Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Não comedogênico: entenda o que é esse tipo de produto

16 setembro, 2021

Não comedogênico: entenda o que é esse tipo de produto

Você já ouviu falar em produto não comedogênico? Apesar de o nome ser um pouco diferente, pode fazer parte da sua rotina skincare sem você saber. Ele é indicado, principalmente, para quem tem a pele mais oleosa.

Agora, você poderá entender o porquê dessa indicação e como isso funciona. O blog da Biossance oferece todas as informações para você ficar informado a respeito das novas tendências e o que há de novo no mundo dos cosméticos. Acompanhe!

O que é não comedogênico?

Então, ao pensar sobre o que é não comedogênico, tenha em mente os produtos feitos para não obstruir os poros da pele, nem causar mais cravos e espinhas, resultantes do entupimento desses pequenos buraquinhos. 

Isso serve para óleo, loção, maquiagem e hidratante não comedogênico. Esses produtos são mais indicados para quem tem a pele oleosa, com tendência à obstrução ainda maior dos poros.

O que significa ‘comedogênico’?

O nome “comedogênico” vem de “comedões”, como os cravos no rosto se chamam verdadeiramente. Para entender como os produtos não comedogênicos atuam, é importante saber que os pontinhos pretos no rosto são formados pela obstrução dos poros. 

Como saber se um produto é não comedogênico?

Além de ler muito bem o rótulo para saber se um produto é não comedogênico, existe um índice classificatório. Vamos apresentá-lo abaixo para você entender como os itens podem ou não entupir os poros.

Índice comedogênico

O índice para medir se um produto é comedogênico ou não, ou seja, se ele é capaz de entupir os poros, funciona da seguinte forma:


0 — não obstrui os poros de forma nenhuma;

1 — probabilidade muito baixa de obstrução dos poros;

2 — probabilidade moderadamente baixa de obstrução dos poros;

3 — probabilidade moderada de obstrução dos poros;

4 — probabilidade moderada a alta de obstrução dos poros;

5 — alta probabilidade de obstrução dos poros.


Para um produto ser considerado não comedogênico, ele precisa se classificar nesse índice de zero a dois. Assim, as chances de entupimento dos poros e aparecimento de comedões é mínima. 

Apenas os produtos não comedogênicos resolvem o problema?

É fato que, se você usar produtos não comedogênicos, a chance de ter cravos e espinhas é reduzida. No entanto, eles não fazem milagres sozinhos, não! 

Por isso, é fundamental buscar a ajuda de um especialista para tratar o aparecimento de acne ou a pele oleosa, até porque isso pode ter outra causa que precisa ser investigada. Após a consulta com o dermatologista, a rotina de cuidados com a pele precisa ser consistente e diária.

não comedogênico

Além disso, pode ser que o produto escolhido não se dê bem com a sua pele e cause o efeito reverso: a formação de mais cravos e espinhas. Se isso acontecer, é hora de interromper o uso e procurar outros itens que sejam melhores para você.

“O ideal para qualquer tipo de pele é não usar produtos comedogênicos, afinal, ninguém quer ter cravinhos no rosto. Porém, cada tipo de pele tem uma necessidade de produto”, explica Ana Lia Vandoni, gerente de Educação Global da Biossance.


Ademais, cada tipo de pele pode usar um índice de comedogênico no dia a dia, sempre com orientação de um profissional. Vamos entender como aproveitar a escala de zero a cinco para as peles secas a oleosas.

Pele seca

Quem tem a pele seca sabe que a hidratação é fundamental no dia a dia. Além disso, é preciso tomar muito cuidado para os produtos utilizados não agredirem o rosto. 

“A pele seca costuma sentir a sensação de repuxamento e desconforto pela falta de hidratação. O ideal é buscar produtos mais densos e cremosos para manter a proteção natural da pele”, orienta a gerente.

Pele normal

Aqui, é preciso usar produtos que mantenham a oleosidade natural da pele e não a reponham em excesso. Isso porque quem tem a pele normal não sofre com o brilho excessivo ou as rachaduras. A hidratação pode ser moderada para manter o equilíbrio.

Pele mista

Neste tipo de pele, existem regiões mais oleosas e outras mais confortáveis, o ideal é usar produtos mais leves(em gel) nas zonas mais oleosas e produtos mais hidratantes nas regiões mais confortáveis.

Pele oleosa

A pele oleosa é a grande rainha de maquiagem, hidratante, óleo não comedogênico, etc. Com certeza, esse tipo pode usar ainda mais produtos que não obstruem os poros para evitar o aparecimento dos comedões. Isso porque a tendência é muito alta nesse caso.

“Este tipo de pele, tem a sensação de oleosidade e a aparência brilhante no rosto todo, a opção aqui é sempre produtos em gel. Com as moléculas menores, esse tipo de produto ajuda a equilibrar a pele, diminuindo o excesso de aspecto oleoso”, diz Ana Lia.

Acompanhe mais dicas e informações da Biossance!

A Biossance está preparada para ajudar você com sua rotina de limpeza. Nossas dicas podem fazer você entender mais sobre diversos assuntos, como os não comedões, a sustentabilidade e os cosméticos. Além disso, nosso catálogo tem produtos para todos os tipos de pele, afinal, todas são especiais!




×