode indicar doenças um pouco mais sérias, que precisam de tratamento especial.

Evitar a aplicação de outros produtos em cima desses machucados é fundamental, uma vez que eles podem causar reação. Além do mais, você também deve dar uma olhadinha na embalagem do produto para verificar se há contraindicações para casos mais extremos, como esse.

Quais hábitos devo evitar?

Depois de descobrir o que é bom para os lábios ressecados, vale se atentar a alguns hábitos que pioram consideravelmente o ressecamento. Um exemplo disso é passar a língua nos lábios, que, por conta do pH ácido da saliva, acaba colaborando no aumento de irritação e ressecamento.

Morder a boca é outro hábito prejudicial ao qual a gente precisa prestar mais atenção, pois, apesar de parecer inofensivo, ele atrapalha a cicatrização. O uso frequente de batons com acabamento matte também não é o indicado, já que, para obter esse efeito, eles ressecam a pele da boca.

Aproveite as soluções da Biossance!

Com uma rotina básica de cuidados, você consegue se livrar dos lábios ressecados, deixando sua boca com uma aparência bem mais bonita. O melhor de tudo é que, ao apostar nos produtos clean beauty da Biossance, você consegue melhorar esse resultado. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo!

Gostou do nosso conteúdo e quer continuar se informando sobre cuidados com a pele? Acompanhe nosso blog! Aqui, nós sempre trazemos conteúdos que te ajudam a dar um up no visual, independentemente do seu tipo de pele. Confira!


×