Continuar Comprando

Complete sua compra:
Lip balm vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho G R$26

Manchas na pele: quais são as principais causas e como evitá-las

27 abril, 2021

Manchas na pele: quais são as principais causas e como evitá-las

As manchas na pele podem aparecer por diversos motivos, variando desde as famosas sardas até uma pinta com uma aparência nunca vista. Inclusive, essa pode ser uma forma do corpo mostrar que algo não está indo bem. Por isso vale a pena ficar de olho nos sinais que ele nos dá.

As manchas de pele podem surgir em diferentes partes do corpo e em pessoas de diversas idades. Incômodas para muitas pessoas, elas podem indicar rosácea, melasma, câncer de pele e diversas outras condições dermatológicas. Quer saber mais? Acompanhe as dicas que preparamos com a doutora Adriana Leite.

Melasma

O que pode ser manchas escuras na pele? Caracterizado por aquelas manchinhas amarronzadas, próximas às maçãs do rosto, o melasma é uma doença muito comum entre as mulheres durante a gravidez e a menopausa.

Isso porque essas manchas escuras na pele estão diretamente ligadas a alterações hormonais, genética, disfunções na tireóide e exposição à radiação solar, entre muitas outras causas. Apesar de as mulheres serem mais atingidas por ele, o melasma também pode surgir em homens.

Entretanto, vale lembrar que ainda não há nenhuma pesquisa que indique a causa dessa doença, por isso a prevenção é sempre a melhor escolha. Saiba mais detalhes sobre essa condição crônica da pele acessando o post que fizemos especialmente para esse assunto.

Como cuidar do melasma?

Passar diariamente um filtro solar com fator de proteção máxima e evitar a exposição excessiva ao sol é uma das melhores formas de prevenção. Os cremes unificadores de tom também são ótimos no tratamento dessa condição. Porém, antes de comprar qualquer produto, é ideal consultar um dermatologista.

Rosácea

Seu rosto está com manchas vermelhas com sensação de calor e queimação? Isso pode ser um sinal de rosácea, uma doença vascular inflamatória crônica que atinge muitas pessoas pelo mundo afora. Muito comum em mulheres de pele clara, ela ainda não tem cura.

A rosácea costuma aparecer após os 40 anos, apresentando lesões inflamadas na testa, no nariz, nas bochechas e no queixo. Ela raramente surge em peles negras e pode ser confundida com a acne.

manchas escuras na pele

Como cuidar da rosácea?

O que é bom para essa mancha na pele? A primeira dica no cuidado da rosácea é procurar a ajuda de um profissional, pois ele poderá ver todas as particularidades da pele. Já em casa, vale optar por uma limpeza sem sabão, óleos e água micelares, e hidratantes com composições semelhantes ao pH da pele.

Manchas de acne

Se tem uma coisa que tira o sono de muita gente são as manchas causadas pela acne, uma inflamação que pode causar lesões. O resultado disso é o surgimento de manchinhas acastanhadas, geralmente após a cicatrização das espinhas. Apesar de atingirem todos os tipos de pele, elas podem ficar mais visíveis na negra.

Nesses casos, o recomendado é caprichar na proteção, com o auxílio de um bom filtro solar. Essa indicação é feita porque os raios solares podem contribuir para que essas manchas na pele fiquem ainda mais resistentes e marcadas.

Para equilibrar a oleosidade de forma limpa, você pode contar com o nosso Óleo Equilibrante Tea Tree com Esqualano. Indicado para peles mistas e oleosas, ele acalma a irritação e a aparência da acne, sem desidratar. Você pode deixar o tratamento ainda mais eficiente com a nossa coleção Tea Tree.

Como evitar as manchas de acne?

A prevenção da acne é um ótimo cuidado para quem quer saber como tirar manchas na pele, já que trata o problema da raiz. Para isso, é fundamental ter uma rotina de skincare regradinha. Assim, é possível equilibrar a oleosidade da pele, evitando a produção excessiva de sebo.

Confira mais conteúdos como este!

Agora que você está por dentro de tudo sobre manchas na pele, que tal dar uma olhadinha nos demais conteúdos do blog da Biossance? Temos posts sobre diversos assuntos voltados para a beleza limpa, sustentabilidade, empoderamento e muito mais. Acompanhe nossas postagens!




×