Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Para que serve vitamina E e quando tomá-la?

03 fevereiro, 2022

Para que serve vitamina E e quando tomá-la?

É de conhecimento geral que as vitaminas são compostos químicos orgânicos fundamentais para a saúde do ser humano. Porém, a verdade é que as pessoas têm conhecimentos pouco aprofundados sobre os nutrientes. Afinal, você sabe para que serve vitamina E?

A vitamina E pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e, inclusive, melhorar a sua pele e os seus cabelos. Quer saber mais sobre esse composto e como adicioná-lo no seu dia a dia? Continue lendo este texto, vamos contar tudo!

O que é vitamina E?

Cientificamente conhecida como tocoferol, a vitamina E é um nutriente lipossolúvel, apresentando um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos de espécies reativas de oxigênio.

Como o corpo humano não sintetiza a vitamina E, é necessário ingerir o nutriente por meio de alimentação ou suplementação. Por sorte, existem diversos alimentos com vitamina E, o que veremos mais adiante.

Para que serve vitamina E?

Você já deve saber que a vitamina E é fundamental para o corpo humano, mas para que serve vitamina E? Como ela age no organismo e como ela ajuda a proteger o nosso corpo?

A principal função do composto é a antioxidação, que auxilia a proteger o organismo dos efeitos de radicais livres (responsáveis por danificar as células). Com essa função antioxidante, a vitamina E protege a membrana das células.

Além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a vitamina E ajuda na modulação da aterosclerose. Em outras palavras, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como o infarto.

Benefícios da vitamina E

Está claro que um dos benefícios da vitamina E é proteger o organismo por meio da ação antioxidante. Porém, será que esse componente também pode trazer outros pontos positivos? A resposta é sim! Eles são:

Cabelo

Em conjunto com outros nutrientes, como o selênio, a vitamina E pode ajudar na reparação e na reconstrução dos tecidos, o que ajuda a fortalecer não só o cabelo, como também as unhas.

Inclusive, o nutriente auxilia na integridade das fibras, já que melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e, consequentemente, faz os fios crescerem mais saudáveis e brilhantes.

Pele 

Além do cabelo, há benefícios da vitamina E para a pele, como: redução de rugas e linhas de expressão por meio do efeito antioxidante que atua prevenindo o envelhecimento precoce de células da pele.

Aliás, ter o nutriente balanceado no organismo pode ajudar a melhorar a cicatrização e até mesmo algumas condições de pele, como a dermatite atópica.

mulher com pele linda.

Melhora o sistema imune

Além de ter um cabelo mais sedoso e brilhante com uma pele mais macia, a vitamina E pode ajudar você a melhorar o sistema imune. Isso porque o nutriente combate os radicais livres que prejudicam a resposta normal do organismo.

Já outros estudos apontam que o consumo adequado do nutriente aumenta a resistência a infecções, como o vírus da influenza. Contudo, é claro, lembre-se de sempre utilizar a máscara de proteção ao sair de casa e de manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação.

Previne doenças neurológicas

Já foi apontado em pesquisas e estudos que a falta de vitamina E está relacionada com alterações no sistema nervoso central. Por isso, a vitamina pode ser incluída em suplementos para prevenir ou tratar doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer.

Então, para que serve vitamina E se não para proteger o nosso corpo? Quando falamos do Alzheimer, já foi comprovado que a vitamina E pode influenciar os processos neurodegenerativos que estão associados com a doença.

Basicamente, a vitamina E é um componente fundamental para a proteção do seu organismo, mas também pode trazer diversos benefícios para a sua saúde e para a sua beleza!

Alimentos ricos em vitamina E

Com tantos benefícios que esse nutriente pode trazer, é importante também saber a lista completa de fonte de vitamina E. Por ser um composto lipossolúvel, ela está presente em óleos e gorduras, como:

  • espinafre, agrião, couve, rúcula e outros vegetais verde-escuros;
  • sementes oleaginosas;
  • óleos vegetais;
  • gérmen de trigo;

Quando tomar a vitamina E?

Não se engane, a vitamina E pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, mas não é por isso que você deve ingerir o nutriente em grandes quantidades. O consumo de qualquer alimento deve ocorrer de maneira moderada.

Dessa forma, a suplementação da vitamina E deve acontecer apenas por orientação médica. Então, antes de comprar vários alimentos ricos no nutriente, consulte um profissional da saúde.

Produtos Biossance com vitamina E

É claro que não faltaria produto com vitamina E na nossa loja online, não é? Acesse o nosso site para encontrar diversos produtos cheios de nutrientes e ácidos para hidratar e cuidar do seu corpo.

Nossa recomendação do dia é o óleo iluminador corporal com vitamina E. Com um toque radiante de um verdadeiro “banho de sol”, ele oferece hidratação leve para todo o corpo. O melhor de tudo é que, na compra dele, você ganha frete grátis em nosso site!

Além do óleo iluminador, temos vários produtos incríveis com vitaminas na composição para ajudar a deixar a sua pele lisa e macia. Em nosso site, você pode encontrar óleo facial, sérum e muitos outros produtos assim. Então, não deixe para depois e vá conferir a nossa loja online.

Continue navegando pelo blog da Biossance

Se você gostou de saber para que serve vitamina E e quer descobrir conteúdos tão ricos e informativos como esse, não se esqueça de conferir o nosso blog. Aqui, você encontra dicas de cuidados com a pele e informações importantes sobre a saúde do seu corpo.



×