Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

O que são produtos biodegradáveis? Descubra aqui!

21 fevereiro, 2022

O que são produtos biodegradáveis? Descubra aqui!

Sabemos que, cada vez mais, é necessário pensar em novas atitudes para mudar o futuro do planeta, pois os impactos da ação humana já têm gerado vários prejuízos à Terra. Nessa busca pela sustentabilidade, vale a pena investir seu tempo e conhecer os produtos biodegradáveis. Nunca ouviu falar sobre eles?

Então, essa é a sua oportunidade de aprender mais! Na publicação de hoje, a Biossance vai trazer tudo que você precisa saber sobre essas alternativas sustentáveis. Elas chegaram para revolucionar o mercado e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre o que são os produtos biodegradáveis. Assim, você não vai ter mais dúvidas sobre como é importante incluir essa opção na sua rotina. O planeta Terra agradece!       

O que define um produto biodegradável? 

Por definição, os produtos biodegradáveis são todos aqueles fabricados com materiais rapidamente decompostos no meio ambiente. Assim, como são completamente absorvidos pela natureza, eles não deixam resíduos e geram menos impactos ambientais. 

Outro ponto importante em relação aos biodegradáveis é a composição. A maior parte desses itens são fabricados a partir de matérias-primas biológicas, vindas de ingredientes naturais, como a cana-de-açúcar, a soja ou o arroz. 

Por isso, eles são um contraponto aos produtos convencionais, que normalmente são sintéticos. O uso elevado desse tipo de matéria-prima afeta o equilíbrio do ecossistema, gerando impactos negativos no solo, no ar e até na vida nos oceanos.             

Por que é importante priorizar os produtos biodegradáveis?

A ação intensa do ser humano na natureza desequilibrou a vida no planeta, trazendo consequências como as alterações climáticas e o avanço da poluição. Nesse contexto, os produtos biodegradáveis surgem como uma alternativa para minimizar esses prejuízos e preservar o meio ambiente. 

Com eles, é possível adotar um estilo de vida mais sustentável, tendo os mesmos itens que você já utiliza no dia a dia, mas produzindo bem menos resíduos. O melhor de tudo é que, além de cuidar da natureza, os biodegradáveis são benéficos à saúde humana. 

Óleo 100% Esqualano da Biossance.

Eles são fabricados principalmente com ingredientes naturais, reduzindo a chance de provocarem alergia ou intoxicação. Dessa maneira, fica evidente que há muitas vantagens em usar os produtos biodegradáveis na sua rotina!          

Como os produtos biodegradáveis impactam na natureza?

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2021, a geração de lixo no país aumentou consideravelmente nos últimos anos. Segundo o estudo, a produção atual chega a 82 milhões de toneladas descartadas por ano. Portanto, cada brasileiro gera, em média, 1,07 kg de resíduos por dia. 

Para mudar esse cenário, é necessária a adoção de medidas de sustentabilidade para frear o consumo desordenado de materiais, principalmente daqueles que demoram para se decompor e se acumulam na natureza. 

Apesar de não solucionar a situação completamente, como os produtos biodegradáveis são menos perigosos para o meio ambiente, eles são uma boa opção para reverter esses impactos negativos. 

Nessa proposta, a substituição da matéria-prima sintética por biológica traria inúmeros benefícios para o planeta. Isso inclui a preservação dos recursos hídricos, a limpeza dos oceanos e a diminuição das emissões de carbono na atmosfera.        

Como incluir os produtos biodegradáveis na sua rotina? 

Após descobrir as propriedades dos produtos biodegradáveis, você deve ter ficado curioso para incluí-los no seu cotidiano. Saiba que as possibilidades são inúmeras e englobam diferentes áreas da sua vida, desde os cuidados pessoais até a forma como você carrega as compras no mercado. 

Para começar as substituições, vale a pena procurar por itens como ecobags, escovas de bambu, canudos sustentáveis, coletores menstruais e cosméticos à base de ingredientes naturais. Todos esses tipos de produtos biodegradáveis são bem populares, e você consegue achá-los sem dificuldade por aí.   

Não caia na história de que esses itens são menos eficientes que os convencionais. Pelo contrário, como são mais concentrados na fórmula, os biodegradáveis costumam render bastante. Assim, você não precisa renovar o estoque várias vezes no mês e ainda pode economizar no orçamento.   

Como verificar se um produto é realmente biodegradável?  

Na hora de comprar, você já  ficou em dúvida sobre uma mercadoria ser realmente natural? Saiba que é muito simples identificar os exemplos de produtos biodegradáveis nas prateleiras! 

Basta conferir o rótulo da embalagem e observar os ingredientes da fórmula. No caso dos cosméticos, essa lista geralmente inclui elementos derivados de matérias-primas como a cana-de-açúcar, extratos de plantas e outras soluções naturais.      

Além disso, os biodegradáveis costumam ter selos ambientais na embalagem, como o “cruelty-free” ou o “EWG”. Respectivamente, o primeiro indica mercadorias não testadas em animais, enquanto o segundo serve para mostrar os itens sem produtos químicos tóxicos na composição. Fique atento a esses sinais!  

Conheça os produtos de beleza limpa da Biossance! 

A sustentabilidade também pode fazer parte da sua rotina de beleza! Na Biossance, todos os produtos são clean beauty, contendo o esqualano em todos os produtos e fórmulas. Dessa maneira, você pode deixar sua pele ainda mais bonita e ajudar na conservação  do planeta. Interessante, não é? Entre no site e confira!

×