Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

O que é foliculite: saiba mais sobre essa inflamação

04 março, 2022

O que é foliculite: saiba mais sobre essa inflamação

As bolinhas vermelhas no corpo são um problema muito comum para várias pessoas, mas pouca gente sabe por que elas aparecem na pele. Por isso, a Biossance preparou a publicação de hoje! Vamos explicar o que é foliculite e como tratar essa inflamação que quase sempre se confunde com a acne. 

Ela está ligada aos folículos pilosos, podendo gerar marcas em diferentes locais do corpo. Para entender mais sobre esse assunto, acompanhe nosso conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber a respeito dessa doença. Confira!

Causas do aparecimento de foliculite

Não sabe o que é foliculite? Vamos explicar! Essa doença de pele acontece por causa de folículos inflamados. Para quem não sabe, esse é o nome atribuído às partes do corpo onde os pelos nascem e crescem. 

Essa inflamação se deve à ação de microrganismos, como fungos, vírus ou bactérias. Geralmente, ela aparece após uma interferência feita na pele, o que ocasiona a liberação de glândulas sebáceas, e se manifesta em borbulhas vermelhas ou purulentas.

Contudo, outros fatores também podem contribuir para o aparecimento dessa doença. Em geral, pessoas que usam lâminas, vestem roupas apertadas ou já enfrentam outras irritações na pele têm mais facilidade para desenvolver a foliculite.     

Principais tipos de foliculite

Ela pode ser distribuída em dois grupos distintos, conforme a gravidade dos sintomas. Na categoria superficial, estão as lesões que atingem apenas a parte superior do folículo. Já a foliculite profunda é a complicação mais grave, que chega a prejudicar o filamento por completo.

Cada um desses agrupamentos terá características específicas. Saber identificá-las é essencial na hora de encontrar o tratamento certo! Por isso, trouxemos os detalhes sobre os tipos de foliculite mais recorrentes para você aprender a reconhecê-los. 

Estafilocócica

A bactéria Staphylococcus aureus é a responsável por gerar a foliculite estafilocócica. Esse microrganismo costuma penetrar o corpo por meio de uma lesão aberta. Desse modo, ele age no organismo, gerando nódulos que provocam coceira e dor.     

Gram-negativa

Em geral, o que causa a foliculite gram-negativa é o uso constante de antibióticos para o tratamento da acne. Como eles enfraquecem a flora bacteriana da pele do rosto, ela fica propensa à ação de microrganismos. 

Pseudofoliculite da barba 

Os pelos encravados geram um tipo de foliculite conhecido como pseudofoliculite da barba. Os homens são os mais atingidos por essa doença, mas isso não quer dizer que as mulheres também não sofram com essa patologia. É comum que o público feminino tenha essa reação na virilha ou na axila após se depilar com cera quente. 

Por pseudomonas 

As piscinas aquecidas e hidromassagens são ambientes propícios para provocar a foliculite por pseudomonas. Isso porque este grupo de bactérias, responsável por essa patologia, propaga-se muito bem na umidade. Como reação, ele desencadeia lesões de pus na pele e muita coceira.        

Sicose da barba

Esse tipo de foliculite também é provocado pela bactéria Staphylococcus aureus, mas apenas nos homens, aparecendo especialmente após se barbearem. Por causa dessa doença, surgem manchas na pele que se espalham por áreas como queixo, mandíbula e lábio superior.    

Furúnculos e carbúnculos

Um furúnculo aparece quando um folículo piloso sofre uma lesão profunda na estrutura. Desse modo, ele inflama e gera nódulos bem avermelhados e doloridos na região. Se isso ocorrer com um conjunto de folículos, chamamos de carbúnculo. 

Sintomas da foliculite 

Mesmo que as pessoas não saibam ao certo o que é foliculite, a maioria delas já se deparou com os sintomas dessa doença. Independentemente do tipo, quase sempre ela se manifesta por bolinhas vermelhas, com ou sem prurido, bem parecidas com a acne. 

homem com foliculite.

Entretanto, os sintomas da foliculite costumam trazer muita dor, ardência e irritação junto às borbulhas. Eles podem aparecer em qualquer área do corpo com a presença de pelos, mas rosto, virilha e pernas costumam ser as regiões mais atingidas por essa doença.  

Tratamentos usados para a foliculite 

O tratamento para foliculite depende muito do tipo da doença. Na maioria das vezes, apenas o exame clínico e a observação médica já são suficientes para o diagnóstico. Nesse momento, também é importante identificar se a causa da patologia é uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.   

Em caso de sintomas mais intensos, o especialista ainda pode pedir a extração de uma amostra das borbulhas. Assim, ele pode avaliar as causas que levaram ao quadro inflamatório com maior profundidade. 

De modo geral, os tratamentos mais recomendados para cuidar da foliculite são as pomadas e as medicações reguladas. Porém, essa escolha também vai depender da região onde os sintomas estão localizados. 

Em caso do aparecimento de sintomas da foliculite, entre em contato com um médico especialista. Somente ele é capaz de identificar as causas da doença e indicar o tratamento mais eficaz para cada situação.    

Formas de prevenção contra a foliculite 

No dia a dia, você também pode incluir certos cuidados na sua rotina para evitar que a foliculite apareça. A boa notícia é que essas práticas são bem simples e não vão exigir tanto de você! 

Por exemplo, ao  esfoliar a pele, é importante não exagerar na fricção. O ideal é manter esse ritual apenas por duas ou três vezes na semana. Isso já é suficiente para remover células mortas e as demais impurezas. 

Manter a pele hidratada também é essencial para se prevenir contra a foliculite. Quanto mais seca a superfície está, mais oleosidade ela gera, provocando bolinhas vermelhas. Usar óleos e hidratantes com frequência pode evitar esse problema e ainda gerar uma barreira de proteção ao corpo.   

Proteja sua pele com Biossance! 

Após esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é foliculite, chegou a hora de colocar os aprendizados em prática! Na Biossance, existem kits prontos para peles com diferentes aspectos. Entre no site e conheça as opções! Sem dúvida, você vai encontrar o modelo certo para deixar seu skincare ainda mais completo!



×