Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Pele madura: como manter a saúde e o viço com o passar dos anos

30 setembro, 2021

Pele madura: como manter a saúde e o viço com o passar dos anos

Conforme os anos vão passando, nossa pele passa a acumular marcas do tempo. Assim, ela vai mudando e se torna uma pele madura, que precisa de alguns cuidados especiais de forma a manter um aspecto saudável e uma aparência incrível.

Então, quais cuidados são esses e como saber quando iniciá-los? Para sanar essa e outras dúvidas que você possa ter, o blog da Biossance preparou um conteúdo completo, cheio de dicas e informações importantes. É só continuar a leitura!

Como entender os sinais de envelhecimento da minha pele

Não existe uma regra certa ou uma fórmula mágica que dita a partir de que idade a pele é considerada madura. Porém, devemos procurar alguns sinais para entender quais tipos de cuidados cutâneos podemos adicionar à rotina.

Rugas

É o sinal mais conhecido e, por vezes, mais temido, pois afeta a aparência da pele como um todo. As rugas começam a aparecer já aos 25 anos, quando nosso corpo para de produzir esqualano e diminui a produção de uma proteína muito importante: o colágeno.

“A perda da produção de esqualano diminui a hidratação natural da pele, reduz a capacidade de reter a umidade e reduz a velocidade da renovação celular”, explica Ana Lia Vandoni, Gerente de Educação Global da Biossance. 

“Com isso, as linhas e rugas superficiais por desidratação começam a aparecer, junto com a textura da pele, que muda e vai perdendo o seu viço natural”, continua.

Conforme vamos ficando mais velhos, a produção natural de colágeno diminui, o que facilita cada vez mais o aparecimento de rugas. Outros fatores, como flexão constante dos músculos e radicais livres, são os principais agravantes dessas marcas.

Manchas

Esse sinal de pele madura aparece lentamente e é mais visível em áreas que ficam bastante expostas ao sol, como colo, rosto, mãos e ombros. Também conhecido como lentigo solar, é mais comum em fototipos mais claros, mas aparece em todos os tipos de pele.

São pequenas manchinhas que se espalham por essas áreas, normalmente em tons de castanho, podendo chegar a alguns centímetros de diâmetro. “Elas não indicam nenhuma doença ou exigem uma preocupação excessiva, a menos que se detecte algum tipo de melanoma”, adiciona Ana Lia.

Flacidez

Além do colágeno, existe outra substância que nosso corpo vai deixando de produzir com o passar do tempo: a elastina. “Ela está diretamente relacionada à capacidade da pele esticar e contrair novamente, a elasticidade”, explica Ana Lia.

Conforme a produção da proteína diminui, nossa pele vai perdendo a elasticidade e, por consequência disso, a flacidez aumenta. Por isso, esse é um sinal clássico do que é a pele madura.

Cuidados com o envelhecimento da pele

Depois de aprender a ler os sinais da sua pele com mais clareza, é natural se perguntar quais cuidados com a pele madura são essenciais. De fato, a única maneira de conhecer a rotina ideal é ter ajuda de um dermatologista, especialmente nesse período.

Existem produtos especializados que você pode adicionar à rotina, como um sérum uniformizador que ajude você a diminuir as manchas solares, por exemplo. No entanto, nessa fase, a pele se torna cada vez mais sensível, pois as substâncias essenciais para a viçosidade ficam mais escassas.

pele madura

Dessa maneira, é mais indicado prevenir o envelhecimento da pele e investir em bons cuidados diários. Com a ajuda de um profissional, você pode encontrar os produtos corretos. Os itens fundamentais são:

  • limpador facial: a limpeza deve ser profunda, porém suave, pois a pele madura é mais sensível e pode se machucar com tratamentos agressivos;
  • hidratante: um gel ou creme para pele madura deve ter um fator de hidratação extremamente poderoso, já que a pele está mais suscetível ao ressecamento nessa fase;
  • protetor: ter um filtro solar de amplo espectro e com alta proteção é essencial para evitar diversas doenças e o fotoenvelhecimento.

Como retardar o envelhecimento cutâneo

O fato de a pele estar envelhecida não necessariamente significa um problema a ser evitado. No entanto, se você sente que um dos sinais de pele madura está aparecendo e isso incomoda, existem formas de retardar esse processo.

A melhor maneira é manter uma rotina de cuidados com a pele consistente e pensada para você. Isso porque existem fatores internos e externos que podem acelerar o aparecimento das marcas do tempo em nosso corpo.

Portanto, procure um profissional que faça os devidos exames e entenda o seu modo de viver. Assim, ele pode indicar a melhor maneira de prosseguir com os cuidados. 

Alguns passos do skincare são fundamentais: a limpeza, a hidratação e a proteção solar são peças-chave que não podem faltar no dia a dia. Unidas, elas agem contra a maioria dos fatores aceleradores do envelhecimento cutâneo, portanto devem estar presentes em toda rotina. 

Cuide-se durante todas as fases da vida com a Biossance!

Aqui na Biossance, temos produtos que podem acompanhar todos os momentos da sua vida. Conheça nosso catálogo e entenda todos os benefícios que os nossos cuidados podem oferecer!


×