Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Mudança de hábitos: por que é tão difícil?

11 novembro, 2021

Mudança de hábitos: por que é tão difícil?

Quando decidimos ter uma mudança de hábitos, os desafios costumam sempre ser mais difíceis do que previmos. Para quebrar a rotina, é preciso muito mais que força de vontade. 

Quando os hábitos envolvem substâncias que viciam, como comer doce após cada refeição ou diminuir o consumo de álcool, a ajuda de amigos e até de profissionais da saúde pode ser importante para mudá-los. 

Já se o que você procura é uma mudança de atitude, como aumentar a quantidade de hábitos sustentáveis na sua rotina, a mudança pode vir de maneira mais fácil e rápida. 

Para ajudar nessa caminhada de mudança de hábitos, a Biossance preparou um conteúdo com dicas incríveis para você entender qual é a melhor forma de mudar sua rotina. Vamos lá? 

Por que é tão difícil mudar um hábito?

Segundo um estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, os hábitos são responsáveis por 40% da nossa rotina. Portanto, quase metade das nossas atitudes diárias são feitas em piloto automático. 

Assim, quando decidimos mudar algo, é preciso reprogramar o cérebro. A teoria mais conhecida é a de 21 dias para realizar uma mudança de hábitos, mas estudos mais recentes apontam que esse tempo varia de pessoa para pessoa – e de hábito para hábito. Por exemplo, largar o cigarro é muito mais difícil que mudar o horário de dormir.

É importante lembrar que isso depende do ambiente em que estamos. Identificar gatilhos que levam a determinada atitude é essencial para mudar a rotina. Por isso, é importante planejar a troca dos maus hábitos por hábitos mais saudáveis. Se costuma ingerir álcool após um dia estressante de trabalho, você pode substituir a bebida por uma caminhada ou até mesmo alguma comida gostosa e saudável. 

Agora que você já sabe como mudar um hábito, é importante focar em algumas alterações essenciais para tornar a rotina mais leve. Porém, lembre-se: qualquer mudança exige tempo e paciência, então é comum haver alguma falha no planejamento!

1. Como mudar a alimentação

É cada vez maior o número de pessoas que optam por diminuir o consumo de carne ou até adotar o vegetarianismo e o veganismo. Criar uma rotina com hábitos alimentares saudáveis promove saúde e disposição para alcançar outros objetivos. 

Contudo, é necessário dar um passo de cada vez. Em vez de tirar a carne do cardápio repentinamente, experimente adicionar alguns dias sem proteína animal na sua rotina. 

O açúcar é outro vilão da alimentação saudável e também não deve ser cortado de uma vez. As chances de uma recaída são maiores quando você fica dias seguidos sem comer um docinho. 

mudança de habitos

Procurar substitutos é a chave para uma mudança de hábitos alimentares bem-sucedida. Contar com a avaliação de um nutricionista pode ser importante para ter apoio nos momentos mais difíceis. 

2. Como criar hábitos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente nos leva a buscar uma vida mais sustentável. Então, como mudar hábitos de anos de consumo não consciente? A resposta é buscar informações. 

Comece pesquisando sobre as atitudes sustentáveis que cabem na sua rotina atual. Separar o lixo para reciclagem e substituir alguns produtos descartáveis por outros reutilizáveis são hábitos simples que trazem um grande impacto para o meio ambiente. 

Priorizar cosméticos veganos também é um passo importante na busca de hábitos mais sustentáveis. Os produtos Biossance são veganos, cruelty-free, livre de fragrâncias e de mais de 2000 ingredientes tóxicos. Com eles, sua pele fica saudável sem prejudicar o meio ambiente. 

Siga influenciadores e profissionais que falam sobre vida sustentável para aprender novas dicas e se aprofundar aos poucos no assunto. Com o tempo, você vai sentir mais segurança para substituir maus hábitos. 

3. Como criar uma rotina de exercícios

Tornar a prática de exercícios físicos uma rotina é um desafio para a maioria das pessoas. Separar um tempo do nosso dia a dia corrido para se movimentar pode parecer uma tarefa impossível, mas não é! 

O primeiro passo é encontrar uma prática que você gosta de fazer. Não adianta ir para a academia se você odeia musculação, por exemplo. Se você gosta de dançar, dance! Se prefere caminhar, invista em um bom tênis e se jogue! 

Após decidir o que quer praticar, chega a hora de adicionar os exercícios na sua rotina. Criar hábitos saudáveis não precisa ser um bicho de sete cabeças. Comece se exercitando um dia na semana e adicione mais dias conforme for se acostumando. 

Para conquistar mais saúde, você não precisa praticar yoga ao nascer do sol. Respeite seus limites e lembre-se de que hábitos de vida saudáveis devem se ajustar a você e não o contrário!

A Biossance acredita na mudança de hábitos para melhorar o mundo!

A Biossance acredita na beleza limpa, por isso o processo de elaboração dos nossos produtos é sustentável do início ao fim do seu ciclo. As fórmulas são livres de mais de 2000 ingredientes tóxicos e nossas embalagens são completamente recicláveis. Visite nosso site para conhecer a nossa história.

×