Continuar Comprando

Complete sua compra:
Espátula Rosé Gold R$49
Saquinho de Linho Tamanho G R$29

Mancha de limão na pele: o que fazer e como prevenir

19 maio, 2021

Mancha de limão na pele: o que fazer e como prevenir

Quem aí já ouviu de pais ou avós sobre lavar as mãos após manusear um limão? Se você ainda não seguiu essa dica, é hora de colocá-la em prática! Isso porque a combinação do suco e dos resquícios da fruta com os raios solares pode causar uma mancha de limão na pele.

Já manuseou a fruta e não teve esse cuidado antes de sair no sol? Saiba que o tom escuro que surgiu não é uma simples manchinha e pode ser sinal de uma queimadura. Para descobrir como tirar mancha de limão da pele e como preveni-la, continue acompanhando nosso post!

Por que o limão mancha a pele?

Entre as principais causas da mancha de limão na pele está o contato da fruta com os raios solares. Ela contém uma substância chamada psoraleno que, quando exposta ao sol, potencializa a ação da radiação, causando queimaduras que podem ter consequências graves, como a formação de bolhas.

Porém, essa não é a única condição capaz de provocar a mancha de limão na mão, no rosto e nas demais partes do corpo. Pensando nisso, separamos abaixo alguns pontos para você se atentar quando manusear essa fruta. Vamos lá?

Contato imediato

Sabia que, no primeiro contato com a fruta, sua pele já fica exposta a possíveis queimaduras? A furocumarina, substância presente no limão, é a principal responsável por isso, pois ela penetra profundamente na pele enquanto preparamos refrescos ou petiscos.

Falsa proteção

É comum ficarmos debaixo do guarda-sol em dias quentes na praia, dando a falsa sensação de estarmos totalmente protegidos do sol. Porém, isso não é verdade, já que a radiação ultravioleta bate na areia e volta para o nosso corpo, deixando a pele com limão no sol e provocando inflamação.

Células da pele

Outro motivo para a mancha de limão no rosto é o desequilíbrio nos melanócitos, células da nossa pele. Ao entrarem em contato com a fruta, eles aumentam a produção de melanina, o pigmento que dá cor à cútis, causando as indesejadas manchas.

Lesões mais sérias

Quanto maior for a quantidade de gotículas de limão espalhadas nas mãos e nas demais partes do corpo, aumentam as chances de ele alcançar as camadas profundas da pele. Isso resulta em lesões mais sérias, como a sensação de coceira e a formação de bolhas.

Então, o que fazer?

“Adquiri uma mancha de limão, o que fazer?”. A dica é consultar um dermatologista, pois ele indicará as melhores opções para tratamento. Outros cuidados possíveis são evitar novas exposições solares, usar filtro solar diariamente e deixar a área bem hidratada.

A paciência também é a chave de tudo, já que a remoção da mancha de limão na pele pode ser longa. Para isso, é importante manter a calma e seguir atentamente os passos indicados pelo médico. Lembre-se de que a melhor forma de combater manchas como essa é a prevenção.

Por isso, é recomendado sempre lavar bem as mãos depois de manusear a fruta. Isso evita espalhar as gotículas do limão em outras partes do corpo, como os braços, as pernas e o rosto. Além disso, existem outras situações que valem a pena levar em conta. Confira!

macha de limão o que fazer

Aposte em bons produtos

É comum ver várias diquinhas com receitas caseiras para solucionar essa questão, mas especialistas indicam produtos específicos para pele sensível. Com eles, você evita possíveis irritações ou inflamações mais sérias, e trata o local de uma forma muito mais eficaz.

Quem aí já ouviu que a água do mar ajuda a amenizar a inflamação da área afetada mais rapidamente? Saiba que isso é um mito! Embora a água do mar tenha propriedades cicatrizantes, por ser rica em sais minerais como iodo e sódio, ela não acelera esse processo.

Invista em tratamentos específicos

Outra indicação dos especialistas são os tratamentos com cremes despigmentantes, como ácido glicólico, hidroquinona e ácido azeláico; peelings de agentes físicos e químicos; e até mesmo o laser. Porém, isso vai depender da situação da sua pele, então passe com um dermatologista antes de qualquer tratamento.

Outro jeito de tirar a mancha de limão na pele é intensificando o uso do protetor solar. O melhor de tudo é que esse produtinho oferece diversos outros benefícios, como: hidratação da pele, prevenção do envelhecimento precoce e proteção contra os raios solares e a luz visível. Ele também é não-tóxico e seguro para os corais.

Fique por dentro das novidades!

Agora você já sabe que o limão mancha a pele e que existem alguns cuidados que evitam que essa situação piore. Aqui no blog da Biossance, é assim: tem sempre um conteúdo completo sobre o mundo da beleza. Dê uma espiadinha nas nossas novidades e fique sempre com a cútis radiante!




×