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Live shop: entenda a nova tendência de mercado

02 maio, 2022

Live shop: entenda a nova tendência de mercado

O distanciamento social provocado pela pandemia fez nascer uma nova tendência de mercado. As empresas e os clientes passaram a se relacionar virtualmente, e as lives se tornaram a ligação direta entre eles. Nesse contexto, a live shop se consolida como um importante nicho comercial. 

Se você trabalha com vendas e se interessa por este novo formato de consumo, fique conosco para saber como a live shop funciona. Uma coisa é certa: ter mais um canal de aproximação dos clientes com nossos produtos é sempre muito bem-vindo. 

O que é live shop?

Quer saber o que significa live shop? Isso nada mais é que uma nova estratégia de engajamento com os clientes, que divulga e vende os produtos por meio de transmissões ao vivo. Pode acontecer em plataformas de e-commerce ou nas redes sociais da empresa.

Então, como é o formato dessa transmissão? Fácil! Os apresentadores divulgam os produtos, esclarecem dúvidas dos clientes e orientam sobre o processo de compra. A ideia é que os produtos sejam vendidos durante a live shop, assim a ação será vitoriosa.

Qual é a diferença entre live comum e live shop?

Agora que você já sabe o que é live shop, fica fácil entender a diferença entre ela e a live tradicional. O cliente consegue fazer a compra ali mesmo, por meio de um checkout direcionado de dentro do evento online. A probabilidade de atingir metas de vendas cada vez maiores, nesse caso, é muito grande.

Aliás, o roteiro de uma live tradicional não tem o mesmo tom de venda ao vivo. O cliente pode até ser estimulado a comprar o produto apresentado, mas a compra não tem como se concretizar naquele momento. 

Conheça os benefícios da live shop

O primeiro benefício é facilitar a jornada de compra do cliente. Em outras palavras, o consumidor atual quer ser atendido de forma personalizada e com agilidade, sem precisar ler o manual do produto para colher informações mais detalhadas e, só então, finalizar a compra.

Confira mais vantagens da live shop, essa estratégia que chegou recentemente e já faz total diferença no mercado. Listamos abaixo outros motivos para a sua empresa adotar esta nova tendência.

Aumento do faturamento pelo e-commerce

De acordo com uma pesquisa da AlixPartners, em 2020, dois terços dos chineses compraram por meio do live streaming. Isso rendeu ao mercado o faturamento de nada menos que US$125 bilhões. Dados como esses só comprovam que essa novidade veio para ficar.

Interação e engajamento nas redes sociais

Hoje em dia, os consumidores estão nas redes sociais: curtindo, compartilhando, comentando, fazendo críticas, opinando e sugerindo conteúdos interessantes. Na live, essa interação também acontece ao vivo, gerando uma audiência fiel e um vínculo com o cliente.

Uma dica para potencializar as lives de vendas é convidar influenciadores digitais para fazer a apresentação dos produtos. Eles trazem um público diferenciado e aquecido.

Promoções e condições especiais

Você e sua equipe se sentirão estimulados a criar uma live de promoções, com descontos e condições especiais de pagamento para os clientes. Isso porque, o “ao vivo” pede conteúdos que prendam a atenção do público, é o que chamamos de entretenimento. Essas iniciativas impulsionam o momento de finalizar a compra.

duas mulheres fazendo uma live shop.

Como fazer uma live shop?

Agora que você conhece as principais vantagens dessa estratégia de vendas, que tal aprender como fazer live shop de sucesso? Vamos listar os passos mais importantes abaixo.

Construa seu planejamento de marketing e vendas

Antes de se arriscar em qualquer projeto, o ideal é ter um plano de marketing completo. Isso implica definir metas de vendas, fazer uma lista de nomes de influenciadores que podem dialogar bem com seu público-alvo e definir o calendário promocional.

Além disso, o mais seguro é planejar o conteúdo e o cronograma das lives. Isso não significa que não vá haver imprevistos e improvisos ao longo da campanha, mas você se sentirá mais seguro sabendo quais são os passos futuros.

Conheça seu público-alvo

Conhecer o público é peça-chave de qualquer ação de marketing. O argumento é simples: como você vai se comunicar sem saber com quem está falando? A live precisa ter engajamento, por isso conhecer o público vai ajudar você a planejar estratégias de sedução e persuasão.

Decida qual será a plataforma

Segurança e praticidade serão os itens principais a serem observados para a escolha da plataforma onde acontecerá a transmissão ao vivo. Vamos explicar a seguir.

A empresa deve se atentar à segurança dos dados dos clientes, já que um dos principais objetivos da live é possibilitar que o cliente faça compras online. Aliás, essa experiência precisa ser otimizada para alcançar o objetivo da venda.

A praticidade se mostra importante quando mantém o cliente por perto, até ele finalizar a jornada de compra. O ideal é não haver nenhum obstáculo na interação entre a pessoa e a empresa, então a plataforma escolhida deve fazer integração com o e-commerce da empresa.

A live shop da Biossance é um sucesso!

A live da Biossance é a prova viva de que essa nova estratégia dá muito certo. Pelo menos uma vez no mês, realizamos uma transmissão ao vivo no site,  em que as pessoas podem conhecer nossos produtos exclusivos. Os descontos e as promoções exclusivas costumam valer apenas durante a live. É sempre um sucesso!

Para saber o calendário das nossas transmissões e ofertas exclusivas, basta se cadastrar pelo site e marcar as opções solicitando o recebimento por SMS e por e-mail. Faça seu cadastro e acompanhe as novidades.

Agora que você conhece tudo sobre uma live shop, que tal participar da nossa? Afinal, a melhor maneira de saber como funciona essa nova estratégia de venda é fazer parte de uma, concorda? Esperamos por você!



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