Conforme os anos vão passando, nossa pele passa a acumular marcas do tempo. Assim, ela vai mudando e se torna uma pele madura, que precisa de alguns cuidados especiais de forma a manter um aspecto saudável e uma aparência incrível.
Então, quais cuidados são esses e como saber quando iniciá-los? Para sanar essa e outras dúvidas que você possa ter, o blog da Biossance preparou um conteúdo completo, cheio de dicas e informações importantes. É só continuar a leitura!
Não existe uma regra certa ou uma fórmula mágica que dita a partir de que idade a pele é considerada madura. Porém, devemos procurar alguns sinais para entender quais tipos de cuidados cutâneos podemos adicionar à rotina.
É o sinal mais conhecido e, por vezes, mais temido, pois afeta a aparência da pele como um todo. As rugas começam a aparecer já aos 25 anos, quando nosso corpo para de produzir esqualano e diminui a produção de uma proteína muito importante: o colágeno.
“A perda da produção de esqualano diminui a hidratação natural da pele, reduz a capacidade de reter a umidade e reduz a velocidade da renovação celular”, explica Ana Lia Vandoni, Gerente de Educação Global da Biossance.
“Com isso, as linhas e rugas superficiais por desidratação começam a aparecer, junto com a textura da pele, que muda e vai perdendo o seu viço natural”, continua.
Conforme vamos ficando mais velhos, a produção natural de colágeno diminui, o que facilita cada vez mais o aparecimento de rugas. Outros fatores, como flexão constante dos músculos e radicais livres, são os principais agravantes dessas marcas.
Esse sinal de pele madura aparece lentamente e é mais visível em áreas que ficam bastante expostas ao sol, como colo, rosto, mãos e ombros. Também conhecido como lentigo solar, é mais comum em fototipos mais claros, mas aparece em todos os tipos de pele.
São pequenas manchinhas que se espalham por essas áreas, normalmente em tons de castanho, podendo chegar a alguns centímetros de diâmetro. “Elas não indicam nenhuma doença ou exigem uma preocupação excessiva, a menos que se detecte algum tipo de melanoma”, adiciona Ana Lia.
Além do colágeno, existe outra substância que nosso corpo vai deixando de produzir com o passar do tempo: a elastina. “Ela está diretamente relacionada à capacidade da pele esticar e contrair novamente, a elasticidade”, explica Ana Lia.
Conforme a produção da proteína diminui, nossa pele vai perdendo a elasticidade e, por consequência disso, a flacidez aumenta. Por isso, esse é um sinal clássico do que é a pele madura.
Depois de aprender a ler os sinais da sua pele com mais clareza, é natural se perguntar quais cuidados com a pele madura são essenciais. De fato, a única maneira de conhecer a rotina ideal é ter ajuda de um dermatologista, especialmente nesse período.
Existem produtos especializados que você pode adicionar à rotina, como um sérum uniformizador que ajude você a diminuir as manchas solares, por exemplo. No entanto, nessa fase, a pele se torna cada vez mais sensível, pois as substâncias essenciais para a viçosidade ficam mais escassas.
Dessa maneira, é mais indicado prevenir o envelhecimento da pele e investir em bons cuidados diários. Com a ajuda de um profissional, você pode encontrar os produtos corretos. Os itens fundamentais são:
O fato de a pele estar envelhecida não necessariamente significa um problema a ser evitado. No entanto, se você sente que um dos sinais de pele madura está aparecendo e isso incomoda, existem formas de retardar esse processo.
A melhor maneira é manter uma rotina de cuidados com a pele consistente e pensada para você. Isso porque existem fatores internos e externos que podem acelerar o aparecimento das marcas do tempo em nosso corpo.
Portanto, procure um profissional que faça os devidos exames e entenda o seu modo de viver. Assim, ele pode indicar a melhor maneira de prosseguir com os cuidados.
Alguns passos do skincare são fundamentais: a limpeza, a hidratação e a proteção solar são peças-chave que não podem faltar no dia a dia. Unidas, elas agem contra a maioria dos fatores aceleradores do envelhecimento cutâneo, portanto devem estar presentes em toda rotina.