Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Maquiagem vencida faz mal? Confira!

20 março, 2021

Olhe bem para seu nécessaire de cosméticos e maquiagens. Conseguiu encontrar algum produto que tenha guardado — mesmo que ainda fechado — por mais de um ano? Se sim, é hora de começar a rever isso, pois a maquiagem vencida pode causar alergias e infecções, com o risco de prejudicar a aparência da sua pele.

Diferentemente do que acontece com os alimentos, muitas pessoas pensam que a maquiagem pode ser utilizada mesmo que vencida. Afinal, ela é aplicada apenas na parte externa do nosso corpo, não é mesmo? Essa afirmação não é verdadeira e nós vamos te explicar porque você não pode usar maquiagem vencida. Vamos lá?

O que acontece se você usar maquiagem vencida?

Quando a validade do cosmético expira, seus conservantes perdem o efeito. Sem esses princípios ativos, os itens de maquiagem se tornam o lugar perfeito para o desenvolvimento de micro-organismos, como fungos e bactérias. É por causa desse fator que o uso da maquiagem vencida causa irritações e alergias.

Além dos danos na pele, usar maquiagem vencida na região dos olhos, como lápis de olho, máscara e delineador, pode causar alguns problemas de saúde. Entre eles, um dos mais relatados é a conjuntivite, uma inflamação que acontece na membrana que recobre o globo ocular.

Coceiras, alergias e infecções na mucosa dos olhos são outras condições que podem surgir após o uso desses produtos. Deu pra perceber que a maquiagem vencida faz mal, não é? Para evitar situações como essas, verificar se seus produtos estão em boas condições é fundamental.

Qual o prazo de validade da maquiagem?

Mas, afinal, qual é o prazo de validade dos itens de maquiagem? Geralmente, ele varia de seis a 36 meses. Porém, a forma como você cuida dos seus cosméticos pode interferir diretamente na duração.

maquiagem vencida

Se você mantém os produtos em locais frescos e arejados, pode contar com o prazo descrito na embalagem. Agora, se você deixa no carro, que pode ser um local muito quente, ou no banheiro, que tem muita umidade, a validade diminui. Talvez você precise encontrar um novo lugar para guardar seus produtos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a orientação geral para a durabilidade dos itens de maquiagem é: 48 meses para batom, 6 meses para rímel e 36 meses para sombras compactas. Lembrando que isso só vale para cosméticos que são guardados corretamente.

O que fazer caso sua pele apresente alergias?

Percebeu alguma reação alérgica após o uso da maquiagem vencida? Procure um dermatologista! Ele te ajudará a entender melhor a condição da sua pele e indicará um tratamento adequado para ela.

Também é recomendado que nenhum outro produto seja aplicado sem prescrição médica. Caso você esteja sentindo ardor, uma boa forma de aliviar essa sensação é lavar a área irritada apenas com água e fazer compressas com soro gelado.

Quais são os sinais de que uma maquiagem está vencida?

Depois de entender o que acontece se usar maquiagem vencida, a questão que fica é: como descobrir se ela ultrapassou o prazo de validade? Primeiramente, é muito importante estar sempre de olho na data impressa na embalagem dos seus cosméticos.

Contudo, alguns produtos podem acabar perdendo essa indicação com o tempo, seja porque estava na caixa que foi jogada fora ou porque ele simplesmente apagou da embalagem. Nesses casos, vale observar se seu produto sofreu alterações no cheiro, na cor, na consistência ou na capacidade de fixação.

Outro ponto ao qual você deve se atentar é o surgimento de pontos verdes, brancos ou cinzas. Essas alterações são sinais de que seu produto foi contaminado e indicam que ele foi mal armazenado ou está vencido. O que fazer com a maquiagem vencida? O recomendado é descartá-las para evitar que você use sem querer.

Caso você esteja buscando formas de como reutilizar maquiagem vencida, é importante ressaltar que as marcas não se responsabilizam pelos danos causados após o vencimento.

Confira mais conteúdos como este!

Agora que você já sabe todos os cuidados que precisa ter com a maquiagem vencida, que tal aproveitar para conferir outros conteúdos? Aqui, no blog da Biossance, você encontra posts sobre as camadas da pele, os benefícios da alimentação saudável e muito mais!

Além disso, aqui é o melhor lugar para encontrar produtos livres de toxinas e manter sua rotina de cuidados com a pele. Confira nossas condições de pagamento e entrega e adquira seus produtos!


×