Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Melaleuca: o que é, para que serve e quais seus benefícios

por Ivy Sanches 14 setembro, 2020

Também conhecida como tea tree (árvore do chá), a melaleuca é uma planta de casca fina e folhas longas e esverdeadas que pertence à família Myrtaceae. Embora essa árvore seja originária da Austrália, seu cultivo é feito na Europa, na América do Sul e na Ásia.

Quer saber para que serve a melaleuca? Acompanhe a seguir o artigo que o blog Biossance preparou para você e descubra como incluir esse ingrediente na sua rotina de cuidados com a pele.

Para que serve a melaleuca?

Como falamos anteriormente, a melaleuca é uma planta muito utilizada para extração do óleo essencial presente em suas folhas. Devido às suas propriedades, esse ingrediente pode ser utilizado como antisséptico ou para desinfectar machucados.

Além disso, seu composto terpine-a-ol combate alguns tipos de bactérias, vírus e fungos. Esse fator ajuda a aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate a germes e outros invasores.

Essa planta também tem em sua composição diversos compostos fungicidas, bactericidas, anti-inflamatórios e cicatrizantes localizados nas folhas de onde o óleo de melaleuca é extraído.

Quais são os benefícios da melaleuca?

A planta oferece diversos benefícios nos cuidados com a pele acneica. Isso acontece porque sua ação anti-inflamatória reduz a formação de novas espinhas. Outra vantagem é que, por ser bactericida, ela ajuda a inibir o crescimento da Propionibacterium acnes, micro-organismo responsável por essa inflamação.

Alguns estudos indicam que em uma concentração de 5%, o óleo de tea tree é tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, um ativo no tratamento de acne. A maior diferença entre os dois é que o óleo extraído da melaleuca, na maioria dos casos, não causa irritação na pele.

Essa substância geralmente é utilizada em sua forma concentrada ou em dermocosméticos. Na primeira opção, ela pode ser aplicada diretamente sobre a espinha inflamada, visando a melhoria na aparência do rosto. Já a segunda é uma ótima alternativa para incrementar produtos como sabonetes, loções e tônicos.

Outra vantagem é que sua ação antibacteriana auxilia na limpeza profunda dos poros, reduzindo seu tamanho. Assim, é possível amenizar a aparência inchada que o excesso de oleosidade, a higienização inadequada ou até mesmo fatores genéticos causam à pele.

O uso de melaleuca é seguro? 

Depois de descobrir o que é melaleuca e para que serve, a pergunta que fica é: ela é segura? A resposta é sim! Porém, é importante ressaltar que quando utilizada excessivamente, em sua forma 100% pura, ela pode causar irritações em peles mais sensíveis.

Para evitar situações como essa, o recomendado é utilizar o ingrediente de forma diluída ou com baixa concentração em produtos dermocosméticos. Afinal, eles são pensados para oferecer cuidados adequados à derme.

Caso você opte por essa opção, é importante verificar a fórmula que os seus produtos para cuidados com a pele possuem. Afinal, dependendo de sua origem e de como ele é manipulado, a qualidade pode variar. Portanto, conheça os ativos de cada item e como é feita a sua composição.

Além disso, consultar um dermatologista é sempre a melhor opção quando o assunto é bem-estar. Isso porque o profissional vai fazer uma avaliação minuciosa sobre quais são os cuidados ideais, indicando os produtos mais adequados para cada caso.

Como adicionar a melaleuca em sua rotina?

Uma boa forma de adicionar esse composto na sua rotina é apostando na Coleção Tea Tree da Biossance. Composta por dois produtos, ela traz opções que equilibram o excesso de oleosidade, reduzem a acne e amenizam a aparência de poros dilatados.

Para manter a higienização da pele, uma boa dica é o Gel de Limpeza Tea Tree com Esqualano, um produto refrescante que limpa profundamente os poros. Produzido com óleo de tea tree em padrão ISO, ele remove a maquiagem leve, enquanto deixa a pele com uma aparência saudável e purificada.

Se você já tem um produto para limpeza e quer complementar com uma opção não tóxica, o Óleo Facial Equilibrante Tea Tree com Esqualano é ideal. Perfeito para peles mistas e oleosas, ele acalma a aparência da acne sem desidratar o rosto, proporcionando uma pele mais equilibrada, livre de excesso de oleosidade.

Veja as oportunidades de produtos da Biossance!

Gostou de saber um pouco mais sobre a melaleuca e quer incluir esse composto na sua rotina de cuidados? Confira os produtos clean beauty da Biossance. Por aqui, você encontra opções cruelty-free, veganas, livre de parabenos e PEG (polietileno glicol), para manter sua beleza limpa e saudável. Aproveite!

Ivy Sanches


Ivy Sanches
Ivy Sanches

Autor

Publicitária, aspirante a jornalista e escritora de coração, sou apaixonada pelo mundo da beleza desde que o gloss roll on era o must have da temporada - tinha todas as cores e sabores, pode confiar em mim! Minhas experiências profissionais dentro do universo da beauté aconteceram ao lado de grandes editoras de beleza, organizando eventos e experiências em torno do assunto por todo o país e aprendendo cada dia mais. Agora, como parte da marca pioneira em clean beauty no Brasil, quero dividir com vocês todo o conhecimento que adquirir nessa jornada e ajudar a construir um mundo melhor, um texto por vez.



Ver artigo completo

Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza
Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza

por Ivy Sanches 25 setembro, 2020

Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar
Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar

por Ivy Sanches 24 setembro, 2020

Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia
Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia

por Ivy Sanches 22 setembro, 2020

×